CHEIRO DE MENTA! Tupã já usa inseticida novo contra o mosquito Aedes

dengue combateA Superintendência de Controle de Endemias [Sucen] passou a oferecer aos municípios um novo inseticida contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela.

Nesta sexta-feira, dia 12, o Setor de Combate à Endemias da Prefeitura de Tupã percorreu ruas do centro, proximidades da FACCAT, utilizando o novo produto.

Com 40 minutos de antecedência as equipes passaram orientando os moradores para abrirem portas e janelas, cuidar de animais domésticos e se ausentarem dos imóveis por até 20 minutos após a aplicação.

Mas alguns moradores ficaram até menos tempo fora de casa – gostaram do odor de menta no ar. Foram advertidos de que apesar do cheiro “atraente” se tratava de veneno. Com o cheiro de menta, o novo produto não incomoda os moradores, degrada-se rapidamente no meio ambiente, além de não manchar e apresentar baixa toxidade para humanos e animais domésticos.

Além do cheiro agradável, o novo produto não requer diluição e está pronto para uso, diferente do inseticida antigo. Segundo técnicos do setor, a fêmea do Aedes aegypt já oferecia resistência ao antigo inseticida, o Malathion, que deixou de ser fornecido pelo Ministério da Saúde, através do governo estadual, desde outubro de 2019.

No ano anterior, o Brasil viveu uma grande epidemia com centenas de mortes e o governo federal não tinha o produto para fornecer aos municípios. Só em Tupã morreram 9 pessoas. A epidemia foi um dos motivos que originou a cassação do ex-prefeito José Ricardo Raymundo (PV), em 28 de maio de 2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *