“Zé Gaiola” caiu na própria armadilha e foi acusado de abuso de poder econômico e compra de voto. “Cascata” será empossado.
Nesta segunda-feira (5) Nivaldo Pedro de Lima, “Cascata”, 51, vai ser empossado oficialmente como vereador na Câmara de Iacri, microrregião de Tupã. Na sexta-feira (2) ele teria sido diplomado pela Justiça Eleitoral, tornando-o habilitado para substituir o presidente da Câmara, José Rebeiro do Nascimento, “Zé Gaiola” (PP).
Zé Gaiola foi cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por cinco (5) votos a um (1) sob acusação de abuso de poder econômico e compra de voto. Ele ainda pode recorrer da decisão. A acusação foi feita pelo vereador e presidente do PV, Reinaldo Hauy. Segundo o processo, Zé Gaiola negociou com Adriano da Silva a transferência da permissão de uso da lanchonete do Centro de Lazer do trabalhador (Balneário Municipal) que havia sido concedida pela Prefeitura na administração de Carlos Alberto Freire.
Além de tal procedimento ser ilegal, o denunciante acusa que a transação efetivada durante o período eleitoral, em 2012, teve por objetivo a compra de votos. Segundo Hauy, o juiz da 184ª Zona Eleitoral, Emílio Gimenez Filho, argumentou na sentença “que no período das eleições, Zé Gaiola lavrou de próprio punho, com registro em Cartório, o contrato no qual autorizava p uso do bem público por Adriano da Silva e que, o objetivo de tal “contrato” foi claramente obter o voto do referido eleitor”, apesar do magistrado ter julgado improcedente por entender que o resultado não teria afetado o resultado das eleições.
Já no recurso impetrado por Hauy, o TER julgou no dia 23 de julho pela imediata cassação de Zé Gaiola e aplicação de multa de mais de R$ 1.000,00 e determinou que o juiz Emílio Gimenez notificasse a Câmara de Iacri sobre o acórdão. Para o denunciante Reinaldo Hauy, que obteve cerca de 400 votos nas eleições de 2012, o resultado influenciou sim nas eleições. “A Coligação perdeu uma cadeira por apenas um (1) voto. Se Zé Gaiola conseguiu ao menos o voto do beneficiado com a transferência da lanchonete, já foi suficiente para mudar o rumo do número de cadeiras que uma coligação e outra iriam ocupar”, declarou Hauy.
Agora com a posse de “Cascata”, a situação que antes tinha minoria passou a ter maioria no Legislativo iacriense. Cascata foi Candidato a vereador e ficou como Suplente em Iacri pelo PMDB na coligação PSDB, PTB, PP e PMDB. Ele obteve 93 votos (2,06% dos votos).
ALÇAPÃO
“Zé Gaiola” armou o alçapão e caiu na própria armadilha. Como presidente da Câmara e eleito pela situação à época, acreditava que poderia ser uma “pedra” no caminho da administração Claudio Andreassa (PV). Zé Gaiola se envolveu em polêmica no início da legislatura ao proibir a entrada de populares na Câmara. ´
A situação também o acusou de tentar obstaculizar a votação de projetos de interesse popular. Entre os quais, o que destinaria a venda de uma área a uma empresa que pretendia se instalar no município.
Zé Gaiola, foi eleito pelo PP – Partido Progressista com 124 votos (2,75%), pela Coligação: PSDB, PTB, PP e PMDB.