SAÚDE DE PRIMEIRO MUNDO…

Se fosse humilde, honesto e politicamente correto, assumiria os erros e as falhas

Por Valci Silva

O prefeito Waldemir Gonçalves Lopes (Tupã-SP) declarou em entrevista na rádio local que “NOSSA SAÚDE É DE PRIMEIRO MUNDO”. Se fosse mais humilde e honesto e acima de tudo politicamente correto, assumiria os erros, as falhas e deficiências da saúde, pois elas existem mesmo. Perdeu, novamente, a oportunidade de ser sensato e demonstrar grandiosidadepara um debate em prol da população tupãense. Porém como negar o inegável? O usuário que o diga.

Nenhum dos seus secretários de saúde, nos dois mandatos, teve autonomia para fazer o que deveria.Eram marionetes.É sabido que dentro do orçamento municipal se remanejam verbas a bel-prazer do prefeito, com conivência de secretários e vereadores que jogavam no mesmo time. Porém remanejaram verbas para outros interesses.

Os servidores da saúde ganham uma miséria, literalmente uma miséria para o esforço que precisam realizar, sem equipamentos, recursos e meios. Apenas como exemplo, cite-se os computadores, instrumentos de extrema necessidade na saúde, e em todas as áreas, são os piores que você possa conhecer. Verdadeiras latas velhas, com exceção dos equipamentos do paço municipal. Mas dinheiro para rojões, funcionários fantasmas, viagens e até festas, nunca faltaram… Saúde de primeiro mundo uma ova! Isso é nos chamar a todos de imbecis.O prefeito eleito Manoel Gaspar vai precisar gastar muito dinheiro na atualização dos meios, recursos e equipamentos para dar condições de trabalho a todos, em razão da negligência do atual prefeito e seus secretários.

Temos, também, chefes e administradores (diretores de saúde e outras áreas) despreparados no conhecimento de políticas públicas pertinentes e, muitos deles colocados por favorecimento e interferência direta ou dos secretários, ou do próprio prefeito, com os famigerados concursos manipulados e direcionados ao preenchimento interno das vagas. Como explicar dar um cargo de diretor de saúde a uma pessoa (nada contra a pessoa favorecida) que, em toda a sua vida, trabalhou em áreas de administração empresarial, por ser amigo do rei? Que venham a público e expliquem essas “mágicas”. Muitos bons profissionais deixaram a rede pública em razão destas questões. E não me venham os defensores de plantão fazer comparações salariais ridículas com os salários de antes e o de outras cidades, antes de tudo devemos cuidar na nossa própria saúde. Como a saúde pode ser de primeiro mundo, com tantas deficiências? Vão dizer o prefeito se excedeu! É típico de sua personalidade.

Falo de saúde mesmo atuando em uma área específica (saúde mental), pois sei como funcionam as coisas, afinal são 26 anos na área. Já fui conselheiro de saúde por diversas vezes e, num tempo em que por mais que “gritássemos” tudo era decidido de afogadilho e sempre pelo secretário de saúde.Um tempo em que eles eram automaticamente presidentes dos conselhos, pois eram impostos goela abaixo dos conselheiros, o que não ocorre há alguns anos, felizmente. Mas ainda assim, os conselheiros são engessados em suas posições com grupos favoráveis dentro do conselho. Quando um deles se posiciona sofre toda sorte de pressão e até perseguições em sua vida pessoal. Acreditem se quiser, mas acontece. Aliás, o que fizeram com maestria nessa atual administração foi perseguir pessoas e grupos que não concordavam com suas práticas.

Por muitos anos fiz parte do grupo técnico de doenças crônicas da DRS IX Marília, como membro atuante para promover as políticas públicas nesta área. Coordeno, voluntariamente, o Programa de atenção ao tabagista de Tupã há nove anos consecutivamente.Fui coordenador do Ambulatório de Saúde Mental por dois anos e, ninguém, ninguém mesmo dá atenção e importância que deve para esta área. Reuniões para cá, para lá e só. Ação concreta como uma necessária reforma para humanizar o atendimento e dar dignidade, tanto ao servidor quanto à população, que fazem uso do ambulatório, nunca ocorreu, mesmo com nossa insistência quando coordenador, assim como com o atual.Enviam os técnicos para idealizarem projetos, ouvem os interessados e vão embora e nunca mais voltam para concretizar nada.

Tal reforma não é só para o embelezamento e conforto necessários, mas sim por questões de segurança de todos, já que crianças, jovens, idosos, doentes agudos e crônicos, com ocorrências de crises, todos ocupando o horrível espaço que chamam de “recepção”, local aberto onde o sol, a chuva, o vento e todas as ocorrências do tempo, afetam a longa espera para os atendimentos. É irresponsável e desumano e o prefeito vem falar em saúde de primeiro mundo!É patético e trágico, isso sim. A última vez que o prédio foi pintado, em minha gestão como coordenador, foi no ano de 2007… Passe lá, faça-nos uma visitinha e você vai ver que “belezura” é aquele monstrengo de prédio. Graças aos servidores dedicados que temos lá é que conseguimos manter os serviços minimante humanizados.

Tem mais, caro leitor. Não dispomos de uma ambulância própria e adequada para o transporte de pessoas que precisam ser buscadas em suas casas, geralmente em crise. Faz-se necessário aguardar a boa vontade do setor de transporte em “fazer o favor” de ceder um veículo que nem de longe é apropriado para as necessidades específicas. Geralmente, este atendimento é feito, mas com horas de atraso. E isso não é diferente nas demais unidades de saúde. Pode conferir.

Gasta-se dinheiro de forma inútil e mal planejada. Aqui está o fato. Gastaram tanto dinheiro com um sujeitinho que se dizia o “papa” da humanização e cadê a humanização da saúde? Aliás, onde anda esse sujeitinho? Ainda mamando nas tetas da administração?Aquele período foi uma vergonha para o servidor público que nada aprendeu ou conseguiu colocar em prática. Do contrário teríamos um mínimo de humanização. Insisto. O que temos de humanizado são os esforços e a dedicação da maioria dos servidores da saúde. Senhor prefeito seja honesto e acima de tudo correto com a população e venha a público explicar isso. Tente explicar, também, o quanto prejudicou os servidores, não só da saúde, lhes tirando entre outras coisas, a insalubridade, a periculosidade, com o seu maléfico plano de cargos e salários.

Visitem também os outros prédios da área de saúde e verão que não são nada diferentes das condições do Ambulatório, que estou colocando como referência dos demais. Os moradores do Jardim Jaçanã precisam descer e subir por dentre a linha férrea para terem acesso ao péssimo prédio do PSF local e também à unidade escolar. Aliás, aproveitando o ensejo, onde estavam os vereadores que não cuidaram desta realidade colocando entre os bairros uma passarela de acesso? Pessoas daquela área até quebraram as pernas andando por lá, além de frequentes machucados. Saúde de primeiro mundo! É o fim da picada ouvir isso… Os moradores destas imediações podem atestar o que vou afirmar: os técnicos deixam de cumprir seus deveres por não possuírem transporte e condições para as visitas nas casas e muitos moradores não procuram a unidade de saúde por não terem suas necessidades atendidas.Como pode ser constatado, o atual prefeito e os seus secretários de saúde só fizeram promessas de melhorias. Saúde de primeiro mundo, hein seu prefeito!

Infinitas vezes tive, assim como os demais colegas, que interferir nas áreas de agendamentos e consultas,de pacientes do ambulatório que necessitavam da área clínica ou exames e que, não tendo mais onde procurar soluções, nos solicitavam apoio. Cansavam de bater à porta das unidades de saúde e serem empurrados de um lado para o outro. Vejam como esse tipo de atendimento pode adoecer uma pessoa, além de suas próprias realidades.E NÃO ESTOU COLOCANDO A CULPA NOS SERVIDORES DESTAS UNIDADES, MAS SIM NA FALTA DE MEIOS E RECURSOS QUE NÃO DISPÕEM.

Por outro lado, até hoje não conseguimos, enquanto grupo de saúde, criar uma “rede de saúde”, por mais que tenhamos tentado. Enfim, são muitas as deficiências e que não dependem apenas de recursos, mas também de reorganização e ajustamento, bem como o remanejamento de muitos servidores que já se acomodaram nas condições de trabalho precário. Principalmente, é preciso fazer uma profunda reciclagem no conhecimento de todos nós. Tudo isso deveria ser gerido por um secretário que se dedicasse à pasta e não somente aparecesse por lá para assinar papéis, como foram nestes últimos anos. Nenhum deles dedicou-se, de fato, ao aprimoramento e melhoria da área, apenas usaram o cargo e suas benesses.

Não tem sentido colocar um secretário com este perfil, como todos os anteriores que assumiram e não dispunham de tempo em razão de cuidarem de suas profissões. O secretário anterior além da secretaria de saúde administrava um hospital. O Atual secretário se divide entre duas pastas. É preciso alguém que possa dedicar-se à pasta, somente assim poderá enfrentar e realizar as mudanças necessárias.

A atual administração se vangloria aos quatro ventos da implantação de dez PSFs. Sim, criaram, mas todos tem eficiência, médicos, técnicos competentes, meios e recursos para o bom atendimento? Sejamos coerentes e honestos e,sem exageros,perceberemos que isso será uma herança maldita para o próximo secretário que terá que reestruturar o que ficou deficitário e até crônico. Não existe no Brasil saúde de primeiro mundo, nem mesmo quando você paga. Porém, podemos fazer melhor sim. Iniciemos admitindo as falhas, as deficiências e poderemos partir de um ponto de referência,corroborando para a sua melhoria.

Quanto à fala daqueles que defendem nossa saúde como boa, devemos levar em conta as melhorias que houve.Porém, quando um usuário é bem atendido ele deduz que todos o são, por isso muitos defendem a saúde. Essa é uma visão ingênua e apressada. É preciso considerar o todo e não uma parte interessada. Ainda temos o UPA e o AME, mas que são para outro momento desta análise.

E O PREFEITO VEM FALAR QUE A NOSSA SAÚDE É DE PRIMEIRO MUNDO. Não fosse trágico seria cômico.Acorda, Waldemir. Faça uma “mea culpa a lá Carminha da Avenida Brasil”, em seu fim de mandato, e admita o que todos estamos vendo e vivendo. O pior cego é aquele que não quer ver. Parafraseando um ditado antigo: “Não seja mais teimoso do que o rei”.

12 thoughts on “SAÚDE DE PRIMEIRO MUNDO…

  1. É evidente q a atual administração municipal está desprovida de ser “INTÉRPRETES DA REALIDADE LOCAL”.O governo de Tupã deveria analisar a intrincada estrutura social e agir para atenuar os problemas na vida dos cidadãos. Alguns dados mostram o Brasil como um País promissor. É o maior exportador de vários produtos agrícolas, um gigante na produção de minérios de ferro, participa cada vez de forma mais ativa das decisões economicas globais e, aos poucos, tem avançado. Apesar disso, o Brasil continua desigual, não só em distribuição de renda, mas em acesso a serviços como educação e saúde. Algo parece estar fora da ordem quando ilhas de prosperidade, em que uma abastada elite dispõe de bens tecnológicos de última geração, convivem com bolsões de miséria sem saneamento básico. Essa sociedade heterogenea nos coloca desafios. Não existe saúde de primeiro mundo VALCI, o atual Prefeito está forjando o atual cenário político do município, padecemos sobre as mazelas políticas deste tirano, autocrático, permissivo, paternalista, assistencialista e demagogo, ele está ludibriando uma conjuntura e/ou contexto q não é genuíno e nem oportuno, é inusitado!A população pode asseverar q a saúde está notadamente deficitária, alarmante, caótica, perniciosa, nociva, precária e omissa. Este Prefeito não tem sequer é vergonha na cara de dizer isto na rádio local, cadê a ética, transparência e a honestidade na vida pública, governo de Tupã: “DESRESPEITO POR VOCÊ”. Fora Waldemir, volta para a sua cidade natal q é Bilac seu administrador de meia tijela, 8 anos de gestão pública medíocre e/ou trivial, uma política vagabunda dessa, ninguém merece GRAÇAS A DEUS O POVO DE TUPÃ OPTOU NA MUDANÇA, NO NOVO, NA REVOLUÇÃO, e não na continuidade do marasmo, da desordem e da ineficiência reinante neste cenário maléfico de Tupã. Uma política nefasta, funesto que emerge cada vez mais forte na percepção do povo tupãense.chega de estagnação, inércia, marasmo, vamos resgatar o desenvolvimento e progresso do município de Tupã, com astúcia e perspicácia q tanto almejamos no futuro em prol da nossa população. vibra meu povo, vibra meu povo, vibra GASPAR.

  2. É verdade, os ambulanceiros viajão, fazem bate e volta ,principalmente para SP ,imagine, em sampa não tem nem lugar para repousar, que humanização, que primeiro mundo.

  3. verdade amigo saúde de primeiro mundo kkkkk, o Brasil inteiro tem problema com saúde apenas em tupã que não, faz me rir, e o mesmo que servidores públicos municipais que perderam a motivação pelo o trabalho com o grande plano de carreira, espero que o novo prefeito não faça as tradicionais barganhas políticas, fazendo escolha de seus secretários sem conhecimento na área sem conhecimento de causa,não podemos ficar com esse tipo de vício com esses concursos fraulentos, e outras coisa que foram feitas nessas gestão, provas de concurso queimandas sabe onde foi para kkkkkkk, o vício pode ser a derrota daqui 4 anos, a seriedade e transparencia é a vitória no futuro,valorize meu voto,,,,,,,

  4. CARMINCELIS DIZ PARA MAXGOLDI:

    E AGORA BEM, QUE VAMOS FAZER DE NOSSA VIDA BEM, O GASPAR GANHOU BEM, TAMO FUZILADO AGORA BEM.

    E MAXGOLDI COM A MAIOR CALMA RESPONDE PARA CARMINCELIS:

    FIQUE TRANQUILA MORZIN, A LOTERICA SERÁ NOSSO GANHA PÃO

  5. Valci,se não me engano houve em sua explanação uma demonstração até de certa magoa com o atual administrador no que tange a saúde, o que é muito compreensível e normal face a situação da mesma; Porem denoto certa preocupação de que pessoas LIGADAS muito INTIMAMENTE a atual administração rondam Manoel Gaspar, que o criticavam e faziam campanha contraria até, conforme se tem verificado e inclusive anunciado a pretensão dos mesmos à futura administração – com comentados até no buxixos do Diário de Tupã, nesta segunda feira – até referenciado em seu parecer.
    Claro que o Gaspar não governa e não governará só, BUXIXO a parte, creio que o Manoel não ira inchar a maquina, não deverá aumentar tanto assim o salario de seus secretários (Aliais, algum de seus ex secretários saiu da PEET rico ? Ganhou alguma herança enquanto trabalhava para ele ? ), deverá ouvir os que o apoiaram , sim claro isso ele deverá fazer, mas dai passar por tudo que ele passou nos últimos (quase) 8 anos, as perseguições, as balburdias de campanha, as calum icas, os ataques morais (não só a dele!) para entregar o município a incompetentes só por politica amizade, isso com certeza ele não fará, se fosse para fazer isso ele não teria entrado nesta.
    Abraços e Paz, companheiro !

  6. Esses seus os políticos que minha velha e querida Tupa escolhe. Tupa é como uma familia apodrecida, nós amamos, sentimos saudades, falamos bem dela para todos, mas quando estamos reunidos sabemos de nossas podridoes: um patriarca ladrão, uma irmã drogada, tio pedofilo e mãe adultera.

  7. para a alegria dos servidores com o gaspar tickets, para os seus secretários $$$$9.000,00, paras os vereadores eleitos $$$$$8.0000,00, e os cargos de diretores os cabos eleitorais pra ser nomeados sem conhecimento algum verdadeiros despreparados para manchar a administração, espero que os novos concursos sejam aprovados os melhores candidatos, não com as provas dos concursos queimados ou desaparecidos, essa maneira de governa é arcaico e nós eleitores já sabesmos disso,vamos ver as promessas que foram feitas,creches até as 19:00hs, bolsa família municipal,viaduto na zona leste,complexo da fotografia,arena de eventos,informatização da prefeitura,reajuste para o servidor,a reestruturação das vias do munícipio,caminhada é longa mais 4 anos passa rapido demais,os eleitores vão acompanhar essa trajetória,vamos ver se o legislativo vai mesmo fiscalizar o executivo…….

  8. No seu governo, Gaspar trouxe o Posto de Saúde da Vila Abarca, implantou as três primeiras unidades do PSF – Programa de Saúde da Família construiu o prédio da unidade de saúde da zona Sul e implantou o Posto de Saúde Dr. Pedro T. Nassif. Quando Gaspar foi Prefeito não faltavam médicos, profissionais e medicamentos nas Unidades de Saúde (médico mais próximo das famílias e atendimento de qualidade). Gaspar trouxe para Tupã uma nova mentalidade de atendimento na área de saúde, que foram as primeiras unidades do Programa Saúde da Família, reformou e ampliou Postos de Saúde, trouxe programas e projetos do Governo Estadual e Federal.

  9. se vc fosse tão eficaz como diz ser poderia ter feito mais pela saúde, ja que vc estava envolvida dentro dela, é fácil falar mas difícil fazer, pois vc sempre foi bom de lábia mas de pouca ação, acho incrível vc criticar justamente uma área que vc tambem atuava, se a saúde de tupã é uma merda, um pouco disso tambem é responsabilidade sua, pois vc tambem faz parte desta saúde de merda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *