Foto: Reprodução/Ilustrativa
O caso colocou em xeque órgãos governamentais importantes, sob suspeita de ingerência. Ouça texto
Um veículo apreendido em duas situações, em Bastos (SP), após infração de trânsito praticada pela sua condutora, finalmente foi regularizado após a segunda denúncia feita pelo blog, em 14 de março. Leia mais: Veículo irregular de Bastos foi liberado duas vezes pelo Detran/Poupatempo
A irregularidade estava na falta de licenciamento desde 2020. Nas duas ocasiões, a situação foi constatada pela Polícia Militar, em 23 de outubro de 2022, e no dia 9 de fevereiro de 2023.
A empresa Guincho Progresso – “Shigueru”, com sede em Tupã, responsável pelo transporte do veículo até o pátio autorizado pelo Estado, informou que a liberação acontece assim que o Detran/Poupatempo comunica oficialmente a regularização documental, e para retirá-lo basta o pagamento das taxas do guincho e a estadia do veículo no local.
Assim como na primeira retenção do veículo, também na segunda, em menos de uma semana o carro foi retirado do pátio, nos dias 27 de outubro e 15 de fevereiro, respectivamente.
A reportagem constatou que pelo menos as multas foram lançadas no sistema: recusar se submeter a teste do etilômetro (bafômetro), conduzir veículo sem licenciamento, praticar direção perigosa, desobedecer ordens de autoridade e conduzir veículo sem equipamento obrigatório.
O veículo também apresentava restrição de venda por falta de transferência, solicitada pelo antigo dono que pediu bloqueio no Poupatempo.
OUTRO LADO
Sobre o assunto, em possível flagrante de desrespeito ao cidadão comum, até agora, nenhum dos órgãos responsáveis por informar “situação regular do carro” se manifestou oficialmente ou de forma convincente.
Através do protocolo 2010020230303292, a reportagem questionou o Fale Conosco do Poupatempo, e a resposta enviada na segunda-feira (20) informa apenas detalhe de procedimento.
– Informamos que o serviço de liberação de veículo apreendido é feito exclusivamente de forma eletrônica.
O proprietário deve entrar no portal do Poupatempo (http://www.poupatempo.sp.gov.br/) para enviar a documentação necessária, clicando no menu “Transporte e Veículos”, selecione “Veículos”, clique na opção “Liberação de veículo apreendido – Detran.SP” e siga as orientações.
Para informações detalhadas acesse: https://www.detran.sp.gov.br/wps/portal/portaldetran/cidadao/infracoes/fichaservico/liberacaoVeiculoApreendido
Se precisar de mais orientações, basta nos escrever pelo formulário deste link: https://www.sgmc.poupatempo.sp.gov.br/FormEletrDetranVeiculos.aspx
Atenciosamente,
Equipe Fale Conosco Poupatempo.
OUVIDORIA
Por conta de resposta equivocada, a reclamação agora foi protocolada na Ouvidoria do Poupatempo: “Sua manifestação foi enviada com sucesso! O número do seu Protocolo é: 07-010-2023-03/00.243.
Leia também: BASTOS: droga da “saúde” era comprada com dinheiro da Covid-19