Prestação de contas: Gaspar aponta 31 obras irregulares

As irregularidades fazem parte da herança deixada pela administração Waldemir

A prestação de contas realizada na noite desta terça-feira (5) na Câmara Municipal de Tupã, serviu para mostrar duas situações bem conhecidas da população tupãense. A primeira é que das trinta e três (33) obras que foram licitadas pela administração Waldemir Gonçalves Lopes (PSDB), apenas duas (2) estão dentro do prazo, ou seja, em situação regular. “Todas as outras trinta e uma (31) iniciadas e inacabadas estão irregulares”, afirmou o secretário de Planejamento e Obras Valetim Cesar Bigeschi.

A outra situação que ficou explicita é a omissão de pelo menos seis (6) dos dez (10) vereadores que foram reeleitos e não fiscalizaram contratos das empreiteiras, prazo de início e entrega das obras, irregularidades de projeto, falta de fiscalização do executivo e das empreiteiras. Com isso, o prejuízo aos cofres públicos são assustadores.

Dentro deste contexto de omissão estão: Telma Tulim (PSDB) e Danilo Aguillar Filho (PSB) os dois ex-líderes da ex-administração; os ex-presidentes da Câmara à época, Antonio Alves de Sousa, “Ribeirão” (PP) e Luis Carlos Sanches (PTB), Valdir de Oliveira Mendes, “Bagaço” (PDT), ex-motorista do prefeito Waldemir e Augusto Fresneda Torres, “Ninha” integrante do mesmo partido do alcaide (PSDB).

Curiosamente os mesmos vereadores sabatinaram o ex-funcionário da Secretaria de Infaestrutura e hoje atual secretário da pasta, Valentim Bigeschi. Cobraram explicações que deveriam ter sito feitas a partir de 2010, quando boa parte dessas obras foram inciadas e após quase três (3) anos, não foram concluídas. Isso implica em duplo prejuízo aos munícipes que não estão fazendo uso das obras e terão que arcar com um custo maior para finalizá-las.

Apesar do tom do discurso de que a ideia não era comparar o passado com o presente, Bigeschi foi direto: “Agora vamos fazer tudo legal. A obra terá prazo para começar e terminar”, finalizou. Há obras da administração anterior que não saíram do papel e outras apesar de “concluídas” como a do Ginásio de Esportes Elias Kenaifes, para a Caixa Econômica Federal, ela só foi concluída 74%. Waldemir disse que investiu R$ 500 mil na reforma. Esportistas garantem que chove dentro e não há como praticar esporte no local.

Há obras como a do Espaço das Artes e da Praça de Uso Multiplo (PUM) cuja a empreiteira Bardelin abandonou depois da CPI que investigou pagamento indevido por serviço não realizado. Por determinação do Tribunal de Justiça a construção foi embargada.

A prestação de contas serviu para dar transparência a maquiagem que a administração Waldemir fazia na cidade. Irregularidades graves em obras de enfraestrutura provocam alagamentos em residências, asfalto que cede com a força da enxurrada, macro-drenagem que não drena água pluvial e grande probabilidade de devolução de dinheiro público para os governos do Estado e da União, por descumprimento de prazo. Muitas empreiteiras também prestaram serviços e não receberam.

Também há obras inciadas apenas com projeto básico e empreiteira que construiu menos de um quarto (1/4) da obra e já exigia aditamento. Como se nota, a cidade vinha sendo administrada “como a casa da Mãe Joana”, referência feita por Waldemir aos advogados de Tupã que impetravam ação na Justiça exigindo pagamento de medicamentos de alto custo para pacientes portadores de graves doenças.

“SALVE JORGE”

Ainda tentando se explicar aos vereadores como atual secretário e ex-integrante da administração anterior, Bigeschi buscou inspiração na novela para justificar tanto atraso em obras como a de ampliação e reforma do Fórum e com relação a sublocação de obra. Uma empreiteira vencia a licitação e repassava para uma terceira pelo valor de 70% do valor da empreitada. Com quem ficava o dinheiro ninguém sabe.

