ANUNCIE AQUI!
10/04/2016

Quintana entra na Justiça contra o Ministério da Saúde para antecipar vacinação contra gripe H1N1

Tupã comenta para a possibilidade de até oito mortes pela Influenza A/H1N1, mas a saúde confirma apenas uma. Já Quintana registra duas mortes, uma delas confirmada. 

Fernando Itapuã

O prefeito de Quintana, Fernando Branco Nunes, “Fernando Itapuã” (PSC) entra na Justiça Federal em Marília nesta segunda-feira (11), contra o Ministério da Saúde solicitando a antecipação da vacinação contra a gripe H1N1, cuja imunização está programada para acontecer somente a partir do dia 30 de abril.

O pedido de liminar que deve ser protocolado nas próximas horas começou ser esboçado pelo Departamento Jurídico ainda na sexta-feira (8), logo após a morte da menina Eduarda Cardoso, 11 anos.

O texto é embasado no comunicado do hospital das Clínicas de Marília feito ao Ministério da Saúde, informando que a criança foi vítima da gripe H1N1.  Caso a Justiça Federal conceda a liminar o assunto pode virar jurisprudência no Brasil, o que significa que outros pedidos semelhantes poderão obter o mesmo resultado. A iniciativa é louvável e deveria partir do governo do Estado.

Segundo os últimos resultados divulgados nesta sábado (9), o Estado de São Paulo registrava mais de 70 mortes e cerca de 540 casos da doença. Tupã por exemplo já conta com quatro mortes, das quais, apenas uma foi confirmada para H1N1.

Itapuã disse que enquanto as clínicas particulares vendem vacinas para aqueles que podem pagar a maioria da população de cidades interioranas morre sem o benefício. “Vacinas estão sendo vendidas a R$ 120 e até R$ 215, quando a responsabilidade é do Ministério da Saúde atender essa necessidade”, observou.

SEGUNDO CASO

H1N1

A confirmação de que Quintana vai protocolar ação cobrando do governo federal agilidade na vacinação contra a gripe H1N1, acontece exatamente quando acontece no município, mais uma morte sob suspeita da doença. O morador identificado apenas pelo prenome de Rodrigo faleceu na zona rural.

Segundo as primeiras informações, ele não chegou a ser medicado e, quando foi encaminhado ao hospital, não resistiu e morreu na madrugada deste domingo (10). No primeiro caso, a vítima Eduarda Cardoso, sentiu-se mal e foi encaminhada para a Santa Casa de Pompeia e, em seguida, para as Clínicas de Marília, mas mesmo recebendo tratamento adequado veio a óbito.

A secretária de Saúde de Quintana, Andréa Pereira informou que todas as medidas cabíveis foram tomadas para minimizar a possibilidades de transmissão. Além dos dois casos que resultaram em mortes, um deles ainda sob investigação, uma terceira pessoa também vitimada pelo gripe recebeu alta e aguarda confirmação laboratorial.

SINTOMAS

Os sintomas da Gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes. No entanto, requer cuidados especiais a pessoa que apresentar febre alta, acima de 38º, 39º, de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia. A vacinação já está disponível em algumas clínicas particulares, que é uma forma eficiente de prevenção, bem como cuidados básicos de higiene para evitar a proliferação do vírus H1N1, principalmente lavar bem as mãos e evitar o contato com secreções das vias aéreas. É indicado que pessoas com gripe sempre protejam as vias aéreas ao tossir, e sempre lavem as mãos depois, pois o vírus é transmitido pelo toque. O uso de álcool gel é recomendado para assepsia das mãos.

REPERCUSSÃO

A decisão tomada pelo prefeito de Quintana, Fernando Itapuã de impetrar na Justiça Federal pedido de liminar para o Ministério da Saúde antecipar imediatamente a vacinação contra o vírus H1N1, foi imediatamente comentada pelas redes sociais. Em alguns minutos a informação atingiu mais de 15 mil pessoas, dezenas de internautas elogiaram a medida, compartilharam e opinaram sobre o tema:

65 compartilhamentos

Graziele Lista Vinicius Camarinha faz igual e entra tbm

Aguida Sampaio Parabéns atitude nobre

Angela Fagionato Parabéns

Aguida Sampaio Parabéns pela atitude

Elizena Pedro da Silva Teria q se liberado pra todas as idades

Suzi Freitas

Rose X Tuca Isso sim é prefeito sempre se preocupando com o povo…parabéns pela atitude q sirva de exemplo pra outros prefeitos….

Ailda Ramos Da Silva Lima Parabéns pela sua atitude

Nádia Kuzuhara Parabéns! Esse sim se preoculpa com a sua cidade.

Tadeu Simoes Aí tem administração séria enquanto q aqui em tupã só por Deus

Fátima Ribeiro Parabéns prefeito VC é um ótimo administrador e mostra q está preocupado com a saúde da população

Silvia Regina

Luciana Dias Cajuca Parabéns prefeito. Faço festa aí e em todos os lugares que vou só elogio a seu respeito.

Avanir Lima Ah! um desse ak em tupã…………………….

Avanir Lima nem vendo gente morrer, ele sai do lugar p/ lutar por seu povo, povo e o elegeu.

Angela Simao

Bete Esten Parabéns prefeito de Quintana . Bela atitude com seu eleitorado. O Sr. Podia vir até aqui em Tupã para ensinar alguma coisa Boa para o nosso prefeito que ele quer mais que nós moradores de Tupã se f…

Cris Oliveira Parabéns prefeito por se preocupar com a população da sua querida cidade! Precisamos de um prefeito desse aqui na cidade tupa, Porque este prefeito daqui não ta com nada!

Fernanda Raposo Q exemplo, isso sim é prefeito, veste a camiseta da cidade para fazer o melhor a população. Parabéns, não é atoa q Quintana esta sendo uma cidade de destaque, na região, isso pq é pequena. Parabéns mais uma vez prefeito

Fernanda Raposo Tupã uma vergonha em relação a saúde, e tdo mais. Venha ser nosso prefeito.

Valdemir Anselmo Adilson Ballardini vai vendo que exemplo de administrador público sensacional, o povo gosta de ações e não de blá, blá, blá..

Isabel Cristina Parabéns….

Lucilia Fabregat Parabéns pela atitude! Que outros prefeitos sigam seu exemplo.

Gheni Lima parabens esse sim um exemplo para muitos um excelente administrador

Marialuisa Clesqui Parabéns prefeito você é o cara!