Cartas marcadas: o jogo de azar e o bobo da corte

O jogo jogado de acordo com as regras é salutar. Vencerá sempre quem jogar melhor, mas ultimamente não tem sido assim pelo menos por enquanto. Tem sido uma cartada fora do baralho atrás da outra. Um jogo unilateral, com apenas um suposto “vencedor”. Um jogo de cartas marcadas.

Nesse jogo de poder e dinheiro, há o Rei sedutor e sua Rainha, o príncipe e o bobo da corte. O último papel cabe ao povo que mantém através dos impostos que paga a luxuria na Casa da “Dinda” ou Tupã chamada por Waldemir Gonçalves Lopes como a casa da “Mãe Joana”.

Nesse jogo de azar, apenas a máquina vence, mas os súditos poderão dar a cartada final, na data oportuna. Enquanto isso não acontece, os cães ladram e as caravanas passam conduzindo a corte para a Festa de Momo que se avizinha.

Será que o alcaide ainda terá alguma carta curinga para na hora certa apresenta-la? Apesar da manga curta, a vestimenta encarapuça a todos em volta ao Rei. O príncipe das trevas e sua amada continuam dando as cartas por trás dos jurados. O desempate do jogo Real é na lábia e na promessa do próximo “concurso”.

Até quando o bobo da corte vai continuar assistindo a jogatina? A contravenção configurada no jogo de azar, da “sorte” aos amigos do poder. Há combinação de resultados. 171 – tipificado no Código Penal como estelionato. É preciso perícia. O crime é organizado, mas “eu mesmo acreditava que se tratava de ladrões de galinha”. A galinha dos ovos de ouro continua chocando ao lado. Do lado de lá. Na chácara, ladeada pelo Leão, com dedo em riste, apontando o nariz do Coringa zombador – das maldades que ele próprio faz e refaz – sejam na calada da noite ou sob sol escaldante.

Na luxuria da mansão à noite tem cascata de champanhe no esguio corpo da serpente. E o bobo da corte assiste a tudo e nada diz e nada faz. Apenas curte a corte passar. Mas o jogo continua. Quem será a bola da vez? A bola da vez pode ser o 7 ou o 8. A charada é: 12, 10, 7. Quem errar perde o jogo, e continuará dando a César o que é de César. Nessa jogada dividida o bobo também tem chance de vencer.

8 thoughts on “Cartas marcadas: o jogo de azar e o bobo da corte

  1. Saiu do Jornal Diário de hoje (06/02)
    Frase da semana
    “Tupã está finalmente seguindo pelo caminho do desenvolvimento”.
    (Waldemir “Trator” Lopes, ao analisar o futuro do município, considerando os empreendimentos em fase de implantação, principalmente o parque termal)

    Alguém sabe me informar em que pé anda essa gigantesca obra? pelo que corre na cidade, está tudo parado, funcionários sem receber .. Mais uma vez ??

  2. A pergunta que não quer calar: quem indicou para a Dra fazer aquela moção ridícula?

    MOÇÃO No. 0010/2012 – MARIA LUCÍLIA DE SAMPAIO MATTOS DONADELLI – Manifesta congratulações ao DAT – Diretoria de Área de Trânsito, pelo trabalho realizado em Tupã proporcionando a queda de 9% no índice de acidentes.
    Ela leu no Jornal e pronto. Ora … onde vamos parar desse jeito?

  3. Na verdade, acho que quem deve ter aplaudido e de pé, foi a Lindinha. Ela é tão fã da doutora que nem importa o que ela diga ou faça, ela aplaude mesmo. Ainda mais se a matéria saiu no diário.
    Acordaaaaa meu povo !!!

  4. Estes vereadores são uma vergonha para a cidade. todos leram que os acidentes aumentaram mais de x% e esta vem dar moção para quem? Outro dia deram moção para o Dedinho. Até quando este pessoal acha que vai ficar enganando os bobos da corte? Como pode uma câmara ter gente tão boçal? E como pode na prefeitura ter gente tão incapacitada? Não à reeleição deste povo aí, salvando-se o Dr. Manzano.

  5. Hoje na Tamoios estavam fazendo pesquisa eleitoral sobre o que achavam do atual governo e em quem você votaria nas próximas eleições para prefeito e vereador. Já estão se mobilizando. Mas que muitos destes vereadores que estão aí não se reelegerão, isto é fato. E a corte está em polvorosa com o carnaval, com os bobos todos na avenida. Hahahaha.

  6. E pelo visto as notícias não são muito boas não para o lado da prefeitura. Acho que irão deportar o trator de volta para Bilac, de onde nunca deveria ter saido. Ficar rico assim é fácil.

  7. DOIS CEGOS SE ENCONTRARÃO E UM DISSE PARA O OUTRO;. VOCE ESTA VENDO A ENCHORRADA DE DENUNCIAS FEITAS PELO BLOG DO JOTA; O OUTRO RESPONDEU SÓ O MP QUE NÃO VE …

  8. E um 3º cego que chegou depois disse: até eu estou vendo. Só não vê quem não quer ver, mesmo. hahahahaha. Rir para não chorar. São todos “bodes” e sendo assim, um proteje o outro e a farra continua, nas churrascadas de carneiro. Esta é a Justiça desprestigiada que temos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *