Temor do Maníaco da Cruz atravessa as divisas do Estado (MS) e até do país
A manchete acima está no site Folha de Dourados (MS) de 28 de março de 2013. A matéria diz: o medo e o pânico que circulam a figura do jovem Dionathan Celestrino, 21 anos, o “Maníaco da Cruz”, atravessam os limites do Mato Grosso do Sul, chegam a outros estados e até outros países. Boatos sobre a presença do jovem, que matou três mulheres em Rio Brilhante, surgem a toda hora, em um bairro diferente de Campo Grande e até no interior do Mato Grosso.
Desde a fuga do jovem, no dia 3 de março da Unei (Unidade Educacional de Internação em Ponta Porã), a sua presença vem alimentando boatos em todo o País. Houve até a história de que ele teria sido assassinado no Paraguai.
No entanto, o pânico, mesmo, é causado pela possibilidade do jovem aparecer vivo. E este temor não acontece só em Mato Grosso do Sul.
No oeste do Paraná, moradores usam as redes sociais para divulgar o suposto caminho do Maníaco da Cruz. Na semana passada, um jornal divulgou que pessoas viram o jovem caminhando pela PR-272, entre Guaíra e Palotina. Outras pessoas o viram em Guaíra.
Da mesma forma repercute na microrregião de Tupã (SP) depois que a Rádio Cidade FM noticiou o fato da detenção de um jovem com as mesmas características do maníaco, na cidade de Rancharia, na região de Presidente Prudente. O rapaz detido era um quataense que foi levado à Delegacia e no local, ficou esclarecido que não se tratava do procurado.
Essa notícia repercutiu nesta manhã de sexta-feira (5) em Bastos de forma preocupante. A secretária Municipal da Educação, procurou a Polícia para saber se existia algum indício da presença do “Maníaco da Cruz” em Bastos, diante de tantos comentários sobre o fato, depois da notícia sobre o psicopata. A Polícia Militar informou que não. E é a mais pura verdade.
Ainda nesta mesma manhã de sexta-feira, a imprensa também ratificou a inexistência da presença do sujeito, mas a notícia fez disparar o telefone 190 da corporação. A central de atendimento, localizada no Nono (9º) Batalhão da PM em Marília, recebeu dezenas de ligações da região querendo informações sobre o paradeiro do “Maníaco da Cruz”.
De acordo com o tenente responsável pelo comando do 3º Pelotão da PM em Bastos, os boatos sobre o maníaco congestionaram a linha direta da PM. “nossas viaturas eram paradas nas ruas pelas pessoas querendo informações que não tínhamos”, comentou o oficial que prometera registrar ocorrência contra quem divulgou a notícia “errada” e alarmante.
E essa tem sido a tônica quando o assunto é o “Maníaco da Cruz”, ressalta a matéria da imprensa do Mato Grosso do Sul. Em outra cidade do Paraná, Marechal Cândido Rondon, houve até a notícia de que uma mulher foi atacada por um homem com as mesmas características físicas do Maníaco da Cruz. A Polícia não confirmou a história, mas recebeu ligações também da presença do jovem em Umuarama.
O último boato aponta a presença do Maníaco da Cruz na outra ponta, no interior do Mato Grosso. Mais especificamente a cidade de Alto Taquari, na divisa entre MT, MS e Goiás. A região está em alerta.
E o medo pela presença do Maníaco da Cruz começou a se espalhar apenas nesta manhã de quarta-feira (27), conforme conta o estudante de jornalismo Aparecido Marden, de 20 anos, que mora na cidade.
Ele conta que um caminhoneiro, que fazia o trecho de Rondonópolis (MT) até Alto Taquari, sem saber, deu carona para Dionathan, deixando-o em Alto Araguaia, outro município mato-grossense.
O caminhoneiro só teria descoberto a situação quando chegou ao destino final, e viu em um mercado o cartaz alertando sobre o fugitivo Maníaco da Cruz. “Tenho certeza que é ele”, exclamou o apavorado motorista, assustando quem estava no estabelecimento.
A história que vem arrepiando os moradores começou em Rondonópolis, onde Dionathan teria pedido carona. Em um ponto interditado da rodovia, mesmo com a fila de veículos, o jovem não quis sair do veículo, ficando na boleia até chegar à Alto Araguaia.
Ao caminhoneiro, Dionathan revelou que queria chegar à capital de Goiás, Goiânia. O Campo Grande News entrou em contato com o Superintendente de Assistência Socioeducativa, coronel Hilton Villasanti Romero, para saber se alguma das informações sobre o paradeiro de Dionathan havia sido confirmada.
Segundo Villasanti, nenhuma delas foi confirmada, e não existe nenhuma informação concreta sobre onde estaria escondido, ou para onde estaria indo o jovem. ( 94 FM Dourados ).
Blog Paulo Lopes
TERÇA-FEIRA, 7 DE OUTUBRO DE 2008
Maníaco da Cruz já matou três pessoas em Rio Brilhante
Neste ano pelo menos três pessoas foram mortas na cidade de Rio Brilhante, em Mato Grosso do Sul, por um fanático religioso chamado pela imprensa local de Maníaco da Cruz.
A mais recente vítima foi encontrada hoje (7) sem blusa em uma casa em construção com o corpo em forma de cruz: os braços estavam abertos e os pés, juntos. Trata-se de Gleice Kelly da Silva, 13, morta por asfixia decorrente de esganadura. Ela tinha saído de casa para dormir na casa de um amiga. O corpo da menina foi reconhecido pela mãe dela pelas fotos tiradas pela perícia.
A morte do pedreiro Catalino Gardena, 30, em 24 de julho levou a polícia a concluir que há na região um maluco que mata por motivos religiosos.
Gardena foi assassinado com uma facada no coração, além de ter sido esganado com um saco de lixo. Em seu peito, foi escrito à faca INRI, que significa ‘Jesus Nazareno Rei dos Judeus’. De acordo com o Evangelho de São João, Pilatos mandou afixar esse acrônimo na cruz onde Jesus Cristo foi morto. O corpo de Gardena foi deixado em um terreno baldio.
A segunda vítima, a frentista Letícia Neves de Oliveira (foto abaixo), 22, foi encontrada despida no dia 24 de agosto sobre um túmulo do Cemitério Municipal. Estava na posição de cruz e em seu pescoço havia sinais de asfixia, que é como se dá a morte por crucificação.
A polícia não tem nenhuma pista sobre o assassino. Mas para o delegado Elias Pereira Soares, as mortes “só podem ser obra de alguma seita satânica”.
Se uma seita estiver de fato por detrás dos crimes, pode haver mais de um assassino. A polícia local pediu reforço à delegacia regional.
> INFORMAÇÃO de 9/10/2008: Polícia prende suspeito de ser o Maníaco da Cruz; ele tem 16 anos e teria se inspirado no Maníaco do Parque.
Para o delegado, é possível também que o fanático religioso tenha resolvido combater o que ele entende ser o mal: Letícia era homossexual (morava com outra mulher) e Gardena bebia demais. Mas neste caso não se sabe por que o maluco teria matado a menina de 13 anos.
Até a primeira morte, Rio Brilhante era uma cidade tranqüila. Ela tem 27 mil habitantes e fica a 155 quilômetros de Campo Grande, a capital de Mato Grosso do Sul. Sua economia é movida pela agropecuária. Tem três usinas de álcool e açúcar.
O site Dourados.com, da cidade vizinha de Dourados, a 60 quilômetros, relata: “O maníaco continua solto, espalhando terror naquele município. As famílias estão alvoroçadas e a imprensa de todo país está ligando para a delegacia de Rio Brilhante.
Fonte: site Paulo Lopes