Morre ex-vereador “Toninho Fonseca”

O corpo do ex-presidente da Câmara de Tupã será sepultado no Cemitério da Saudade.

Morreu Antonio Benedito Pereira da Fonseca Júnior, o “Toninho Fonseca”, 92 anos. O corpo está sendo velado desde as primeiras horas da manhã deste sábado (4), no Memorial Tamoios e o sepultamento está marcado para às 17 horas, no Cemitério da Saudade.

A página de Dernival Manfio destacou uma postagem feita em 24 de setembro de 2020, feita por David de Castro sobre eleições em Tupã, ressaltando o desempenho nas urnas obtido por Toninho Fonseca, eleito para o Legislativo tupãense para três mandatos.

– De um amplo universo de candidatos, até aqui 173 pessoas tiveram votos suficientes e foram eleitas para o exercício do cargo de vereador à Câmara Municipal. Algumas delas, com mais de um mandato. Caso de ANTONIO BENEDITO PEREIRA DA FONSECA JÚNIOR, o conhecidíssimo “Toninho Fonseca”, eleito para 3 mandatos: 01/01/1964 a 31/01/1969, com 419 votos – PST – Partido Social Trabalhista, 01/02/1969 a 31/01/1973, com 938 votos – ARENA – 3 e em 1/02/1977 – a 31/01/1983, com 1.356 votos – ARENA 2 (o mais votado na eleição de 15/11/1976).

Toninho Fonseca presidiu a Câmara no biênio 1979/1980. É dele a ambientação atual do Plenário da edilidade. Coordenou a reforma e a ampliação do atual prédio da Prefeitura, reinaugurado em 12/01/1991, no Governo de Carlos Messas.

LEMBRANÇAS 

Ao lamentar a morte de “Toninho Fonseca”, David de Castro relembrou as qualidades de um político que defendeu seus conceitos dentro dos princípios da legalidade, além de seu empreendedorismo na área da educação.

– Lastimo o passamento de “Toninho Fonseca”. Era um arguto político. Um idealista que implementou ou participou de um denso universo de ações de relevante interesse para Tupã, em épocas embrionárias da realidade atual. A mim sempre atribuiu valores imerecidos; confiou-me um sem número de [anônimas] responsabilidades em defesa de suas idéias e ideais, especialmente em função de empreendimentos político-partidários e na seara do Ensino Superior. Distinguiu-me com uma confiança permanente, inexaurível. Foi-me um exemplo de como um político pode ser – e ser – confiável para defender – e dar – a cada um o que realmente lhe pertence [tão em falta na realidade], um dos princípios mais expressivos de justiça que a sua Faculdade de Direito da Alta Paulista – FADAP me ensinou com agudeza. Por sua indicação, fui designado para ser o juramentista na Formatura dos graduados de Direito (turma 1976-1979). O “Toninho Fonseca” seja acolhido pelo Altíssimo. Que, magnânimo, destinará aos enlutados componentes de sua Família, bençãos e o conforto em momento de significativa perda. Minhas humildes condolências.

One thought on “Morre ex-vereador “Toninho Fonseca”

  1. Nossos sentimentos à Betty filhos e netos. Deus o presenteou Toninho Fonseca ,com longa vida onde teve oportunidade de ver crescer filhos e netos . Como cidadão deu a nossa cidade muita dedicação na área Educacional onde foi o baluarte em Brasília para a conquista das faculdades de Tupã. Na saúde se dedicou a casa da criança onde melhorou o atendimento e bem estar dos internos. Na politica foi vereador por várias vezes e sempre esteve ao lado do ex prefeito Carlos Messas quando então foi seu braço direito durante seus mandatos. Sempre lutando pelos interesses de Tupã porque aqui chegou jovem com seus pais Sr Petito d.Tuta e os irmãos Fonseca.Que repouse em paz esse grande amigo de Tupã e de todos os tupaenses de coração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *