O presidente da Comissão Processante de Inquérito “CPI das Artes”, vereador Lucas Machado (PSDB-Tupã,SP) disse que pretende manter em sigilo ao menos até o fim das oitivas das testemunhas e envolvidos no escândalo sobre irregularidades nas obras do “Espaço das Artes”, localizado na Avenida Tamoios, esquina com Rua Tapajós.
Os depoimentos do rol de testemunhas devem ser concluídos no dia 6 de novembro, apesar do feriado de Finados nesta sexta-feira (2). Na próxima semana devem ser interrogados a secretária de Cultura e Turismo, Aracelis Gois Morales, o empreiteiro Rogério Bardelin, dono da construtora acusada de ter recebido sem prestar os serviços de acabamento da obra e o engenheiro José Roberto Rasi. Os depoimentos serão nos dias 5 e 6 respectivamente.
Ontem (29) foram ouvidas pelos integrantes da CPI, o músico Jess Aparecido Coelho, arquiteto da Secretaria da Planejamento Valentin César Bigeschi. Nesta terça-feira (30) também foi interrogado o autor do projeto arquiteto Edivaldo Sanches. Ele doou o projeto do Espaço das Artes para a prefeitura e não participou de nenhuma eventual alteração que a obra tenha sofrido.
Uma das testemunhas arroladas no processo, o arquiteto Valdemar Mozena Filho, foi desconsiderada e não será ouvida pela Comissão. Os depoimentos mais esperados mesmo devem acontecer na semana que vem. Os principais suspeitos de envolvimento no esquema denunciado ao Ministério Público serão interpelados pelos integrantes da CPI, respeitando a seguinte ordem: Na segunda-feira (5) às 10 horas, Aracelis Gois Morales e às 15 horas, Rogério Bardelin. Na terça-feira (6) o engenheiro José Roberto Rasi.
A ACUSAÇÃO
De acordo com a denúncia feita oficialmente pelo presidente da Câmara, Luis Carlos Sanches (PTB), a Construtora Bardelin teria recebido por serviços não executados como: piso, pintura, reboco, telhado, colocação de janelas, portas e outros. Por esses serviços não realizados a construtora teria recebido adiantado mais de R$ 160 mil.
As planilhas eram conferidas e atestadas como legais pelo engenheiro José Roberto Rasi, lotado na Secretaria de Planejamento comandada pela arquiteta Jeane Rosin. Já turismóloga Aracelis teria sido responsável por alteração do projeto, aditamentos de valores sem constar em documentos e assinava até como arquiteta, numa possível intenção de enganar técnicos do governo estadual.
Os documentos que comprovariam as irregularidade foram obtidas pelo blog e repassados ao presidente do Legislativo que durante a tentativa de constatar “in loco” foi apreendido na obra e só liberado com a intervenção da Polícia. Após as denuncias o prefeito reuniu todo o seu staf e foi até o espaço teatral “encenar” legalidade e acenar para uma suposta ação política com a intenção de desmoralizar sua administração. O fato é que até o Tribunal de Justiça embargou a obra para apurar as irregularidades vistas a olho nu.
LUA DE MEL
Os integrantes da CPI ainda não souberam informar se a suposta “Lua de Mel” da secretária de Cultura e Turismo, Aracelis Gois Morales poderá ou não atrapalhar seu interrogatório, marcado para segunda-feira (5). Conforme divulgado pela imprensa local, Aracelis casou-se no sábado (27) com o ex secretário de Governo, Adriano Rogério Rigoldi.
Um dos depoimentos mais importantes até agora, foi o do arquiteto Valetin Cesar Bigeschi. Não há informação sobre o teor de suas declarações, mas não será novidade se ele direcionar eventuais situações que possam comprometer ainda mais a principal pivô que originou a única CPI já instalada contra uma administração municipal. Aracelis faz parte do Núcleo Íntimo da Administração (NIA).
O NIA foi uma denominação encontrada pelo blog para nomear as pessoas mais próximas do prefeito Waldemir Gonçalves Lopes (PSDB). Quase sempre são elas, as mesmas a se envolverem em situações de promiscuidades administrativas como: fraudes em licitações, concursos públicos, notas frias, superfaturamento em eventos e outros possíveis atos de improbidade e peculato.
mas … não seria aberto ao povo?
PELO QUE PARECE, COMO O WALDEMIR PERDEU A ELEIÇÃO, ABANDONOU A CIDADE DE VEZ, VEMOS BURACOS PELA CIDADE, OBRAS PARADAS ETC!!
QUE SE FODA O POVO, ENQUANTO ELE ESTAVA AI MANDANDO E DESMANDANDO E COMPRANDO FAZENDAS E GADOS TRANQUILAMENTE ENQUANTO O MINISTÉRIO PUBLICO DORMIA TINHA INTERESSE, OU SEJA, INTERESSE DE CONTINUAR NO PODER E COMPRAR MAIS E MAIS FAZENDAS. MAS AGORA QUE PERDEU, QUE FODA ESSE POVO!!!!!
WALDEMIR GONÇALVES LOPES – PRESIDENTE DO NIA
ADRIANO RIGOLDI – TESOUREIRO DO NIA
ARACELIS GOIS MORALES – TURISFRAUDE DO NIA
POVO DE TUPÃ – BOBO DA CORTE
Nem o Natal na Praça sera feito esse ano.
Agora posso asseverar q a cidade de Tupã estagnou de vez mesmo, obras paralisadas, turismo de eventos acabou de ser dissolvido pela a atual administração municipal, eu posso afirmar tbm q depois da derrota irrefutável o poderoso chefão ficou exacerbado, atônito, estupefato, irado, tedioso, rancoroso com a vitória expressiva, acentuada e exponencial do Sr. Manoel Gaspar q baniu de uma vez por toda esta era maldita, maléfica, perniciosa, nociva deste “DITADOR TIRANO”, advindo de uma política pública voltada unicamente em proveito próprio, de interesses temerários.