ANUNCIE AQUI!
28/10/2018

João Doria (PSDB) é eleito o novo governador de São Paulo com 51,7% dos votos

Ex-prefeito supera atual governador, Márcio França (PSB), que teve 48% dos votos válidos na votação deste domingo e renova dinastia tucana no estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

João Doria foi eleito governador de São Paulo. Ex-prefeito da capital paulista, o tucano obteve 10,6 milhões de votos (51,7% dos votos válidos) neste domingo (28) e conseguiu renovar por pelo menos mais quatro anos a dinastia do PSDB, que venceu todas as eleições para o governo paulista desde 1994.

João Doria foi eleito governador ao superar no segundo turno o atual ocupante do Palácio dos Bandeirantes, Márcio França (PSB), que obteve 48,2% da preferência do eleitorado paulista. Brancos e nulos somaram 17,7% na votação deste segundo turno.

Mais de 25,1 milhões de paulistas participaram da votação em todo o estado neste domingo, número que equivale a 76% das mais de 33 milhões de pessoas que fazem de São Paulo o maior colégio eleitoral do País.

Na votação do primeiro turno, no dia 7 deste mês, Doria já havia sido o candidato mais votado dentre os então 12 postulantes ao governo, com 31,7% dos votos válidos (6,4 milhões no total). França chegou ao segundo turno com 21,5% dos votos (4,3 milhões).

Aos 60 anos de idade, Doria é paulistano e chega ao Governo do Estado de São Paulo após passar 15 meses na prefeitura da capital, para a qual foi eleito em primeiro turno em 2016. O novo governador é empresário, jornalista e publicitário, e se tornou nacionalmente conhecido como entrevistador de talk-shows, palestrante e organizador de eventos empresariais.

Os desafios de João Doria, eleito governador de São Paulo

Estado mais populoso do País, São Paulo tem 45,5 milhões de habitantes, conforme estimativa do IBGE. O próximo governante paulista terá como um de seus principais desafios elevar a qualidade da rede estadual de ensino, cujos resultados apresentaram piora entre 2015 e 2017, conforme estudo divulgado no fim do mês passado pelo Ministério da Educação.

Levar adiante obras de mobilidade urbana também figura entre os assuntos prioritários para o próximo governador. Projetos como a expansão da Linha 2-Verde do Metrô e a criação da Linha 18-Bronze do monotrilho ainda não saíram do papel, enquanto obras como a da Linha 18-Ouro do monotrilho estão em andamento, mas atrasadas e sem previsão de conclusão.

João Doria, eleito governador de São Paulo , tomará posse no Palácio dos Bandeirantes no dia 5 de janeiro. Seu mandato vai até o dia 31 de dezembro de 2021.

Fonte:ultimosegundo.ig.com.br