Determinação é da Justiça Eleitoral, que cassou o registro da prefeita.
Cassação ocorreu devido a irregularidades durante campanha eleitoral.
Do G1 Bauru e Marília
A Câmara Municipal de Bastos foi notificada nesta quinta-feira (27) pela Justiça Eleitoral para que o presidente da casa, Clóvis de Andrade Pessoa, assuma imediatamente a prefeitura. No dia 11, o Tribunal Regional Eleitoral cassou os registros da prefeita Virgínia Pereira da Silva Fernandes e da vice, Ione Kimura, ambas do PSDB. Durante a campanha eleitoral do ano passado, o então presidente da Câmara, Antônio Fernandes, representou a prefeita e a vice na inauguração de um posto de saúde.
Segundo o relator do processo, o discurso teve conteúdo eleitoral. Para o Tribunal houve abuso de poder político e de autoridade porque o então vereador utilizou a prerrogativa de presidente da Câmara para discursar em ato público e promover a candidatura de Virgínia da Silva Fernandes. O advogado a prefeita Virgínia da Silva Fernandes deve entrar com ação cautelar para tentar uma liminar para que a prefeita seja mantida no cargo.
De acordo com a diretora da Câmara de Bastos, o presidente da casa, não sabia da notificação até o fim da tarde, porque estava em Marília realizando exames médicos. A mesa diretora vai se reunir com o presidente e com o assessor jurídico para avaliarem os trâmites legais, o que deve acontecer nesta sexta-feira (28).