ANUNCIE AQUI!
30/05/2012

Exclusivo: Esefap pode ter sido vendida para Grupo Educacional Uniesp

O grupo de SP mantém cursos através do Fundo de Financiamento Estudantil

Pode ter sido firmado nesta Quarta-feira (30) o contrato de venda da Esefap para o Grupo Uniesp de São Paulo. A União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo – UNIESP administra 51 Faculdades no estado de São Paulo, 3 no estado do Rio de Janeiro, 1 no Estado do Tocantins, 1 no estado da Bahia e 1 no estado de Minas Gerais.

O contrato assinado teria sido registrado em cartório e até a primeira parcela de pagamento do negócio já teria sido feita ao grupo tupãense que administra a Instituição Paulista de Ensino e Cultura fundada em 1970. A diretoria geral da instituição da capital deve tomar posse nesta sexta-feira (1). Até por isso, os funcionários da Esefap devem ser comunicados oficialmente da decisão nesta quinta-feira (31).

A possível venda compreenderia apenas os cursos de educação física, nutrição e enfermagem; mas é possível que futuramente até a estrutura física da Faculdade venha ser negociado também. Um dos diretores da Esefap, Fernando Pimentel, foi contatado pelo blog e negou a venda, porém confirmou que a diretoria esteve em cartório para unificar os terrenos que compreendem a sede da Faculdade.

Segundo as informações, os novos empreendedores pretendem investir, ampliar os cursos e reduzir os custos para os possíveis estudantes da instituição, através de financiamentos do FIES.

O que é o FIES?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

Em 2010 o FIES passou a funcionar em um novo formato. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) passou a ser o Agente Operador do Programa e os juros caíram para 3,4% ao ano. Além disso, passou a ser permitido ao estudante solicitar o financiamento em qualquer período do ano.

Atuação UNIESP

“O Grupo Educacional UNIESP trata tão somente da realização dos processos seletivos das instituições conveniadas e da inserção social, através de projetos de parceria com órgãos governamentais e com a iniciativa privada, objetivando a captação de recursos para auxílio na sustentabilidade financeira das instituições afiliadas”, cita o site do Grupo Educacional.

Além de manter instituições em várias Capitais, no ABC, Litoral e no interior de São Paulo, o Grupo Educacional UNIESP atua em todos os níveis educacionais: Infantil, Fundamental, Médio, Superior e EAD (Ensino a Distância).

No Interior: Araçatuba, Araraquara, Auriflama, Avaré, Bauru, Birigui, Boituva, Campinas, Garça, Guararapes, Hortolândia, Ilha Solteira, Itu, Jacareí, Jaú, Limeira, Marília, Mirandópolis, Mirassol, Mogi Guaçu, Penápolis, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Ribeirão Preto, Rio Claro, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Roque, Sertãozinho, Sorocaba, Sumaré, Taquaritinga, Tupã e Vargem Grande Paulista.

Áreas, Cursos e habilitações

O Grupo Educacional UNIESP atua em todas as áreas de conhecimento: Ciências Exatas, Humanas, Sociais e Biológicas, avaliadas com sucesso pelo ENADE. Oferecemos mais de 40 cursos de graduação com as titulações Bacharelado, Licenciatura e Tecnológico, a saber:

- Bacharelado: Administração, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Design de Moda, Design Gráfico, Direito, Enfermagem, Engenharia de Produção, Farmácia, Fisioterapia, Jornalismo, Nutrição, Publicidade, Secretariado Executivo, Serviço Social, Sistemas de Informação, Teologia e Turismo.

- Licenciatura: Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, História, Letras, Matemática e Pedagogia.

- Tecnológico: Administração de Empresas, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Comércio Exterior, Sistemas para Internet, Gestão Ambienta, Gestão de Produção Industrial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Hotelaria, Logística, Marketing e Redes de Computadores.