Filho pródigo: ex-secretário da Saúde e administração de Tupã-SP enfrenta desconfiança da Câmara na volta para casa

Terminada administração Waldemir Gonçalves Lopes (PSDB) alguns ex-secretários tentam voltar às origens dos seus respectivos cargos e encontram a desconfiança na volta para “casa”. É o caso de Wilian Roberto Manfré Martins (PSDB) que atuou como duplo secretário nas áreas da saúde e administração.

O cargo de origem é a Câmara. Concursado atuava no setor administrativo-jurídico e deixou o cargo depois de aceitar convite do prefeito Waldemir para ser seu secretário. Na “escolinha” do professor se transformou assim como outros secretários, quando chegaram ao poder. Esqueceram as origens e magoaram servidores, colegas de trabalho e a população na defesa de interesses obscuros.

Como secretário da Administração, Martins defendeu os concursos sob-suspeitas de fraudes que prejudicaram centenas de pessoas, enquanto a própria mulher era beneficiada. Além dela, os secretários de Governo, Adriano Rigoldi e de Meio Ambiente, Eliseu Borsari Neto (PSDB), além do próprio cunhado do prefeito.

Como secretário da Saúde, Martins disse que o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foi prejudicado porque o povo foi ao local “experimentar” o atendimento. Como quem dissesse: “o povo foi experimentar injeção errada, negligência médica e até a morte, pelo simples prazer de querer testar a novidade”.

Em entrevista à imprensa como representante da Saúde do município pediu que a população se automedicasse ao invés de ir a UPA. “Eu faço isso com meus filhos, quando eles têm problemas de saúde”, afirmou. A sugestão é condenada pela medicina.

Como integrante da “tropa de elite” do prefeito comandou ao lado da vereadora Telma Tulim (PSDB) tentativa de intimidar o blog com processos pedindo indenizações de R$ 50 e R$ 10 mil respectivamente, alegando terem sido caluniados e difamados na questão dos concursos que estão sendo investigados pela Justiça.

Debochado, Wilian Manfré Martins usou o termo “boquinha” de forma depreciativa ao próprio cargo que ocupava, quando tentava explicar-se sobre os desmandos na área da saúde. Acreditava que quem denunciava as mazelas administrativas do Governo Waldemir, pretendia ocupar o cargo dele ou a “boquinha” como ele próprio rotulou a pasta que ocupava.

Portanto, Martins que havia deixado a sua casa, foi convocado a retornar, mas procurou a Justiça para se manter ao lado do poder. Terminado o pseudo poder, quer retornar ao Legislativo, mas como filho pródigo da parábola bíblica enfrenta a desconfiança dos vereadores.

Ele pretende voltar, mas como assessor parlamentar do vereador José Ricardo Raymundo, “Ricardo Lajes Tamoyos” (PV). “Acontece que o pecado praticado na vida de egoísmo e, em busca dos prazeres do poder o fez desperdiçar seus eventuais dotes e amargar a possível tristeza dos dissabores da desconfiança de seus irmãos”.

Sem a permissão da Mesa da Câmara, Wilian Manfré não poderá exercer o cargo de assessor parlamentar e deverá buscar na Justiça o contrário daquilo que pretendia há três meses. O filho pródigo sempre volta à casa do pai, mesmo depois de gastar todos os seus créditos. A busca é pela manutenção da boquinha. Questão de sobrevivência. Quem viver verá!

18 thoughts on “Filho pródigo: ex-secretário da Saúde e administração de Tupã-SP enfrenta desconfiança da Câmara na volta para casa

  1. Sabe o q eu acho??????
    Acho pouco !! o que queríamos ver era ele perder a boquinha de uma vez.
    Mas vamos aguardar .. aqui se faz, aqui se paga.
    Arrogante, prepotente .. não há adjetivos suficientes para qualificarmos o Wilian. Só quem comeu o pão q ele amassou sabe do que estou falando

  2. Falar que o “povo foi ao local experimentar o atendimento” do UPA e “pedir que a população se automedicasse ao invés de ir a UPA”, esse cara só pode ser um imbecil!!! Se eu fosse o Ribeirao demitia este idiota!!

  3. Esse moço, de boa formação intelectual, de boa família, mãe exemplar e uma grande batalhadora, triste viu seu filho desvirtuar-se… Quando Secretário de Saúde, empobreceu e usufruiu(boquinha) do cargo e nada fez pela pasta. Foi apenas um leão-de-chácara, obediente ao seu dono.. Agora quer de volta algo que não fez por merecer. Se houvesse sido digno dos cargos que ocupou hoje seria recebido com festa na volta a casa de origem, mas conspurcou as oportunidades que a vida lhe deu. Que pena. Agora amargará, “pois cada um segundo suas obras”, a semeadura é livre… Lamentável. Poderia ter sido brilhante a sua curta trajetória política. Potencial tem, mas não soube, inteligentemente, aplicar.

  4. Sabe Jota, o William exercia na Câmara, um cargo para o qual fora devidamente concursado. Infelizmente foi envolvido por elementos do executivo, que lhe acenaram com o poder e o poder quando sobe na cabeça, alucina o homem ganacioso e este, não mede consequencias para conseguir sempre mais. Foi uma pena ele se perder desse jeito;bom moço, de familia conhecida, temente a Deus, mas…
    O que revolta é ver outros secretários e secretárias que usaram e abusaram de seu poder, enquanto o “deus Waldemir” mandava, agora gosarem de cargos conseguidos através de falcatruas, como é o caso da secretária de educação, a Carla e a de turismo, a Aracelis.Isso é uma vergonha e se o atual prefeito admitir essa situação, vai ficar desacreditado perante seus eleitores.
    Isso sem falar da Diretora de escola, amiguinha da Carla, que nem habilitada estava para ser nomeada, mas assim mesmo o foi. Hoje, ocupa o cargo de diretora na EMEIEF Mario Covas(que aliás deve estar se revirando no túmulo diante de tanta desonestidade)A populaçao espera que esses absurdos sejam corrigidos.

  5. Já foi tarde ele e seus amigos da ‘Escolinha do Professor Maudemir’. Que vão trabalhar de verdade pára ganhar os seus sustentos. Muitos deles terão que procurar emprego em outras cidades pois aqui ninguém os querem. Enfim livres de todos.

  6. Concordo com a Maria Clara .. esse moço se transformou. Mas esquece que o mundo dá voltas.
    Deveriam colocar ele pra assessorar a doutora né?
    Aliás, parece que o cargo de “afilhada” do (EX)prefeito também não existe mais. Não acredito que ele assim a considere mais. Não foi com carinho que andou falando dela, vai ver foi por isso que na festa do papai noel na Praça da Bandeira, ela ficou tão no cantinho dela. E com uma “amiga” sua, Jota Neves. Abra o olho !!!!!

  7. Em relação a esse senhor, admiro homens fiéis que não mudam de lado conforme o poder vacila. Uma ode ao William e todos homens que têm coragem de ser fiéis no que acreditam!!!

  8. Prezado Jornalista Jota Neves

    Prefacialmente gostaria de esclarecer que leio atentamente seus artigos e que acompanho às notícias de Tupã, mesmo morando em São Paulo, por meio deste conceituado “site”. Comungo de vários entendimentos teus nos mais váriados assuntos, mas nesse, que descreverei abaixo, o senhor está completamente enganado.
    Explico: Suas falácias em relação ao Sr. Willian Roberto Manfré Martins (meu amigo pessoal há mais de 30 anos) soam como deboche dos fracos que usam os meios de comunicação para alterar a verdade dos fatos.
    O Sr. Willian, como “homem público” sempre honrou seu mister. Nunca atacou ninguém em vão (sou testemunha ocular), ao contrário de muitos.
    Falo isso porque acompanhei suas “denúncias” da administração passada e vejo que agora você faz uso de sofisma para atacar quem sempre desempenhou com brilhantismo o cargo público, independentemente de ser Secretário Municipal ou Assessor Jurídico da Câmara Minicipal.
    Quero ver se agora você vai honrar seu título de jornalista (se é que o tem) manifestando-se com a mesma intensidade a respeito dos temas desenvolvidos pela atual administração.
    Peço que se informe mais antes de falar de pessoas honradas que nunca tiveram fastos que a desabonassem.
    Pelos 17 anos militando na advocacia encontrei várias pessoas que atacavam outras por apenas “ouvir falar”. Não faça isso e “não venda a alma” aos “PODEROSOS” atuais.
    QUERO VÊ-LO COM SEMPRE VI, OU SEJA, PRATICANDO O JORNALISMO COM ISENÇÃO. HONRE SEU NOME!!!
    Por fim, apesar das palavras duras continuo sendo seu leitor.
    Publique este comentário em nome da ISENÇÃO JORNALÍSTICA, para o bem do Estado Democrático de Direito.

    Grande Abraço.

    Reinaldo Danelon Júnior

    1. Caro Reinaldo, as minhas “falácias” são baseadas em fatos jurídicos e em falácias do destempero do seu nobre par que não honrou o título que eventualmente possui. Quero dizer que quem titulou o seu cargo público com suposta desonra não foi eu. A intensidade da minha atuação seja no jornalismo ou na vida pública, sempre foi na mesma proporção da ética, moral e do bom costume há três décadas e, não será uma opinião que me fará mudar um milimetro para mais ou para menos daquilo que tracei no berço da vida. Não há hipótese nenhuma de mudar o rumo daquilo que Deus traçou para que eu fizesse. Veja, atuo na área o dobro do seu tempo e na vida aprendi e você também terá essa oportunidade de que não se ataca por “ouvir falar”. São fatos jornalísticos quando um homem público que por ouvir falar ataca a moralidade e a ética em nome de um pseudo poder. Sempre respondi e respondo até hoje com processos nas áreas civil e criminal por tudo aquilo que falo e escrevo e nunca perdi nenhum processo numa disputa judicial. O homem de verdade dignifica o cargo público, tornando-o grande por menor que seja a sua titularidade. O homem de mentira ocupa cargo público e por mais graduado que ele seja, será sempre usado para manipular a verdade dos fatos. Assim como nunca houve até os dias atuais, não haverá homem e nem cargo nenhum que me fará desonrar os meus princípios baseados na ISENÇÃO do bem estar do Estado Democrático de Direito da Verdade dos fatos. Por essa atuação isenta e na defesa dos interesses da cidadania sempre paguei caro, porém, a recompensa também sempre foi em dobro, independente do valor do bônus. Para mim, é direito democrático o direito de comungar ou não com as minhas ou suas idéias; mas uma coisa é fato: contra fatos não há argumentos. Obrigado por ser meu leitor e um forte abraço!

  9. Jota
    Não liga para que estas pessoa de nome Reinaldo fala não, pois ele não sabe que vc é jornalista e divulga fatos veridicos apurados com responsabilidade. Pergunta para este fulano ai, que se acha que o o sabido, se ele ja assistiu alguma vez televisão ou radio e ouviu uma noticia falsa de um jornalista? Creio que ele nunca deve ter ouvido falar de uma noticia falsa proferida por um jornalista, pois o jornalistas são profissionais voltados a trazer a verdade dos fatos para a população, ao contrario de pessoas que exercem mandato politico, que não da para acreditar num puto de palavra que eles falas. Este cara ai tá afim de confundir os leitores do seu blog e desviar o assunto, além de querer confundir a sua figura de jornalista com a de politico. Assim, nao liga para o que este louco fala não!!

  10. Até entendo o TICO (Reinaldo Danelon Júnior) afinal é uma amizade de tanto anos. Porém, ele não acompanha in loco a atuação do amigo Wilian.
    Está na hora de rever alguns conceitos, caro Tico. O Wilian não é mais aquele nosso amigo da faculdade. Se mascarou, pisou nas pessoas .. Pergunte aos funcionários da saúde e aos demais q foram subordinados a ele. Lamentável !! Tinha tudo pra ter um futuro brilhante, mas vai acabar sozinho.
    Não vejo como deboche o que o Sr. Jota fala dele. Se vc acompanhasse as sessões camarárias entenderia o que falo. Quem usou de deboche foi o seu amigo. Ele disse que processaria o Sr. Jota, como de fato o fez .. e que até uma geladeira velha servia .. que todo mundo quer uma boquinha (assim como ele tinha). As palavras foram deles.
    Abraços

  11. passei por essa pessoa diariamente durante meses, e com sua humildade de um secretário nunca me falou bom dia servidor… por isso adorei ser seu subordinado,que nós servidores jamais passamos por isso novamente,,,,,,, orespeito por você foi até 2012, boa sorte ex secretário……

  12. Cara colega Reinaldo TICO
    Se você morasse aqui e acompanhasse tudo bem de perto, não estaria defendendo seu amigo assim. E se tivesse tanta mentira por parte do Jota, que aliás, é o único da imprensa que não se vendeu, ele teria perdido o processo para o Wilian boquinha, concorda?

  13. Quem depende de medicamentos de alto custo como eu, sabe bem o que ser desprezada e humilhada por esse ex secretário. E quem for agora na Secretaria da saúde vai ver como as coisas mudaram. Os funcionários estão de bem com a vida, atendem a gente muito bem, o clima é outro e quem ganha com isso somos nós, contribuintes. Sorte nossa ter o Brito de nova. Gente como a gente, simples, humilde mas com muita boa vontade. #pronto falei#

  14. Prezado Jota Neves

    Em resposta aos comentários acima, gostaria de esclarecer que em nenhum momento pretendi “macular” sua opinião. Respeito seu ponto de vista e reafirmo, sou seu leitor.
    Não obstante, desta vez descordo totalmente de você. Mantenho minha opinião sobre o Sr. Wilian Manfré ao qual credito somente adjetivos honrosos e positivos.
    O tempo mostrará quem é quem!!!
    Conheço muito bem os “bastidores da política” e sei do que estou falando.
    Em relação ao leitor Marcos, que me classifica de “sabido”, agradeço o elogio. Pena que não possa retribuir da mesma forma por não conhecê-lo. Se se estivesse em Tupã, conversaria com ele pessoalmente.
    Jota Neves, obrigado mais uma vez por abrir esse “diálogo” que mesmo parecendo conflitante releva-se salutar em relação aos temas de Tupã.
    Cordial abraço.
    Reinaldo Danelon Jr.

    1. Reinaldo Danelon Jr (TICO) O tempo mostrará quem é quem. Sinto em lhe dizer, mas certamente irá se decepcionar quando souber de toda a verdade.
      Faça uma pesquisa entre os funcionários da Saúde e entre os usuários do SUS. 10 entre 10 aplaudiram a saída dele. Pessoa arrogante, se acha acima de tudo e de todos.
      Lamentável.
      Grande abraço, PH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *