MAIS PECUÁRIA BRASIL: Rebanho começa a receber inseminação artificial

Nesta primeira etapa, oito propriedades estão sendo beneficiadas em Tupã (SP). Ouça texto

O programa “Mais Pecuária Brasil” iniciou na quinta-feira, dia 27, a inseminação artificial em rebanhos leiteiros e de corte de oito propriedades rurais de Tupã. A inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) é realizada através de parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (CONAFER) e a UNESP, que desenvolve um programa para melhorar a produção leiteira na região de Tupã.

Até 2024, dezenas de produtores de leite serão atendidos, cuja, a meta é inseminar até o final do programa 600 matrizes de bovinos de leite. As famílias beneficiadas são escolhidas através de critérios do programa e são indicadas pela prefeitura, bem como, as raças de animais com maior potencial de adaptação e rendimento. Já o CONAFER fornece um técnico para realizar visitas técnicas, treinamentos, seminários e eventos relacionados ao projeto.

Neste primeiro ciclo do “Mais Pecuária Brasil”, os seguintes empreendedores familiares rurais contemplados são: Benedito Machado Neto – Chácara Santa Clara, Élcio Ferreira de Souza – Chácara Três irmãos, Márcia Elaine Rotoli Andrade – Estância Santa Monica, Cenira Pereira de Souza – Estância Vitória, Vitor Rotoli Mateus – Estância São Mateus, Weliton Reis de Resende (Universo) – Estância Paraíso, Adilson Carlos de Lemes – Sítio São José e Romildo Martins da Silva – Sítio Progresso.

O prefeito Caio Aoqui, o secretário de Agricultura, Anderson Luiz e o vereador Pastor Eliézer de Carvalho prestigiaram o início dos trabalhos, que envolve tecnologia desde o controle de quando as vacas vão entrar no cio, reduzindo a possibilidade de erro durante a inseminação.

A CONAFER faz a doação de doses de sêmens produzidos pela multinacional – Alta Genétics, com sede em Minas Gerais que possibilita o melhoramento genético para o desenvolvimento dos rebanhos bovinos, visando o crescimento socioeconômico, impulsionando o mercado agropecuarista com novas políticas públicas na região.

Os pecuaristas interessados em participar do programa podem ir à Secretaria de Agricultura, localizada à Rua Adamantina, 60, Jardim Paulista. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Para tirar dúvidas, o telefone de contato é o 3441-1310.

PROGRAMA KAMBY

Como parceira do programa “Mais Pecuária Brasil” fomentado em Tupã, a UNESP, também prestigiou o ciclo de inseminação artificial iniciado nesta semana, através de seus professores e doutores que atuam no programa Kamby, iniciado em 2015, com objetivo de melhorar a produção leiteira na região de Tupã, por meio da difusão do conhecimento e troca de experiências entre o seu público-alvo.

O programa é coordenado pela Professora Dra. Priscilla Ayleen Bustos Mac-Lean, do curso de Engenharia de Biossistemas e pelo Prof. Dr. Eduardo Guilherme Satolo, do curso de Administração, ambos docentes do Programa de Pós-Graduação em Agronegócio e Desenvolvimento (PGAD).

As ações a serem promovidas para os próximos anos (2023-2026) pelo programa de extensão contemplam a continuidade do mapeamento de produtores de leite da região da Alta Paulista. Todas estas atividades estarão alinhadas às dificuldades técnicas, de gestão, de conhecimentos básicos de manejo e sanitários, assim como do consumo de leite, as quais foram previamente levantadas e conciliadas ao programa de extensão pelos projetos de pesquisa da Unidade, junto ao Grupo de Pesquisa Kamby, credenciado no CNPq em 2020.

O programa Kamby se torna relevante, pois, é um meio de levar conhecimento a produtores rurais, técnicos, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, de cursos técnicos, de ensino fundamental e de idosos.

Leia também:

REINCIDÊNCIA: Zilor leva mais uma multa de R$ 360 mil

Fazenda Palma: advogados acusados de fraude perdem processo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *