ANUNCIE AQUI!
11/09/2015

Tromba d´água avança do rio Paraná e se transforma em tornado ao destruir parte de Panorama

Temporal deixa rastro de estragos em Panorama, atingindo imóveis, veículos e ferindo pessoas

Por: Portal de Olho no Tempo | Meteorologia

Foto: Fernando Montanholi Ribeiro/Publicada no Portal De Olho no Tempo

Foto: Fernando Montanholi Ribeiro/Publicada no Portal De Olho no Tempo

Uma tromba d’água foi avistada por vários moradores de balneários às margens do rio Paraná, por volta das 16h55 desta quinta-feira (10) entre os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo.

O fenômeno, confirmado pela Polícia Militar do município paulista de Panorama, “sugou” grande quantidade de água do rio e tão logo avançou para o solo atingindo parte do perímetro urbano.

De acordo com informações obtidas com as autoridades e moradores, além do Centro, grande parte do bairro Nosso Teto foi destruído em poucos segundos pelo tornado.

Várias casas ficaram destelhadas, algumas completamente destruídas. Muros e postes desabaram, o que comprometeu o fornecimento dos serviços de energia elétrica, telefonia e internet.

Árvores foram derrubadas e em parte do bairro Distrito Industrial, coberturas de zinco de construções foram arremessadas para até 500 metros de distância.

De acordo com a Santa Casa de Misericórdia de Panorama, mais de 20 pessoas foram atendidas com ferimentos por escoriações lançadas pelo tornado, a maioria por vidros ou pedaços de madeira.

O morador Fernando Montanholi filmou com nitidez a passagem do funil de ventos, que inclusive destruiu sua casa. Veja aqui.

A imagem de refletividade do radar meteorológico operado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) mostrou duas possíveis células de tempestade severa sobre a área, uma mais intensa ainda sobre o município sul-mato-grossense de Brasilândia e outra avançando sobre o rio Paraná, antes de atingir Panorama.

Fonte: Portal De Olho No Tempo

Fotos

Imagem do radar meteorológico mostrou duas células de tempestade sobre a área (Reprodução/Cemaden/Decea/Redemet/NOAA via Lucas Moura).Foto: Fernando Montanholi Ribeiro/Publicada no Portal De Olho no TempoFoto: Fernando Montanholi Ribeiro/Publicada no Portal De Olho no TempoFoto: Fernando Montanholi Ribeiro/Publicada no Portal De Olho no TempoFoto: Fernando Montanholi Ribeiro/Publicada no Portal De Olho no TempoFoto: Fernando Montanholi Ribeiro/Publicada no Portal De Olho no TempoFoto: Fernando Montanholi Ribeiro/Publicada no Portal De Olho no TempoFoto: Fernando Montanholi Ribeiro/Publicada no Portal De Olho no TempoTromba d´água avança do rio Paraná e se transforma em tornado ao destruir parte de PanoramaTromba d´água avança do rio Paraná e se transforma em tornado ao destruir parte de PanoramaTromba d´água avança do rio Paraná e se transforma em tornado ao destruir parte de PanoramaTromba d´água avança do rio Paraná e se transforma em tornado ao destruir parte de PanoramaTromba d´água avança do rio Paraná e se transforma em tornado ao destruir parte de PanoramaTromba d´água avança do rio Paraná e se transforma em tornado ao destruir parte de PanoramaTromba d´água avança do rio Paraná e se transforma em tornado ao destruir parte de PanoramaTromba d´água avança do rio Paraná e se transforma em tornado ao destruir parte de Panorama