O vereador Valter Moreno Panhosi (DEM) vai apresentar um Projeto de Resolução para instalação de uma Comissão Especial (CE) para investigar responsabilidades e eventuais atos de improbidade administrativa. O objetivo da CE é tentar ressarcir os cofres públicos sobre prejuízos financeiros. Como se nota, a novela ainda vai ter muitos capítulos e salve se quem poder. “Salve Jorge”!

A arquiteta Jeane Rosin ex-secretária de infraestrutura e obras, também foi lembrada como omissa pelo vereador Ribeirão. “Se ela sabia de alguma irregularidade, deveria denunciar e não se omitir”. Ela teria dito ao parlamentar que não assinava documento de obra irregular e, por isso, a ex-secretária de Turismo, Aracelis Gois Morales Rigoldi, assinava como arquiteta nas obras do Espaço das Artes. A formação dela é de turismóloga. O Ministério Público investiga o caso.

9 thoughts on “Prestação de contas: Gaspar aponta 31 obras irregulares

  1. Grandes heranças deixadas da administração anterior.
    Muita sujeira ainda vai aparecer, mas quero ver
    se os responsáveis vão ser punidos ou vai
    acabar tudo em pizza.

  2. A cidade de Tupã foi corrompida, pervertida, deturpada, desmoralizada com tantas mazelas políticas da administração anterior, já estão desvendando os enigmas no cenário político, as falcatruas, os espúrios, as barganhas, as celeumas, as balbúrdias de uma administração nefasta, funesto, quero ver minuciosamente se os responsáveis vão ser punidos ou vai acabar em PIZZAS como sempre, q vergonha para nós tupãenses, apesar q os políticos de tupã nunca tiveram vergonha na cara mesmo…

    1. Lucas duas coisas : 1° voce já reparou na quantidade de pizzaria que tem em Tupã ? E vergonha na cara, brio custa caro e o salario de politico é nada tanto que necessitam cada vez mais dos subsidio para se manterem !
      É esses dois fatos preocupam não é ?

  3. Interessante : de 32 obras 31 estão com um tipo de irregularidade qualquer, parece que em algum lugar foi mencionado uma quantidade de obras bem maior, creio que foi um jornal do município ! Omissão destes vereadores citados parece que de fato houve até certo ponto, quando alguns se divergiram dos demais e questionaram o espaço das artes, mas como aqui demonstrado no em obras havia muito mais problemas, e saúde, educação, turismo e outras áreas tudo bem, tudo certo ? a prestação contas vai se ater a isso apenas ? Não nos esqueçamos que havia um clamor no deserto – Dr. Mansano – que não foi reeleito e estranhamente não está em secretaria alguma, não parece ter tido seu caráter e honestidade reconhecido nem dentro e nem fora das urnas, pena ! reelegemos até um ex-fantasma que de oposição a atual administração passou de simples fantasma a Gasparzinho (fantasma camarada).
    De fato há algumas coisas curiosas que só aconteciam na caixinha de surpresa, mas ao visto a casa branca também tem suas surpresas, ou será que a tampa da caixinha abre por vezes na casa branca ? Pois hoje quem foi sabatinado pelos vereadores, pela CPI das Artes, afirma e confirma irregularidades em aproximadamente 94% das obras municipais (31 de 33), assim me pergunto surpreso : o que disse ele sobre as obras quando sabatinado ? Tudo certo santidade ? Há : “Agora vamos fazer tudo legal. A obra terá prazo para começar e terminar”, e antes ? era tudo ilegal e não tinha prazo algum ? foi isso que disseste antes ? O que fez com que alguém, um funcionário publico, de notável respeito politico, profissional e social se omitisse diante das irregularidades que devia estar assistindo ? Será que foi ameaçado de alguma forma, talvez até pela manutenção do emprego publico ? O que não creio, pois não é de se intimidar e o cargo publico na PETT não lhe é tão relevante, pois em capacidade para coisa melhor.
    Obras iniciadas apenas com o projeto básico, obras que não cumprem a sua função, serviços pagos e não executados, cade os profissionais desta secretaria ? Cade o tal do planejemento Dra Janes ? Cade os técnicos que não viram isso ? como se omitiram ? medo de serem responsabilizados como culpados por irregularidade que denunciariam ? como manifestamente ocorrera em passado recente ou simples conivência e dissidia (como Dra Jane gostava de dizer?), cadê os órgãos fiscalizadores ? Por que estes profissionais se mantem nos cargos depois de tantos desmandos, perdas morais e financeiras ao município e aos munícipes ? A sub locação de parte da obra ou alguns serviços específicos é corriqueiro, pois dificilmente haverá uma empreiteira que faça todos os serviços contratados, tipo : telefonia, cortinas, estrutura metálica, sondagem de solo, estaqueamento, concreto e ensaios tecnológicos, repassando estes a empresas especializadas, porem a responsabilidade é da contratada direta sempre e sempre será, tal fato não denigre a qualidade e rapidez da obra, mas sim a torna melhor, pois casa um se especializa em algo, as construtoras devem ter bons administradores e serem fiscalizadas corretamente.
    Por falar em construtoras, essas 31 obras irregulares são todas da Bardelin ? seguramente não, então por que só ele pagou o pato ? foi o escolhido para o sacrifício tal com o tirador de dentes ? Agora se uma empreiteira pegava a obra e a repassava para alguém a entregar pronta por 70% do valor, não houve ao um super faturamento ? para quem ficava os 30% ?
    É, é de se surpreender que em havendo tantos que ficaram na municipalidade, que sabiam das irregularidades e se omitiram que tia Jane não tenha também ficado, não tenha arrumado uma boquinha, pois segundo consta o artigo acima era a mais isenta de responsabilidade, pois estava em cargo politico, não era concursada, não tinha o que temer pois era a toda poderosa e não assinava por obras irregulares, se ele não assinava quem era o engenheiro de plantão para assinar nesses casos ? ha é, não tinha mais, confrontos ? Desnecessário, pois agora já havia uma “ARQUITETA” de plantão ao menos para parte das irregularidades do espaço das artes, se bem que outro engenheiro também foi pego para pato neste caso, mas nesse caso este assinou e o outro de antes não !
    E nas outras secretarias estava tudo correto ? Bem ao final vocês ai e eu aqui com o com o bolso cada vez mais vazio e o nariz cada vez mais vermelho e eles com um nariz que não cresce, não sei porque !

  4. bom o que podemos esperar e que a atual administraçao lave e deixe os pratos bem limpos pois o ex prefeito alem de trair quem o indicou ainda nosso atual prefeito foi agredido no aeroporto entao o se4nhor gaspar nos deve essa vingança como tupaenses que somos e contribuintes mas falando dos omisos como diz a materia podemos falar da doutora telma diz que a justiça e cega entao ela fez o papel da justiça ficar com as vendas nos olhos danilo um professor que nao fica em tupã nao tem como fiscalizar ou sabr e melhor se omitir mesmo pra nao fcar contra o prefeito ribeirao o proprio apelido ja fala corre por onde as curvas levar suas aguas luis carlos so foi oposiçao no final tentando pleitear uma candidatura pra ser prefeito por isso foi la fcar preso nas dependencias do espaço das artes pra dizer sou o tal faço e aconteço ninha fresneda esse e vergonha total pois sendo o que lia a biblia na abertura dos trabalhos e sendo um homem que fala doevangelho se omitiu em meio tantas corrupçao alem de nao apresentar nem um projeto relevante com sua marca ou nome esse so aguarda a sua aposentadoria abraços a todos

  5. humm em tempo jota valdir bagaço sua primeira legislatura nao sabe como fazer ou fiscalizar tem que aprender pra um motorista ser vereador leva tempo ate decorar a lei organica do municipio bom foi quatro anos estudando as leis espero que essa legislatura seje diferente que deixe de ser um bezerro que so mama pra se tornar um vereador e hora de crescer e respeitar quem o elegeu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *