Instituto Federal abre sindicância para investigar atitude de professor

Um vídeo vazado em aplicativos mostra o professor de sociologia fazendo uma encenação com dizeres possivelmente contra o bolsonarismo.

O fato ocorreu nas dependências do Campus Avançado e foi confirmado pelo diretor do Instituto Federal (IFSP), Marcos Leite.

– É verídico, mas não posso emitir opinião pessoal. Determinei o afastamento do professor e a abertura de Sindicância administrativa. A investigação ficará sob a responsabilidade administrativa e jurídica do Instituto.

O professor Airton Souza Lins, o “Ton” Souza, como é conhecido, também foi procurado pela reportagem.

A princípio, agradeceu pelo interesse e explicou que está elaborando uma retratação, mas só poderá torná-la pública, assim que tiver o aval de seus superiores.

No vídeo, aparece o professor Ton Souza num palco, ao que parece ao lado de um aluno e, percebe-se, que há plateia – outros alunos possivelmente.

A interpretação é acompanhada de risos e não é compreensível algumas das falas do mestre, entretanto, é nítida a frase: “Sai daqui bolsonarista de merda”, seguido de um chute numa cadeira.

Não é possível entender todo o contexto da encenação, mas o vídeo gerou polêmica nas redes sociais.

ANTIFACISTA

Em seu perfil no Facebook, o professor se identifica como antifacista. Também traz publicidade sobre a propaganda política de “Ciro 12”.

O espaço proposto ao professor para a publicação de sua retratação segue disponível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *