Presidente do PSDB e ex-secretário saem nos tapas durante reunião na Faccat

Para Schiavon, Danilo Aguillar o agrediu com palavras e a tapas para derrubar o celular usado para fotografar a reunião. Danilo nega agressão e diz que o presidente tucano foi grosseiro e antiético.  

Briga faccat 2Danil Aguillar

O presidente do PSDB de Tupã, Edson Schiavon registrou boletim de ocorrência na Central de Polícia Judiciária nesta tarde de quinta-feira (11), após supostamente ter sido agredido a tapas pelo ex-secretário de Obras e vereador Danilo Aguillar Filho (PMDB).

O motivo da desavença, seguida de tapas aconteceu durante a tentativa de Schiavon flagrar uma reunião que acontecia em uma das salas da FACCAT envolvendo o pré-candidato à reeleição e supostos funcionários da Secretaria Municipal da Educação.

A desconfiança do tucano é que o encontro teria fins políticos e eleitoreiros em pleno horário de trabalho e em desacordo com a legislação eleitoral. Para despistar qualquer tentativa de vinculo do encontro com o parlamentar e mascarar o objetivo da assembleia, o local escolhido foi o prédio da faculdade.

Foto tirada antes dos tapas revela um grupo de pessoas reunidas
Foto tirada antes dos tapas revela um grupo de pessoas reunidas na Faccat

A reunião de “trabalho” foi possivelmente agendada pela secretária da Educação, Luciana Ferreira Leal. Ela é professora na Faccat e substituiu o professor Marcos Leite (PMDB), vice na chapa de Wagner Fuin (PMDB). Leite também já vinha sendo monitorado pela oposição sob acusação de estar promovendo encontros dessa natureza com a intenção de se candidatar a vereador.

Com a escolha de Leite para completar a chapa “puro sangue” peemedebista, em tese abriu espaço para apoiar Danilo Aguillar à reeleição.

Em entrevista ao blog, Danilo Aguillar negou qualquer agressão e garantiu que possui testemunhas. Por outro lado, admitiu que a reunião era de trabalho. “Eu estava no local como vereador ouvindo as reivindicações para atendê-las em um suposto futuro mandato”, disse.

FISGADO

O acerto para dar apoio da Secretaria da Educação ao vereador Danilo Aguillar teria sido definido durante recente pescaria entre o edil e o presidente da sigla, Antônio Gustavo Ferreira de Souza Gaspar, em rios que limitam os territórios da Argentina e do Brasil. Entre uma fisgada e outra o apoio foi costurado.

O envolvimento da pasta da educação nesta eventual “pescaria de votos”, tem relação com o fato que a Secretaria faz parte da cota de apoio político de Gustavo Gaspar e Antônio Alves de Sousa, Ribeirão (PP). Danilo Aguillar confessou da tribuna da Câmara que antes de ser indicado para assumir Obras havia sido sondado por Gustavo e Ribeirão.

Apesar desse entrosamento entre Ribeirão e Danilo a partir de interesses comuns envolvendo o filho do prefeito Manoel Gaspar, informação extraoficial aponta que Ribeirão foi preterido e Danilo escolhido para receber apoio dos funcionários da pasta.

JUSTIFICATIVAS

Para justificar a presença de supervisores, coordenadores e diretores – ocupantes de cargos em comissão na Faccat, a secretária teria sugerido que nas escolas o argumento a ser usado seria a preparação da sala para a realização da XIV Semana da Educação que será realizada nas Faculdades Faccat, a partir de segunda-feira. O evento será de 15 a 18 de agosto.

Schiavon e Danilo Aguillar são velhos conhecidos do distrito de Varpa, onde ambos possuem vínculos pessoais e políticos. Nas eleições de 2008 que reelegeu Waldemir Gonçalves Lopes (PSDB), por indicação do vereador que na ocasião era do PSB, Schiavon assumiu a Secretaria da Agricultura. Em seguida, foi substituído pelo presidente da APAE, Benedito Rodrigues.

Leia também: Ribeirão e Valter Moreno saem no braço dentro da Câmara de Tupã-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *