Quintana completa 69 anos e homenageia pioneiros, moradores e ilustres cidadãos

Pioneiros, fundadores – sua população do passado e do presente, todos tiveram e continuam tendo participação fundamental nesse momento histórico que o município atravessa. Filhos ilustres também foram lembrados como aqueles que levam o nome de Quintana para todo o mundo. Como cidade exportadora de talentos, tem também sua econômica fundamentada no agronegócio que impulsiona a geração de emprego, renda e qualidade de vida, conforme atestam órgãos governamentais e de negócios como a Federação do Comércio e da Indústria do Rio de Janeiro (FIRJAN).

José Roberto Guimarães - treinador da Seleção Brasileira de Vôlei Feminino Foto: Divulgação - internet
José Roberto Guimarães – treinador da Seleção Brasileira de Vôlei Feminino
Foto: Divulgação – internet

Nome Completo: José Roberto Lages Guimarães

Data de Nascimento: 31/07/1954

Cidade: Quintana, SP

Time: São Paulo

Jogo inesquecível: Brasil x EUA, semifinal da Olimpíada de Barcelona-1992

Superstição: Não gosto do número quatro

Frase: Não ande atrás de mim, pois posso não saber liderar. Não ande na minha frente, pois posso não seguí-lo. Ande ao meu lado e seja meu amigo.

“Pelé dos rodeios” já quebrou 27 ossos e fez 9 cirurgias

Destacou em 28 de Junho de 2012 o Terra.

Adriano Moraes - conquistou três vezes o campeonato mundial, em Las Vegas Foto: Andre Silva /Divulgação
Adriano Moraes – conquistou três vezes o campeonato mundial, em Las Vegas
Foto: Andre Silva /Divulgação

Ele é considerado o melhor peão brasileiro de todos os tempos e um dos melhores do mundo. Com 27 ossos quebrados e nove cirurgias ao longo da carreira, Adriano Aparecido Silva Moraes, ou apenas Adriano Moraes, acumulou dezenas de títulos, em especial, o tricampeonato mundial em Las Vegas, nos Estados Unidos. Aposentado em 2008, o ex-competidor, nascido em Quintana (SP), conversou com o Terra por telefone sobre a vida, a carreira e a fama que conquistou no Brasil e exterior.

Terra: Com quantos anos começou a montar em touros?

Adriano Morais: Não era touro, era bezerro. Eu comecei com quatro anos. Na minha época não tinha videogame e, como morava em fazenda, a gente arruma um modo de se entreter e nossa diversão era montar em bezerro.

Terra: De certa forma, você trouxe o rodeio internacional para o Brasil.

AM: Foi uma ideia em conversa com os Independentes, de Barretos. Eles já tinham o projeto de fazer um rodeio internacional e me perguntaram se eu achava que seria possível.

Terra: Depois de suas conquistas nos Estados Unidos, os peões brasileiros foram mais reconhecidos?

AM: No começo era só eu mesmo. Fui o pioneiro, mas não o responsável por fazer os brasileiros conhecidos lá fora. Isso é mérito deles.

Terra: O que você faz atualmente?

AM: Hoje, cuido da minha fazenda aqui e nos Estados Unidos. Sou acionista da PBR e diretor da PBR mundial lá nos Estados Unidos. No Brasil, sou um dos proprietários da PBR, vou aos eventos e faço propaganda.

Natal Iluminado na Praça dos Eucaliptos
Natal Iluminado na Praça dos Eucaliptos

A HOMENAGEM

1940 – pioneiros de Quintana e Campante selam amizade através da Estrada de Ferro e surge uma nova cidade.

1944 – fundadores visionários colocam Quintana nos trilhos.De lá prá cá, o trabalho do povo de Quintana impulsionou a máquina do desenvolvimento.

2013 – 69 anos, com grandes realizações!

“Parabéns minha gente, você faz parte desse sucesso”, garantiu Fernando Itapuã.

Prefeito Fernando Itapuã
Prefeito Fernando Itapuã

Foram com essas frases que um grupo de amigos de Quintana idealizou e bancou uma campanha publicitária que está sendo veiculada pela Rádio Cidade FM – 91,5. Numa pesquisa e texto de Jota Neves, na voz inigualável de Ferreira Martins e produção de áudio do DJ Ricardo Costa, o spot é um marco divisor entre o passado e o presente. Click aqui e confira áudio: Spot Quintana 69 Anos

A peça de marketing busca na história do pionerismo, dos fundadores visionários e do povo que hoje habita Quintana o seu principal marco de cidade interiorana com traços firmes de desenvolvimento com qualidade de vida. Localizada num espigão entre Marília e Tupã, Quintana se destaca como centro exportador de miúdos e derivados do amendoim.

Com uma administração revolucionária feita por um jovem empreendedor – eleito aos 28 anos e reeleito para cumprir mandato até 2016, a cidade passa pelo seu melhor momento. O retrato dessa situação foi divulgado na edição do Jornal BOM DIA, do dia 7 de abril de 2013, na página C10. A reportagem foi feita pela jornalista Taís Iatecola.

Qualidade de vida para Melhor Idade
Qualidade de vida para Melhor Idade

Índice de desenvolvimento social traz Quintana como a 23ª do país. Indicador da Fundação Getúlio Vargas dá à cidade a pontuação 6,12, numa escala de 0 a 10, e leva em consideração o setor de habitação, renda, trabalho, educação, saúde e segurança; município está mais bem colocado que Marília, Assis e Lins.

Taís Iatecola

tais.iatecola@bomdiamarilia.com.br

Levantamento da FGV (Fundação Getúlio Vargas), divulgado recentemente, traz Quintana como a 23ª mais desenvolvida socialmente entre 5.565 cidades do país. O ISDM (Indicador Social de DesenvolvimentoMunicipal) é calculado a partir de dados do IBGE (Instituto Brasileiro

de Geografia e Estatísticas) e Ministérios da Saúde e da Educação, e o município conseguiu a nota de 6,12, em uma escala de 0 a 10. Pontuação obtida por Quintana a coloca à frente de cidades como Marília (73ª e 6,03), Assis (49ª e 6,06) e Lins (48ª e 6,04).

Investimento em habitação
Investimento em habitação: 108 casas da CDHU em construção

Conforme explica a FGV, o indicador abrange cinco dimensões: habitação, renda, trabalho, saúde e segurança e educação. Na área da saúde, por exemplo, são levadas em consideração a taxa de mortalidade infantil, gravidez precoce e mortalidade por causas evitáveis. Segundo a diretora municipal da pasta em Quintana, Andréia Lopes Pereira, resultado no levantamento pode se rexplicado pelo trabalho consistente que vem sendo realizado pela atual administração.

“Há um planejamento de ações durante o ano todo, tanto daquelas que precisam ser implantadas de imediato quanto das que exigem mais prazo. A atual administração vem investindo continuamente na área, e acredito que a boa colocação de Quintana é fruto também de um trabalho desenvolvido em conjunto com todas as pastas.” Entre as ações desenvolvidas, Andréia destaca o trabalho de fortalecimento das equipes de saúde da família, as reformas e investimentos na infraestrutura dos postos, a capacitação dos servidores e o processo de acolhimento e humanização do atendimento. “Nosso enfoque no pré-natal é grande, assim como em todos os exames que são necessários às mulheres e aos pais. Também temos investido na promoção da saúde como um todo, como a instalação de academias ao ar livre”, ressalta a gestora.

EDUCAÇÃO

crianças na escola
Todas as crianças na escola

Outra área que merece destaque em Quintana é a educação. Nessa dimensão, a FGV leva em consideração taxas de analfabetismo e de crianças e jovens que frequentam a escola em cada etapa e desempenhonaProvaBrasil. Conforme Olivelton da Silva Lima, da diretoria municipal de Educação e Cultura, a administração Fernando Itapuã (PSC) encara como prioridade o investimento em educação de qualidade.

“Não se medem esforços para que as crianças e adolescentes recebam qualidade de ensino, tenham segurança nas escolas e atendimento adequado nas várias faixas etárias que integram a rede municipal. Foram feitas reformas e ampliações nos prédios escolares, aquisição de equipamentos e mobiliários novos, instalação de tecnologia, oferecido transporte gratuito para todos os alunos, inclusive de cursos técnicos e faculdades, merenda escolar com acompanhamento de nutricionista e cuidados no balanceamento dos cardápios”.

Ele comenta que a diretoria de Educação, através de parcerias firmadas com o Estado e Ministério da Educação, conquistou recursos para equipar sala multifuncional e um laboratório de informática, ônibus escolares e uma escola do Programa Proinfância, que está sendo construída em terreno próximo à Prefeitura, além de executar todo processo de institucionalização do setor.

“O município ainda será contemplado com outros benefícios nos próximos meses por meio de liberação de recursos para aquisição de mais equipamentos e mobiliários para as escolas, ônibus escolares e outros projetos inovadores que estão sendo elaborados. As conquistas são resultado de um trabalho fecundo realizado nessa administração forte e séria. Outro aspecto a ser destacado são os índices obtidos em avaliações externas, como o Saresp e a Prova Brasil”, conclui.

Casa do Papai Noel na árvore
Casa do Papai Noel na árvore será atração no Calçadão de Quintana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *