Categoria:

Maio pode igualar número de mortes por Covid de 2020

UTIs lotadas, Cemitério esgotado em Tupã e pessoas morrendo na fila de espera na microrregião. O que se espera é um posicionamento firme de todos os prefeitos e o apoio da população para conter a mortandade.

Prefeitura corre para iniciar ampliação do Cemitério da Saudade
Prefeitura corre para iniciar ampliação do Cemitério da Saudade

O avanço da pandemia é medido pelos números. Maio começou com o registro de 134 óbitos. O dia 30 de abril registrava 132 mortes.

O último boletim divulgado pela prefeitura, na noite desta terça-feira, dia 25, eram computadas 177 vítimas fatais – 43 só neste mês.

Considerando que ainda falta uma semana para terminar o mês, infelizmente os números podem se aproximar de 56 – registrados em todo o ano de 2020.

O mês de maio também indicou que o município de Tupã triplicou o número de mortos em relação ao ano passado e pode bater ou se aproximar de um outro recorde mortífero para uma cidade com 65.500 habitantes.

10% de toda a população (5.991) foram contaminados e mais de 14% dos infectados (671) ainda seguem em fase de transmissão ou sob suspeita (194) de ter contraído a doença.

PREOCUPAÇÃO REGIONAL

Foto: Sinkrofoto/Santa Casa Tupã/Divulgação
Foto: Sinkrofoto/Santa Casa Tupã/Divulgação

Os números são preocupantes. Também ficou provado como havia antecipado o blog, de que apenas ampliar o número de leitos não seria mais suficiente para conter o avanço de mortes.

Na mesma situação e guardadas as devidas proporções estão os municípios da microrregião – Bastos, Iacri, Rinópolis, Queiroz, Herculândia, Quintana e Arco-Íris, dos quais, quatro deles estão com pacientes em leitos da enfermaria e ou da UTI da Santa Casa, mantendo-as com 100% de ocupação.

O número de mortes disparou por conta da Covid-19. Leitos ocupados e Cemitério da Saudade com prazo de validade postergado desde junho de 2018, quando se iniciaram as negociações para aquisição de uma área de 5 mil metros quadrados, pertencente à Legião Mirim.

A reportagem esteve hoje no local e constatou que desde ontem (25), máquinas e homens trabalham realizando a terraplanagem para uma empreiteira iniciar a construção de sepulturas verticais (80% do total), outros 20% serão de sepulturas na horizontal.

Leia também: Saúde investiga possível surto de Covid-19 em escola particular de Tupã

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos relacionados

Nome do Evento

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Nome do Evento

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor