Categoria:

Vanuíre: Confusão cultural entre índios e brancos deve provocar reunião de prefeitos

Secretário de Cultura ainda não se manifestou sobre o conflito na Praça da Bandeira. Vídeos feitos por internautas revelam o momento de tensão durante evento cultural.

Renato Rosa

Índio semana

O conflito ocorrido na noite de sábado, dia 28, na Praça da Bandeira ainda não foi esclarecido pelo secretário de Cultura, Renato Gonzales. O blog tentou contato, mas ainda não recebeu retorno.

A confusão deve colocar na mesa de reunião os prefeitos de Tupã e Arco-Íris, José Ricardo Raymundo (PV) e Ana Serafim (PTB), respectivamente. A Aldeia Vanuíre deixou de pertencer ao município de Tupã, após a emancipação de Arco-Íris.

O impasse teve início quando os índios tiveram que transferir suas apresentações do Espaço Cultural, para a frente do Museu “Índia Vanuíre”. É que mesmo local havia também confirmado a apresentação do Circuito Cultural Paulista com o musical do vice-campeão do The Voice em 2015, Ayrton Montarroyos.

Índios discursaram sob olhares de Renato Gonzales
Índios discursaram sob olhares de Renato Gonzales

Os índios atenderam a diretora do Museu Tamime Rays Borsato e foram para a Rua Coroados, mas em seguida retornaram à Praça, e invadiram o Espaço Cultural. Eles alegavam discriminação. O local para onde foram se apresentar não tinha infraestrutura, nem iluminação suficiente.

Quando os índios retornaram ao Espaço Cultural “Zé Pretinho”, os músicos que faziam a passagem do som se assustaram e saíram em desabalada carreira. Eles se “protegeram” se trancado num espaço reservado aos vigias da praça.

Segundo líderes indígenas a apresentação da etnia estava programada há seis meses, e foi substituída por apresentação do Circuito Cultural Paulista.

PARCERIA

Em comemoração ao Dia do Índio, celebrado dia 19, o Museu Índia Vanuíre de Tupã promoveu uma série de atividades gratuitas sobre a importância da comunidade local. Para encerrar a programação estava programado o V Festival de Dança e Música Indígena do Estado de São Paulo, maior do gênero no território paulista.

Mais de 400 integrantes de diversas etnias, aldeias e terras indígenas de São Paulo iriam se apresentar num espetáculo de arte e cultura, mas a apresentação coincidiu com a apresentação musical do Circuito Cultural Paulista. A praça da Bandeira virou “praça de guerra”.

PARQUE INDIGENA

Os índios da Aldeia Vanuíre, em Arco Íris criticam a administração de Ricardo Raymundo pelo suposto uso indevido da cultura da etnia para criar o Parque Indígena.

Veja vídeos – clique sobre Índios 1 Índios 2

Durante os protestos, o secretário da Cultura, Renato Gonzales explicou aos índios “rebelados” que o assunto deveria ser tratado com o próprio prefeito. Apesar de não conceder entrevista ao blog especificamente, Renato Gonzales revelou ao portal Maistupã que foi agredido pelos índios. “Um índio desferiu um soco no meu peito, e que alguns funcionários da secretaria de cultura foram ameaçados e empurrados. Colocaram uma lança no meu pescoço, e apontaram lanças para os meus funcionários”, disse Gonzalez. Foi registrado boletim de ocorrência por ameaça e vias de fato.

Segundo Ricardo, o parque Indígena será construído próximo a Arena da Exapit e terá o valor de R$ 2.183.329,82, recursos do Governo do Estado e R$ 500 mil de contrapartida do município. O local contará com portal de entrada, estacionamento, praça seca, 2 banheiros com acessibilidade, pista de caminhada e fechamento do local com gradil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos relacionados

Nome do Evento

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Nome do Evento

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor