Chuva intensa de granizo em Paraguaçu causa grandes estragos.
Paraguaçu Paulista registra ao menos meio hora de intensa chuva de granizo.
A noite deste sábado (20), por volta das 20h, foi atípica para os paraguaçuenses que receberam, inesperadamente uma chuva de granizo. As pedras eram tão grande que algumas casas tiveram telhas quebradas, carros com vidros danificados e ainda registro de acidentes sem vítimas.
Os telefones da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros não param de receber solicitações. A orientação é de que as vítimas, que estão desabrigadas ou que precisam de um suporte por terem suas casas invadidas com a água e telhas quebradas, procurem a Guarda Municipal pelos telefones 153 ou 192. No local, a prefeitura municipal está distribuindo lonas emergencialmente.
De acordo com informações preliminares, a vila Nova e o Jardim das Oliveiras foram os bairros mais atingidos. A dona de casa Maria Aparecida, 63 anos, residente na rua Francisco Gonçalves, nº775 teve diversas telhas quebradas e a casa alagada. Ela conta que está desesperada pois não sabe como vai dormir a noite e cuidar da sua mãe de 100 anos, Maria Aparecida do Carmo. Ainda, na mesma rua, outra casa teve a telha quebrada, os móveis e colchões molhados.
Creide Camargo, mora na rua Francisco Gonçalves, nº672, e disse que levou um grande susto quando tudo começou. Após uma pedra de granizo furar a telha da casa dela, acabou atingindo-a na cabeça e fazendo um corte.
Há estragos por toda a cidade, no entanto, os prejuízos deverão ser contabilizados no decorrer da semana.
Fonte: http://www.paraguacity.com/
Tempestade de granizo deixa rastro de destruição.
O rápido desenvolvimento de uma célula convectiva no inicio da noite deste sábado (20) permitiu a ocorrência de uma rápida, porém intensa tempestade de granizo no interior do município de Paraguaçu Paulista, no centro-oeste de São Paulo.
De acordo com informações apuradas junto ao Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal do município, a estimativa era que de pelo menos 300 pessoas haviam procurado as autoridades pedindo auxilio, a maioria buscando lonas plásticas para cobrir o telhado das casas danificado pelas pedras de gelo.
Os bairros Vila Nova, Barra Funda, Fercom e Aldo Paes Leme foram os mais afetados pelas pedras de gelo que chegaram a ter até quatro centímetros de diâmetro em alguns locais.
Em várias ruas dos bairros atingidos, o granizo chegou a acumular no solo deixando o cenário todo branco.
Ainda segundo as autoridades, até às 23 horas (Brasília) ainda não havia uma contagem oficial de afetados na zona urbana e rural, uma vez que em regiões de sítios chácaras de fazendas, a informação foi de que também choveu granizo e os estragos foram grandes.
A tempestade que atingiu Paraguaçu Paulista durante apenas 10 minutos seguiu rapidamente para Lutécia e Echaporã, já enfraquecida provocando intensa concentração de raios e precipitação mais fraca.