PANDEMIA: Microrregião “fechada” em lockdown para conter avanço de mortes pela pandemia de coronavírus

Hospital de Campanha, confinamento, barreiras e fiscalização rígida para combater a doença que já matou em Tupã, só neste mês, quantidade igual de pessoas que em todo o ano de 2020. São 53 X 56.

Fiscalização contra aglomerações na região deverão ser intensificadas
Fiscalização contra aglomerações nos municípios deverão ser intensificadas

Os municípios que compõem o CRIS – Consórcio Regional Intermunicipal de Saúde, com sede em Tupã, e presidido pelo prefeito de Herculândia, Paulo Sérgio de Oliveira, o “Paulinho” (PP), anunciaram na tarde deste sábado, dia 29 medidas conjuntas para conter o avanço da pandemia de coronavírus.

Uma delas é um lockodown regional a partir de quinta-feira, dia 3, feriado de Corpus Christi e até domingo (6). Deverão permanecer funcionando apenas postos de combustíveis e farmácias.

Entre outras possíveis medidas que devem ser adotadas estão algumas que a maioria dos internautas reivindicam para amenizar o colapso que sofre a Santa Casa de Misericórdia de Tupã, com leitos 100% ocupados na enfermaria (20) e na UTI (20).

Além de um lockdown (confinamento) envolvendo os municípios de Tupã, Bastos, Iacri, Rinópolis, Herculândia, Arco-Íris e Queiroz, seguido de fiscalização rígida, com bloqueios sanitários e aplicação de multas, é também estudada a possibilidade da implantação de um hospital de campanha.

Leia também: EXCLUSIVO: SANTA CASA DE TUPÃ PODE PARAR ATENDIMENTO POR FALTA DE OXIGÊNIO

HOSPITAL DE CAMPANHA

Um dos locais que pode abrigar um Hospital de Campanha - próximo da UPA
Um dos locais que pode abrigar um Hospital de Campanha – próximo da UPA

Um dos locais que pode abrigar a iniciativa é o Núcleo Habitacional “Raul de Mello Senra”, onde funciona a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEIEF) “Professor Osmar Genovez”, na Vila Independência – próxima da ETC – Escola Técnica Paula Souza.

A área é suficiente para manter temporariamente até 20 leitos de enfermaria e UTI. Além disso, está localizada numa região estratégica: cerca de 500 metros da UPA – Unidade de Pronto Atendimento.

A dificuldade que a Santa Casa encontra para contratar profissionais da área para atuar no combate à doença poderá ser dirimida a partir do Consórcio CRIS, através dos municípios participantes.

Leia também: LOCKDOWN: Pressionado, Caio cobra do comércio para não decretar fechamento

Caio Aoqui santinho

Paulinho herculândiaRodrigo Queiroz

Após a reunião de sexta-feira (28), um documento único foi redigido para apreciação de todos os prefeitos e seus respectivos departamentos jurídicos.

Como todos concordaram, as iniciativas foram anunciadas pelos prefeitos de Tupã, Caio Aoqui (PSD), Herculândia, Paulinho, Bastos, Manoel Rosa (MDB), Queiroz, Walter Rodrigo da Silva (PSD), Arco-Íris, Aldo Manzano (PV), Iacri, Carlos Alberto Freire, “Carlinhos” (PSDB) e de Rinópolis, José Ferreira de Oliveira Neto (PSDB).

Outro município que pode ser convidado a participar da ação é Parapuã.

Manoel Rosa 1aldo-mansano-43CarlinhosNeto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *