Negligência: recém-nascida quase morre depois de receber tratamento no UPA, Tupã,SP

A médica que atendeu a menina de apenas 2 meses foi demitida da Unidade

A denúncia foi feita para a reportagem da Rádio Cidade FM, na semana passada. Leandro da Silva Custódio aguardava a filha Rafaela da Silva Vasquez, 2 meses, sair da UTI da FAMENA, em Marília, para pronunciar-se.

Ele contou que levou a filha até a UPA, em Tupã no dia 28 de abril, sob suspeita de uma forte gripe, quase um começo de pneumonia, segundo diagnóstico da equipe médica da Unidade, mas os medicamentos aplicados na paciente teriam provocado parada cardiorespiratória na criança.

Portanto, oito dias depois da inauguração da UPA de Tupã (20), como salvação do Pronto Atendimento no município, surge a primeira acusação de erro médico, que quase matou uma criança recém nascida.

Os pais da recém-nascida pretendem acionar a Justiça. Ouça áudio em reportagem de Edvaldo Santos:

13 thoughts on “Negligência: recém-nascida quase morre depois de receber tratamento no UPA, Tupã,SP

  1. Vergonhosamente, a rádio tupã, os jornais, e os canais de televisao loca, Canal 23 tv cidade, 30 tv universitária e tv câmara nao noticiaram nada. Como disse aquele rapaz Alex, estao todos comprados? Ja estamos enjoados de ver aquele reporter loiro do olho azul ou verde, de nome rogerio ou glaucio, da tv camara, contar mentiras na televisao. Por eles parece que vivemos num paraiso Tupaense. Cade a independencia dos poderes? O que vemos é um legislativo dependente do executivo. Só tem noticias mentirosas da prefeitura. O jornao diário nao tem mais credubilidade, a radio tupã tb nao. Agora as tvs tb nao. só sobrou o seu blog. O apresentador do programa rotativa no ar, recebe do prefeito por fora, para apresentar as inaugurações. Os reporteres da tv camara recebem por fora para apresentar xhows e carnavais. A TV cidade, está no ar por que recebe da prefeitura, senao ja tinha fechado. Reporteres, toma vergonha nas suas cara, Mazeti, você se vende por pouco demais. Será que os empresários da imprensa nao percebe que quanto mais credibilidade, mais, vendem seus produtos? Como muito dizem, Tupã está podre, e a laranja que apodreceu todo mundo, chama- se Valdemir, Aracelis, Rigoldi, Eliseu. Essa criança que está na uti, poderia ser filho, desses lacaios da prefeitura e imprensa. Aí sim eles iriam fazer seus papeis de informar o povo e nao contar tantas mentiras nos jornais, radios e televisao. Mas, deixem eles pensarem que engana a população, a gente finge que acredita. Enquantos a imprensa de Tupã, está comprada e acham que enganam com suas noticias mentirosas a rádio de bastos fala a verdade, o blog fala a verdade e assim vai ganhando mais audiencia e vendendo cada vez mais suas publicidades. Parabens jota neves, por isso todo mundo quando chega no trabalho, antes de começar a trabalhar, lê suas reportagens. Parabéns.

  2. Estas negligencias são os resultados do concursos fraudulentos. Não se passa quem está preparado para exercer a profissao. Passa quem é amigo, de quem fiscalisa o concurso. Assim como este profissional quase marou a criança, vai acontecer en todos setores da prefeitura que fez concurso. Um bando de profissional despreparado. O prefeito e Dr. Cesar, enxergam eles como cabos eleitorais. A população que se dane. E respeito por vc prefeito, nao se precisa ficar dizendo toda hora e escrevwendo nos carroe pafletos. Quando se tem respeito por alguem, nao precisamos ficar repetindo. A gente tem e pronto. Ja percebeu prefeito, que só vc e seus cupinchas dizem isso. A população nunca disse. Prefeito, volta pra sua realidade logo, ou a população vai fazer vc cair na real.

  3. Que pouca vergonha, nem bem inaugurou ejá está aparecendo o resultado de um descaso pelo povo.
    Meu filho alguns dias atrás foi atendido na santa casa por uma médica idiota e ignorante, que lhe receitou remédios para pacientes terminais de câncer, e ele só tinha uma alergia, foi alertado pelo farmacêutico e nem chegou a comprar o medicamento que poderia até matá-lo.
    Muita gente já reclamou déssa médica idiota, mas éla continua lá com toda a sua cara feia.
    Éssa é nossa mérda de saúde pública, fiquem espertos.

  4. Concordo com o Thiago, mas vou acrescentar mais uma coisa! Somente o blog aqui que fala das falcatruas da prefeitura, nunhum meio de comunicação até hoje não comentou o aumento exponencial patrimonial do prefeito, o engraçado que o patrimonio dele cresceu de acordo com as obras feitas na cidade! Ninguém fala nada, o prefeito então fica quietinho!! Me ajuda ai oww!!

  5. Dizem que tem um médico no UPA que atende um paciente e fica uma hora no telefone, atende outro e fica mais uma hora no telefone. Peço que verifique se é verdade.

  6. Concordo com o Thiago .. A imprensa de Tupã perdeu credibilidade, vive de verba da prefeitura e da Câmara, portanto não pode noticiar os fatos.
    A resposta disso, já estão tendo: nas pesquisas de intenção de voto, o dr. não deslancha. Já estão até pensando num plano B para eleger o sucessor do Waldemir. Tá chegando a hora da colheita.
    Outubro vem aí, meu povo.

  7. O grande problema de Tupã é que só tem médicos que se formaram apenas para ganhar dinheiro não tem nenhum amor a profissão querem apenas pegar todo dinheiro que podem da prefeitura. Vários médicos recém formados na UNIMAR E UNOESTE, apenas fizeram medicina porque o papai tem dinheiro para pagar, sem nenhum amor a profissão. Ai esses ‘profissionais’ vem trabalhar em Tupã em um emprego já ‘arranjado’ por esse mesmo pai ou por algum parente na prefeitura de Tupã. Tenho dó de quem depende da saúde de Tupã. Sou uma testemunha da porcaria que é a saúde dessa cidade.

  8. Vergonhoso

    Parabéns Vergonhoso, vc e poucas sabias palavras disse tudo!
    Tenho amigos que se formaram na unoeste, os mesmos terminaram a faculdade e já correram arrumar um emprego na prefeitura, de preferencia, em PSF que paga mais. Nunca mais vi eles estudando, simplismente pegaram o diploma para arrumar um trampo na prefeitura ou em um PSF, empregos ja arranjados, como vc mesmo disse, e já trataram de montarem em um carrão!! É uma vergonha mesmo, infelismente estas faculdades só estão ai para dar curso de medicina para os filhinhos de papai, para depois, correrem e ficarem mamando na prefeitura e nos postos de saude, nada mais sendo como uns verdadeiros enfermeiros melhorados com diplomas de médico, sendo que a unica diferença está no diploma que ficou mais caro!

  9. Chacrinha, desde quando farmacêutico tem direito de opinar sobre o medicamento prescrito? o que acontece em Tupã é que a maioria das farmácias tem essa mania de palpitar no que foi receitado, eles só não contam que o remédio que vão te oferecer depois, são os conhecidos BO (bom pra otário), que não servem para nada e aumentam significativamente o lucro. Já passou da hora de punirem essas farmácias que insistem em muitas vezes até caluniar o médico e também já passou da hora do povo pensar um pouco antes de falar tantas asneiras.

    1. Tá enganado caro amigo, a receita está aqui guardada para caso precise provar o que disse, e além do bom farmacêutico que nos alertou do erro da médica, tem também a consulta que fomos obrigados a pagar a um profissional respeitado no assunto, visto que a saude publica é uma mérda, e graças a Deus foi resolvido o problema, e se o senhor não conhece do assunto é favor ficar calado, boca fechada não entra mosquito, e muitas outras cositas mais.
      Só citei esse assunto porque acho um absurdo o atendimento de mérda que é prestado aos que precisam de médicos do sistema de saude.
      Quem tem planos ou pode pagar consultas ou exames ainda conseguem bom atendimento, os demais estão fudidos.
      Graças a Deus eu ainda tenho amigos que na hora da precisão nos socorreram.
      O senhor deve ser parente dessa médica ou algo parecido para ainda vir aqui defendê-la e falar mal de farmacêuticos respeitáveis, que muitas vezes sabem mais do que muitos médicos formados nas coxas.
      Otário é quem dá opiniões idiotas como estas que o senhor deu, sem conhecer o assunto.
      Respeito é bom e os bons profissionais de farmácia agradecem, disso eu tenho certaza, porque não fosse a opinião de um deles, talvez meu filho nem estivesse aqui hoje para contar a história.

  10. Sem dúvida há bons farmacêuticos, mas, uma grande parcela dos profissionais desta área faz o que citei acima. Nem sei quem é a médica a que você se referiu, até porque não citou nomes. E concordo que hoje em dia, pessoas sem preparo nenhum exercem a medicina, entretanto, que bom que o seu filho deu sorte, mas na maioria dos casos o que acontece é o contrário.
    Realmente em boca fechada não entra mosquito, mas também dela, não sai uma orientação como essa, que em um blog como esse que têm uma boa visibilidade, pode contribuir futuramente, quando alguma pessoa tomar uma semana certa medicação e de nada adiantar, espero que não se lembre de nenhum conselho “amigo” na hora da compra.
    Não vou entrar no méritos de quem entende mais sobre saúde, e para finalizar, vou praticamente copiar uma frase sua: Respeito é bom e os bons médicos agradecem, tenho certeza que não fosse atitudes como alterar um medicamento visando única e exclusivamente lucro, muitas outras pessoas também poderiam ser curadas com menos gastos e mais agilidade.

  11. Olha, não vamos generalizar, existem bons médicos em Tupã sim, medicos excelentes até, mas isso não é regra. Veja que quase a totalidades dos médicos que se formam na Unoeste, Unimar, fora os que se formam nas Unibolivia ou em outras Uniesquinas da vida, ficam na categoria Clínico Geral e atendendo na rede básica de saude, PSF, Prefeituras, Postos de Saude, plantões em hospitais, etc., não procurando nem se especializar ou dar contibuidade nos estudos. A maioria, com poucas excessões, fazem medicina por que o pai tem grana, que depois de formados, arrumam um empreguinho na prefeitura para garantir seus 15 conto por mes e um carrão 0KM na garagem, e os pobres que são atendidos nas vilas é que se ferram, como aconteceu no UPA. Mas existem bons profissionais atendendo na rede basica de saude sim, mas, como eu disse, são raras excessões, por que os bons profissionais estão atendendo em seus consultórios com a agenda lotada de pacientes particulares!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *