Dupla Cena: CPI “Das Artes” provoca renúncia do líder do prefeito

Na madrugada desta terça-feira (12) logo após ser apontado como o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) o vereador Lucas Machado (PSDB) deixou o posto de líder do prefeito na Câmara Municipal de Tupã-SP.

A CPI “Das Artes” foi instalada durante sessão iniciada nesta segunda-feira (11), logo após a Justiça determinar instauração de processo por improbidade administrativa contra Waldemir Gonçalves Lopes (PSDB) por conta das possíveis irregularidades nas obras do Espaço das Artes.

A criação da CPI foi definida depois de ampla discussão no Legislativo sobre o Regimento Interno da Casa que, segundo o vereador que presidia a sessão, Antonio Alves de Sousa, “Ribeirão” (PP) deveriam ficar de fora da Comissão por suposto interesse: Lucilia Donadelli (PV) mulher do vice-prefeito, Lucas Machado (então líder do prefeito), Luis Carlos Sanches (PTB) autor da denúncia, entre outros arrolados como testemunhas.

Ao fim da discussão, entendeu-se que haveria sorteio e, apenas Luis Carlos e Lucilia ficariam impedidos de participar da relação do sorteio. Foi assim que Lucas machado, Valmir Zoratto, “Padre Paçoquinha”(PSD) e Valdemar Manzano Moreno (PDT) foram escolhidos através de sorteio.

Em reunião fechada, entre os três ficou definido que Lucas Machado seria o presidente da CPI, “Paçoquinha” relator e Manzano ficaria como membro. Para manter uma eventual isenção na condução da CPI, Machado renunciou a liderança do prefeito na Câmara.

A CPI terá até o final de dezembro para ouvir testemunhas, convocar pessoas envolvidas direta e indiretamente na questão, querbrar eventuais sigilos e relatar todo o procedimento de investigação ao final do processo.

QUATRO VOTOS

Para o pedido de instalação da CPI, quatro vereadores assinaram, como o blog havia antecipado: Luis Carlos Sanches (PTB) Valdemar Manzano Moreno (PDT), Antonio Alves de Sousa, “Ribeirão” (PP) e Danilo Aguillar Filho (PSB).

DUPLA CENA

Durante a sessão, suspensa para ouvir o empresário Rogério Bardelin que foi à Câmara acompanhado de dezenas de funcionários, foi notado também a presença do casal “Dupla Cena”, protagonista de mais um escandalo na administração Waldemir Gonçalves Lopes: Adriano Rogério Rigoldi e Aracelis Gois Moralis.

Aplaudindo e abraçando-se, os dois permaneceram no local até o fim do depoimento do empresário. Bardelin começou falando duro com o presidente da Câmara, Luis Carlos Sanches, mas no fim, percebeu que o jogo era errado. Abaixou o tom de voz e caiu em contradição quando foi questionado sobre os possíveis pagamentos adiantados sem os serviços executados pela empreiteira. Ouça áudio:

27 thoughts on “Dupla Cena: CPI “Das Artes” provoca renúncia do líder do prefeito

  1. Isso quer dizer que o Sr. Bardelin não foi mto bem instruindo pelo Trator Mor e seus comparsas né?
    Pq as afirmativas eram tão consistentes ontem nas rádios e porque contradições na hora do vamos ver?
    A Política em Tupã está mais suja que pau de galinheiro, e o Sr. Trator Mor sem dúvidas nasceu para isso…enganar quem quer ser enganado!!
    a População da Distância Turística de Tupã!
    Lamentável!

  2. Ontem na Câmara, tivemos uma grande demonstração de como se classificam os políticos de Tupã. O Executivo com suas atitudes duvidosas, gerando desconfiança e indignação ao povo. O legislativo, recheado de políticos inertes, aproveitadores, oportunistas e muito mais. Muito me agradaou a posição séria do Vereador Manzano, com o qual nem sempre concordo, mas sua posição quanto à manobra do maior manobrista político da região para reduzir o número de vereadores habilitados para o sorteio da CPI. Alí Dr. Manzano demonstrou muito bom senso, esquecendo-se de que é oposição e fazendo valer a justiça. Estamos cansados de ver desmandos sem as devidas responsabilizações. Vamos ver se agora se enontra um meio de desvendar o que existe de camuflado, se é que existe. Quanto ao manobrista, até se apossar da presidência da Câmara ele consegue facilmente, visto a submissão clara do atual presidente, que cada dia está em um galho. Hoje está compondo essa situação (agradecemos suas denúncias), mas amanhã, não sabemos onde estará. Méritos também ao Vereador Danilo pela sua posição de justiça acompanhando ao Dr. manzano, que apesar de terem assinado a criação da CPI foram altamente coerentes. É isso que precisamos, fiscalizar com responsabilidade e justiça. Esperamos que a Comissão busque com imparcialidade aquilo que o povo espera.

    1. Justiça seja feita, senão fosse o Luis Carlos, o esquemão da prefeitura ia continuar impune. E pelo que entendi ele deixou a Presidente para outro conduzir num ato de imparcialidade, ou seja, fez correto, pois ele era o autor diretor das denúncias. Qualquer ato no comando da organização da CPI ele seria suspeito. Parabens ele de deixar outro tocar a sessão. Agora o Lucas Cada um no seu quadrado nao teve a mesma postura, ele deveria renuncia a CPI, pois ta dizendo desde o início que ta tudo certo, o que todo mundo sabe, inclusive o prefeito e o Bardelim assumiram que a obra foi paga sem o serviço estar executado. Temos que cobrar uma postura do Lucas cada um no seu quadrado. Esse esta impedido moralmente de fazer parte da CPI.

  3. Que esta investigação(CPI) presidida pelo vereador Lucas Machado seja imparcial e não coercitiva por parte de seus “aliados” políticos”: Valdemir, Adriano, Aracélis…, mas transparente, séria… Quem o elegeu foram os tupãenses, e não os tais citados… respeito nessa hora com a cidade de Tupã…

  4. Até onde sei, não existe apenas esta denúncia de irregularidade. Me disseram que são dezenas e que serão desovadas de tempos em tempos. Além da traição bem provável da candidata situacionista, Waldemir terá que lidar com esta avalanche. Se for verdade o que me disseram, o prefeito entrou no seu inferno astral. Agora entendi o motivo dele sempre dizer que quer apenas pescar e que não aguenta mais política.

  5. No entanto, frente a um Legislativo avaro em boas leis e um Executivo pródigo em qualquer lei, o Poder Judiciário acaba por tbm assombrar o município com tantas decisões. Já o MP, guardião da sociedade, justiça e democracia, com seu protagonismo, triunfa sobre os três. Querendo fazer-se da hierarquia dos poderes, inunda o Estado e a sociedade com sua presença. Interpretando a Constituição, mais do que sendo por ela interpretado, faz-se cego à compreensão de q a sociedade tbm é capaz de reconhecer, respeitar, conviver e defender seus direitos. A Política de Tupã está “MACULADA”.

  6. Em entrevista a Rádio Tupã ele se saiu muito bem, foi tudo muito bem ensaiado, a imprensa não fazia pergunta fora do script, mas ele nao contava com a astúcia do Ribeirão e com a finess do presidente da casa. Agora muito me admira uma delegada, com tanta experiência não fazer uma pergunta sequer. Até o Ninha e o Bagaço falaram. Tudo bem que falaram o que mandaram, a resposta eles já sabiam, foi a mesma que o empresário deu na rádio. Que vergonha !!! que palhaçada !!!
    Engraçado que ele chegou todo botando banca e depois afinou.
    E a doutora estava brava por causa de uma moção?? ora ora .. com um assunto tão sério como esse ela disse pro Ribeirão que se não tivesse “perdido tanto tempo” com esse outro assunto” as pessoas homenageadas da Pastoral da moradia não teriam ido embora.
    Guardaremos bem os nomes de quem votou favorável .. o resto .. bem o resto é resto

    1. Falou a tudo… a Telma fez media com o Waldemir, mas ela esta se esquecendo que quem vota é o povo e ela sabe que nem o voto do waldemir ela tem. Abre o olha dra Tela. A Sra é inteligente, leva-se anos para construir uma imagem e um segundo para acabar com tudo. Eu sou um ex eleitor da Sra. Conte na urna, menos um. A Sra teve 1000 né. será menos um, o meu.

      1. Caro Augusto .. a conta dela está diminuindo a cada dia. Aqui em casa: menos 5. Eu, minha esposa, 2 filhos e uma nora.
        Calou-se mais uma vez. Quando esperávamos uma atitude digna dela. Lamentável

  7. Espero que não acabe em pizza, lembro quando tirei minha carta de habilitação, antes de fazer uma prova e estar apto para dirigir, tive que estudar sobre a LEIS e fazer aulas obrigatórias, depois habilitado sabia das responsabilidades em um trânsito, exemplo: caso eu passe um farol vermelho, posso levar uma multa e até perder minha carta, agora acho que uma licitação publica não foge a regra das LEIS, antes houve um estudo e aprovação, e tanto a empresa e prefeitura sabiam das LEIS, eu que sou leigo no assunto, sei que foi liberado R$ 100,00 para comprar 1 porta e instalar, vou ter que usar para aquilo e prestar a conta, agora ficar com essa conversinha de que teve que gastar o dinheiro em outra parte para adiantar obra…. vai enganar a mãe!!! Outra coisa bem legal, que vai acontecer, isso é fato, esses vereadores que estão defendendo a corrupção, querendo dispersar a atenção para o que esta acontecendo, irão vir na minha porta pedir voto, eu sou uma pessoa que não vou esquecer do que vi ontem na sessão, viu Lucas Machado… espero que o resultado de tudo isso seja positivo e que não acabe em pizza.

    1. Concordo com vc em Gênero, Número e Grau. Você esqueceu de falar da postura da Dra. Telma Tulim, alias Telma Tulim, porque …. afff… eu teria vergonha…

  8. Prezados Vereadores;
    É com muita tristeza q analisamos meticulosamente em nossa cidade, inúmeras falcatruas, mazelas e espúrios desta atual administração municipal, no q suscitou a improbidade administrativa, na qual os governantes são omissos e inoperantes na resolução dos problemas que afligi a população, deixando-se levar por atitudes irascíveis. Para tanto, devemos criar um novo e eficiente modelo de representatividade local q lute por todos q vivem aqui. Os anseios locais correspondem ainda ao momento em q as pessoas de bem clamam por mudanças na política e nos políticos. Exigem o resgate de valores como ética, transparência, honestidade e competência na vida pública. Todavia, a pessoas como o Dr. Luís Carlos, o Dr. Valdemar Manzano, Ribeirão e Danilo Aguilar q são políticos q prezam por princípios legais, éticos, morais e cristãos, vcs q são representantes do povo tupãense, reunidos em Câmara dos Vereadores para instituir um município democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma cidade mais justa, humana, decente, voltada para a evolução, crescimento, desenvolvimento, ordem e progresso de uma Tupã cada vez melhor! Dignidade, Probidade, Exatidão e ética são estas virtudes e/ou princípios q vcs vereadores empregam em tudo o q fazem, sempre conseguindo gerar bons frutos. Juntos, vamos banir este marasmo, desordem e ineficiência reinante nesta Gestão Municipal, mas para isso, é preciso mudar, inovar e renovar Tupã, realizando grandes feitos e conquistas, transformando a cidade num novo pólo de desenvolvimento regional. Dizem q as pessoas têm memória curta. Para evitar q essa disfunção orgânica induza ao esquecimento suas meritórias realizações, resolvi manifestar meu reconhecimento a vcs através desta dissertação, q preservará a história de Tupã, o registro de suas dinâmicas contribuições ao progresso do município e ao bem-estar da nossa gente.

    Obrigado, Vereadores!

  9. Nossa cidade precisa de uma liderança politica jovem, sem grana para comprar ninguém, e que faça as coisas por amor a cidade!! Hj sói tem falcatrua, esses politicos ta parecendo prostituta nas vesperas de eleição!”

  10. Por tudo o que estamos passando na parte política de nossa cidade, posso afirmar que, o que vemos é um verdadeiro programa circense… Um circo, como todos sabem, é uma empresa e, assim sendo, precisa ser bem administrado… Todos precisam agir em prol dele… O problema ‘deste circo’ é que, o palhaço quer aparecer mais que o trapezista… O domador quer ser mais importante que o malabarista… A bailarina, gorda, acha que pode abusar do ridículo. O mágico some com tudo, inclusive com a renda do circo… E o dono do circo, lá dentro do seu ‘trailer’ refrigerado, finge que nada sabe e nada vê… Faz-se amigo de todos para continuar dono do circo, mesmo sabendo que este poderá ruir a qualquer momento, pois o importante mesmo é estar sob a lona, custe o que custar… Este circo mais parece um teatro…

  11. Parabéns ao missivista Luis Morabito, colocou muito bem o que se passa nesse circo que virou nossa cidade.
    Na verdade, o circo não só parece teatro, mas é o próprio e os ensaios são feitos diariamente a partir das 12:00 no programa do locutor que é o lambe botas do prefeito. É tudo ensaiado, perguntam o que esquematizaram num verdadeiro teatrinho de ginásio, aliás o professor manja bem disso.

  12. A verdade é que em época de eleição todos querem aparecer e distorcer a verdade é fácil…colocar pessoas inocentes no meio também…a corda arrebenta para o lado fraco..a nossa cidade virou circo…apenas um vereador esta rindo das palhaçadas que fez, pois teve que fazer senão não aparecia na midia…FATO.

  13. CAROL…..CAROL…..QUERIA SER UMA MOSCA E TER ASSISTIDO O MALDEMIR TE DANDO ALGUM CARGO OU CESTA BÁSICA PRA VC ESCREVER TAMANHA BESTEIRA….

  14. è vergonhoso ver a cara do LUcas Machado nas sessões da Câmara. Querendo fazer todo mundo de bobo. Acredito que tds os q votaram nesse cara estão mto arrependidos. Isso não é vereador nem na China.Mas tenho a certeze que a resposta virá nas urnas, E o Bagaço então, dizendo que as explicações do B radelin tinham convencido? Com o histórico que ele tem cheio de sacanagem ele pode esquecer o que é ser vereador pois duvido que alguem irá reconduzir outra vez ao legislativo. Só serve para ser motorista, e olhe lá. Com todo respeito aosmotoristas tupaenses.

  15. Legal o EX-LIDER do governo (com muito respeito por voce) é o presidente da comnissão, se não tivesse acompanhado pela TV diria que foi maracutaia, mas não foi, eu vi o sorteio, com 2×1 Mansano perdeu e Tupã tambem, será que como presidente da CPI quem nem votou a favor, quem se demonstrou veememente contra vai se empenhar no caso ? A tentativa de colocar alguns vereadores como testemunhas ou como legalmente ou ainda emocionalmente envolvidos de fato seria algo bom, pois tirava a possibiliade de se chegar ao que chegou, Lucas Machado – “EX-LIDER DO GOVERNO” presidindo a CPI, a minha de preferencia de calabresa, pois se mandarem portuguesa ou espanhola vou achar que estão a me gozar ora pois, isso sem sache ou chance que seja !

  16. SENHORES JOÃO ROJÃO E SR. LUIS MORÁBITO…
    VAI CONTINUAR SENDO CIRCO SE NÓS, POPULAÇÃO DA CIDADE DE TUPÃ (PQ DE ESTANCIA NÃO TEM NADA) NÓS UNIRMOS CONTRA ESSA PALHAÇADA..
    É ANO POLÍTICO CERTO – CERTO! PORÉM TDO VIRÁ A TONA.. OU PELO MENOS ESPERA-SE.
    SR. LUIS MORÁBITO.. O SR. QUE ATÉ POUCO TEMPO ACOMPANHAVA UM POLÍTICO QUE JÁ FOI INFLUENTE NA CIDADE… DEVE SABER MTAS COISAS, MTAS SUJEIRAS NÃO..?
    O SR. MESMO FOI POSTO DE LADO PELO PRÓPRIO NÃO É? (O SR. E SEU AMIGO BRUNO ZAMAI)
    AGORA SERIA O MOMENTO… JOGAR LIMPO COM NÓS POPULAÇÃO PARA QUE NÃO SEJAMOS TAXADOS COMO OS BOBOS DO MOMENTO…
    LANÇARAM DRA DONADELLI SÓ POR SUA IMAGEM PURA, AMÁVEL E RESPEITOSA.. BEM CONTRÁRIA A DO TRATOR MOR… MAIS O QUE ELA FEZ DE GRANDIOSO DURANTE SEU MANDATO? COLOCOU A SAÚDE DE TUPÃ EM DIA, OU PRIVILEGIOU A CLASSE MÉDICA NA CIDADE?
    TODOS SE ESQUECEM DAS COISAS MTO RÁPIDO…
    CADE O CASO DO VALDIR BAGAÇO QUE ATÉ POUCO.. (ACREDITO QUE A SITUAÇÃO NÃO TENHA MUDANDO.. MAIS ESTEJA ESCONDIDA) ONDE ELE RECEBIA COMO FUNCIONÁRIO DA PREFEITURA E TBM COMO VEREADOR.. FIZERAM UM OBA OBA NA ÉPOCA E AGORA NINGUÉM SE LEMBRA… ELE CONTINUA RECEBENDO.. E AINDA COLOCA NO FACE QUE TÁ TRAZENDO GRANA PRA CONSTRUÇÃO NÃO SEI DO QUÊ? E UM MONTE DE BOBO CURTI….
    FAÇA-ME O FAVOR… É DURO GANHAR R$640,00 NO MÊS PRA QUE OS VEREADORES E A CORJA DO TRATOR MOR AINDA SAIA NO LUCRO…
    E QUE LUCRO NÉ!

  17. Nunca recebi nada de nenhum vererador ou o que seja… para mim nenhum vale nem um centavo..são todos do mesmo saco…ou voce acha que alguem esta preocupado com a população tupaense…o que importa é se eleger.

  18. Sabem por que o Valdir Bagaço se deu por convencido?? porque ele consegue ver as portas, a pintura .. é tudo fantasma que nem ele ..
    Ele que vá praticar o arremesso de bituca na praça da Bandeira .. é só passar por lá q verão. Mas tem q ter olhar especial pra ver FANTASMAS

    engraçado que pra ir naquele programa de rádio ficar se enchendo pra anunciar verba do deputado tal, ele sabe né? mas votar na CPI q é bom, nada

  19. Caro Francisco… Irei fazer aqui uma colocação: todos nós, meros seres humanos, erramos e, muitas vezes, por diversas vezes… Rsss… Acreditei, como muitos acreditaram, em novos rostos, novas idéias e novos ideais, mas, quando esta pessoa que você acha que seria a ‘diferença’ na política, ele acaba se ‘iludindo’ com o poder… Poder este que não existe em suas mãos, mas que, ele acha que tem… Me enganei e fui sim enganado… E muita gente também foi… E ainda seremos por mais algum tempo… Se lhe fui claro, grande abraço… EM TEMPO: no momento e pelos candidatos até agora postos, meu voto é NULO…

  20. E caro Francisco – a podridão impera em qualquer lugar onde o político age em benefício próprio e não do povo… Aqui não se faz diferente e o que vemos é uma enganação geral… Quem era, quer voltar… Quem está, quer ficar… Quem queria, não quer mais… E haja milhares de reais rodando na mesa de negociações, dinheiro este que deverá sair de algum lugar, já que ninguém (ou poucos) colocam o seu na ‘brincadeira’… Assim sendo, quem pagará será o povo, mais uma vez… Na minha opinião Tupan estará voltando aos tempos Carlão/Jesus… Mas o povo gosta de festa, praça e rojão, fazer o quê?… Abração…

  21. O Sr. Morábito naõ entra muito mas quando entra só escreve as verdades. Temos que parar de votar nesta gentalha de políticos de carteirinha, que nem emprego tem e só vivem do salário de vereador. Estes são os piores. Quero ver o jovem vereador vim pedir o meu voto este ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *