O prefeito de Tupã (SP) na região da Alta Paulista, Manoel Gaspar (PMDB) publicou a portaria nº 14.874 que nomeia os integrantes da Comissão que vai apurar as responsabilidades sobre eventuais irregularidades do concurso público 01/11, apontadas pelo Tribunal de Contas (TC) durante fiscalização.
Os auditores indicaram cerca de duzentas (200) contratações sem nenhum comprovante de que teria havido concurso. Os documentos foram incinerados como havia denunciado o blog.
O TC determinou que os funcionários públicos aprovados no certame fossem notificados e intimados a dar explicações. O próprio ex-prefeito Waldemir Gonçalves Lopes (PSDB) já foi intimado pela Secretaria dos Negócios Jurídicos para ser interrogado sobre o assunto. O processo aberto pelo TC é o de número 6621018112.
Para conduzir o processo interno nº 2.332/2013, o prefeito nomeou como presidente o Dr. Thiago Leandro Bereta Moreno, Angela Amaro Luiz Ribeiro e Florentino Belotto Moreno. Os três (3) constituem a Comissão Especial incumbida da apuração de eventuais responsabilidades Funcionais e possíveis prejuízos aos serviços e mesmo ao erário público.
Sabe Jota estou satisfeito com as apurações desse concurso fajuto. Porem estou de novo preocupado. Vc já deu uma olhada no site da empresa que fez o processo seletivo da educação desse ano? pois bem, no edital deles também vhaverá queima de provas. e agora????
Achei correta a atitude do Prefeito Gaspar nomear uma Comissão, os nomeados são pessoas idoneas, conheço todos.se a Comissão vai começar do zero, quando estes concursos foram divugados, existe publicação do Edital no Jornal Diário, bem como o resultado. Basta procurar na redação do citado Jornal.
Acontece Ivan que apenas publicar edital e eventual resultado de concurso no Jornal não basta para o Tribunal de Contas. Tudo isso pode em tese ser forjado. Afinal, até documentos públicos podem ser falsos ou forjados pelos próprios agentes públicos, para dar caráter legal. Por isso, o Tribunal exige a documentação que comprova a existência do certame.
O Gaspar deveria nomear uma Comissão para fiscalizar as ilegalidades que as diretoras de área da Secretaria da Educação andam praticando e estuprando os diretos dos professores municipais. A dona F.R. convoca os professores de Educação Física do processo seletivo para atribuição e a atribuição já estava feita, teve que voltar tudo porque alguns professores não aceitaram pelo fato da mesma ter descaradamente privilegiado seus amigos que passaram muito mal colocados. A senhora Carolina atribuiu uma sala de EJA para uma professora de Artes mesmo a mesma não tendo direito segundo Estatuto do magistério alegando que a Carla Ortega já vinha atribuindo aulas para a mesma professora e ninguém nunca questionou. Já a senhora A.L. ( acredito ser ainda o mais grave), chamou uma candidata do processo seletivo para assumir uma sala, a mesma foi chamada as 14 horas do dia 13/03 para assumir a sala no dia 14/03 as 12:30 mesmo não estando com a documentação preparada a profissional foi pressionada a assumir tirando uma professora efetiva da sala que tinha já protocolado no jurídico da Prefeitura um pedido de posse da sala, pedido esse que segundo informações do próprio jurídico da Prefeitura ainda está em análise e enquanto não for dado um parecer negativo a mesma outra candidata não poderia ser chamada para ocupar o cargo. Agora eu pergunto: Até quando nossos filhos pagarão pelos desmandos de pessoas de pessoas que não tem visão adequada de Educação? Estamos falando de formação dos futuros professores, advogados, médicos e dentistas. Enfim, dos cidadãos tupãenses. Como o senhor Marcos Leite colocará o ensino municipal como o melhor do interior paulista se os professores não estão recebendo capacitação para isso? Estou completamente indignada com a situação que está sendo colocada os nossos filhos e nossa Educação. Você vai na Secretaria da Educação nas salas da diretoras e tem pelo menos umas 9 pessoas, que mandam,mas na hora de resolver esses “probleminhas” como falta de professores e troca de professores nas escolas sem necessidade ninguém consegue resolver e inventam mil desculpas. A sala do senhor Marcos Leite, segundo ele em palestra de professores estaria sempre aberta, mas porque será que eu como mãe e cidadã tupãense nunca consegui entrar lá. Contamos com a sua ajuda caro Jota esperamos não ter que levar a conhecimento de outros orgãos de comunicação regional ou nacional para não sujar o nome da nossa cidade por causa de meia dúzia de profissionais que não têm aptidão para ocupar os cargos que ocupam. Outra pergunta que não quer calar? Será que o nosso gestor público sabe de tudo isso??????