UPA: o desespero de uma filha vendo o pai morrer

Em tom de desabafo, tupãense confirma o que o blog já denunciou, o caos na saúde.

Denise Corrêa de Abreu

Eu, Denise Corrêa de Abreu , filha de Alceu Corrêa de Abreu, quero manifestar, em meu nome e de minha família, a imensa indignação que de nós toma conta desde a noite do dia 23/06, quando levei meu pai para a Santa Casa e não havia médico, no Hospital São Francisco também não havia médico,ainda que eu dissesse que seria particular. O caminho indicado por todos foi levar meu pai ao UPA e, em relação a isso, peço aos amigos e aos tupãenses em geral : CUIDEM DE SUA SAÚDE! Não esperem o socorro do UPA. Meu pai guardou dinheiro a vida inteira para ser bem tratado na velhice, quando precisasse, e nos hospitais de Tupã não tinha nenhum médico de plantão para urgências, nem ao menos para serem chamados quando a família do paciente estivesse disposta a pagar.

Fomos obrigados a nos dirigir ao UPA e, quanto a esta Unidade de Saúde , gostaria de dizer que seria um atendimento bem vindo, sim, mas apenas para casos leves. Obrigatoriamente, em uma cidade com a população de Tupã os hospitais deveriam ter , ao menos, um “bom médico “ de plantão, nem que fosse para atender particular, pois se houvesse um profissional naquela hora em que mais precisei e se meu pai tivesse sido atendido e encaminhado a UTI, ainda estaria entre nós.

TUPÃ VIVE UM DESCASO NO SETOR DA SAÚDE! Cheguei com meu pai nesta unidade de saúde – UPA – às 18h , visivelmente já entrando em parada cardiorrespiratória, com a pressão altíssima. Imediatamente esclareci a todos profissionais da UPA os problemas de saúde do mesmo , implorando em vão que o transferissem para a UTI de um dos hospitais, pois o quadro apresentado por ele já o levara, em outra ocasião para a UTI. A resposta que obtive foi que : “havia uma burocracia muito grande e que em ambos os hospitais NÃO HAVIA LEITOS DISPONÍVEIS”.

Insisti por 4 horas até que o quadro de meu pai piorou de tal forma que “ 4 horas depois” , às 22h do dia 23 de junho, do ano de 2012, data que nós jamais esqueceremos ele veio a óbito.

Foi apenas a partir do momento, bem próximo ao óbito, que levaram o meu pai a sério e tiveram consciência da seriedade do caso. Se o UPA é para atender TODA A POPULAÇÃO TUPAENSE não deveria ter profissionais capacitados? Capazes de identificar um caso grave e encaminhá-lo IMEDIATAMENTE para UTI? poderiam (talvez, quem sabe???) serem responsabilizados por negligencia?

Minha primeira pergunta a população tupãense é:
*Alguém saberia me dizer se é verdade que a PREFEITURA MUNICIPAL DE TUPÃ deixou de ceder verbas para os Pronto-Socorros dos Hospitais, direcionando todo o recurso APENAS para o UPA?
Minha segunda pergunta :
*Seria por isso que os Hospitais, ainda que tenham algum comprometimento para com a saúde da população, aceitem esta situação por estarem de braços cruzados?
Minha terceira e última pergunta e a mais importante : *Santa Casa, São Francisco, UPA … médicos que NÃO ESTAO ACEITANDO OS PLANTOES , PREFEITURA MUNICIPAL DE TUPÃ:
Algum de vocês, pessoas jurídicas ou físicas vão se responsabilizar e trazer de volta a vida do meu paizinho???????

LEMBREM-SE : VOCÊS NÃO SÃO ONIPOTENTES, NÃO SÃO DEUSES! NÃO BRINQUEM COM A VIDA E, CONSECUTIVAMENTE, COM OS SENTIMENTOS DAS PESSOAS, EM ESPECIAL QUANDO SE COLOCA INTERESSES PARTICULARES EM DETRIMENTO DA VIDA ALHEIA.

OBS: sinto que tenha que me expressar dessa maneira, pois sei que existem raras exceções em nossa cidade e para estes eu peço minhas sinceras desculpas.

SAÚDE DOMÉSTICA

Outra leitora escreveu ao blog por meio do Facebook demonstrando toda sua indignação com o despreparo do secretário de Saúde de Tupã, durante entrevista à imprensa:

Jota Neves …para o mundo quero descer….secretario Willian Manfré de Tupã deu o diagnóstico para o Toninho de Faveri de o porquê os hospitais e upa de Tupã estarem super lotados de pacientes…” sabe o que é Toninho as pessoas os pais quando seus filhos ficam doentes, qualquer coisinha, febre já saem correndo para os médicos…isso não pode…falo como pai…quando meus filhos ficam doentes…febre ou outro mal primeiro eu medico em casa dou um remédio pra cortar a febre e fico acompanhando só se não melhorar , se não tiver jeito mesmo é que levo nos médicos….e outra coisa os médicos do upa todos são diplomados com CRM e tudo….”…..como assim, diplomados? Existem médicos que não sejam diplomados?????????
E aí o que faremos então vamos medicar nossos filhos e familiares em casa mesmo como ele disse , que vai contra tudo que nos é ensinado …não devemos fazer auto medicação…agora o próprio secretario vai na radio e ensina o população se auto medicar????
E aí???? Como fica????
..Vilma está digitando ….

2 thoughts on “UPA: o desespero de uma filha vendo o pai morrer

  1. Secretário Willian, não tenho certeza que você disse isso, mas, se você disse mesmo por favor, leia o texto abaixo, é pra você:
    Você é uma vergonha pra Tupã, você é uma vergonha como ser humano. Uma vergonha como secretário. As suas atitudes e palavras não condizem com que qualquer pessoa comum espera de um ser humano.
    Se você não disse, por favor desconsidere.

  2. Passei por isto dias atrás, caro Jota, e o que vi foi um descaso e despreparo total… De que adianta ser tão lindo por fora e podre por dentro (UPA, AME, UME, etc)… Não sendo atendido por falta de médicos, corri ao São Francisco, que estava com as portas do Pronto Socorro fechadas… Fui à Santa Casa e depois de quase 2 horas, eis que chega um médico particular… Esta é a nossa ‘estância turística’… Venha visitar uma de nossas praças e morra ‘feliz’… Ou o MP verifica o que acontece ou morrerão mais e mais pessoas, cidadãos ou ‘pseudos turistas’… E principalmente falta de escrúpulos de muitos que fizeram o Juramento de Hipócrates… Grandes hipócritas…Abraço a todos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *