ANUNCIE AQUI!
23/01/2019

Pacientes com câncer agora serão atendidos no hospital de Clínicas de Marília

Hospitais referências no tratamento da doença, como o Amaral Carvalho de Jaú, e o de Câncer de Barretos, não atenderão pessoas da região.

Hospital-do-câncer-em-barretos

Uma mobilização começa ser iniciada por voluntários de entidades que atendem pessoas vítimas de câncer. O objetivo é esclarecer e cobrar de autoridades políticas uma ação conjunta para beneficiar esses pacientes que buscam tratamento especializado para amenizar os impactos causados pela doença.

Agora, por determinação da Secretaria Estadual de Saúde, os pacientes da região de Marília, que precisam de tratamento oncológico: Tupã, Iacri, Bastos, Rinópolis, Parapuã, Quintana, Herculândia, entre outras, não realizam mais o tratamento em Jaú, no Hospital Amaral Carvalho. Os pacientes estão sendo encaminhados para Marília e Tupã.

Para a presidente das Ativistas Iacrienses de Combate ao Câncer – AICC, Leni Gastalli, o temor não é em relação ao atendimento dos centros de Marília e Tupã, mas pelo fato de que se trata de um direito de os pacientes terem um atendimento especializado.

Amaral Carvalho

“Sem desmerecer os centros de atendimento dessas duas cidades, mas hoje, o Amaral Carvalho e o hospital do Câncer de Barretos são referências mundial no tratamento contra a enfermidade. Você não pode transferir os doentes para Jaú ou Barretos apenas quando estiverem graves”, enfatizou.

Outras pessoas ligadas à área da saúde e, por isso, preferem não ser identificadas querem uma mobilização de toda a sociedade contra essa decisão.

“É preciso mobilizar toda sociedade para lutarmos pelos nossos pacientes (que pode ser nós amanhã), e a todos agentes políticos, vereadores, prefeitos e deputados que ajudem a reverter essa situação. Eu e outros representantes da região do setor de Gestão Municipal de Saúde estamos muito preocupadas com esta mudança e vamos lutar para impedi-la”.