Temporal em Tupã: cenas de São Paulo

Nuvens carrancudas escurecem Tupã…de repente um dilúvio.
As nuvens transformaram o dia em noite e assustaram moradores que correram para se proteger do temporal que durou cerca de no máximo 20 minutos. Neste curto espaço de tempo entre às 10 horas e 10h20, precipitaram cerca de 30 milímetros de chuva.

Rapidamente as ruas foram ganhando cenário de rio. Motos foram arrastadas, veículos ficaram suspensos com a força da enxurrada. O córrego Afonso XIII transbordou na baixada da Rua Caingangues. Moradores da Vila Marajoara tiveram as casas invadidas pela água e alguns perderam o que tinham.

A frente do Supermercado Varejão Gaspar ficou com clientes ilhados. Comerciante dos altos da Rua Marília fecharam as portas para evitar que a água entrasse nos estabelecimentos. Na Lélio Piza, passagem sub-nível da ferrovia, nem caminhão conseguiu romper a força da água acumulada.

MACRODRENAGEM

Os cerca de R$ 20 milhões investidos embaixo da terra como parte do Programa de Macro-drenagem iniciado na administração Waldemir Gonçalves Lopes (PSDB) como investimento do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) até o momento não ajudaram em nada. O que se percebe é a situação se agravando a cada chuva que cai.

O sistema de escoamento das águas pluviais está obsoleto e não consegue mais captar a enxurrada na mesma velocidade da chuva. Com o solo totalmente pavimentado quando chove Tupã lembra cidade grande. Bombeiro com bote, gente ilhada, carro submerso e gente reclamando prejuízos materiais. Felizmente até o momento, apesar do susto ninguém ainda foi arrastado pelo mar que se transforma as ruas de Tupã.

Foto “nuvens carrancudas” Dj Wederson

3 thoughts on “Temporal em Tupã: cenas de São Paulo

  1. a prefeitura não investe nas galerias ai o que acontece nem na própria equipe de galeria da prefeitura colocado pessoas mal remunerada para comandar o serviço

  2. Na verdade o dinheiro não está debaixo da terra e sim “debaixo do tapete”!!! Vergonha! E pior que depois colocam a culpa no Gaspar que não é culpado pela chuva nem pela chamada “macrodrenagem” que o município dispõe.Como o atual prefeito irá resolver um problema de anos atrás em apenas 3 meses?

  3. Ao que se comenta as falhas começaram antes mesmo da eleboração do projeto, falha tecnica talvez, sei lá dizem forças ocultas -cada coisa maluca que se ouve. Em fim algo tão bem elaborado quanto o transito, fazer o que? cade a grana desta e de outras obras ? Cad os outros recursos ? Sera que o Gaspar sabia da fria em que ia entrar quando se candidatou ? Sera que o Ribeirão tem cassife para junto com acamara ajudar em alguma coisa? Acho que apesar dos pesares o Waldemir foi bom ao ferrar a campanha da Dra. senão ela iria estar numa furada maior ainda que o Gaspar! Pena o atraso que os desmandos da administração passada deixou para o municipio. Tupã tera agora muita dificuldade de crescer como deveria e merece, se bobear Varpa ainda fica maior e melhor que Tupã como fora no passado Marilia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *