IP 189: Sindicância Administrativa seria a providência de um governo sério

O IP acima de domínio do governo de Tupã, foi à origem de um e-mail enviado ao Blog, questionando a matéria postada em 27 de julho, sob o título “Administração truculenta: usando ferramenta pública, Prefeitura de Tupã ataca a imprensa”.

Em qualquer administração pública séria, o email abaixo, deveria ser objeto de uma Sindicância Administrativa para apurar eventuais responsabilidades. Caso contrário, ficam sob suspeitas todos os funcionários da pasta e, inclusive, o próprio secretário, Benedito Rodrigues Gonçalves (PPS).

Secretaria Municipal de Agricultura
agricultura@tupa.sp.gov.br
189.20.219.66
Enviado em 27/07/2011 as 7:58
“Como que uma pessoa escreve alguma matéria sem ter noção nenhum sobre os fatos que ocorreram e depois de publicada procura se retratar. É já não se formam Jornalistas como antes”, diz texto da Secretaria da Agricultura.

Mas esta não é a primeira vez que a administração Waldemir Gonçalves Lopes (PSDB) e César Donadelli (PV) usam de meios sombrios para colocar em xeque a própria administração, cujo prefeito não se cansa de dizer que a honestidade da administração dele, está acima de tudo.

Foi através de um e-mail que o ex-secretário de Administração e Finanças, Sérgio Dias Lopes, numa conversa sob suspeita com um prefeito da região, sugeriu corrupção na administração tupãense e, mais, teria dito, “eu ganhei apenas uma garrafa de vinho”. Ele se referia sobre possíveis licitações públicas sobre a administração. O caso foi parar nas mãos do vereador Valdemar Manzano Moreno (PPS).

Às vésperas das eleições entre Waldemir e Carlos Eduardo Abarca e Messas (PTB) os dois disputando apoio de Manoel Gaspar (PSC), um e-mail enviado ao Jornal Diário, sugeria uma coisas, quando na verdade, tratava-se de uma montagem.
Adulteraram uma foto, através de uma grosseira montagem, numa tentativa de confundir a opinião pública.

A idéia teria partido do secretário de governo, Adriano Rogério Rigoldi. Agora, continuam permitindo o uso de ferramenta pública para auto-acusação (corrupção), confundir (foto adulterada) e atacar (Blog).

Logo, não se pode esperar nada desses homens públicos que administram o governo de Tupã. A truculência é explicita e amigos me informam que eles seriam capazes de tudo. Mas não entendi. Capazes de tudo o quê?

No campo administrativo tenho percebido a capacidade de improbidade administrativa. Motorista do prefeito fantasma, respondendo a Processo Administrativo a pedido do Ministério Público; ex-secretário de Agricultura, Lázaro Rodrigues dos Santos Filho, afastado depois de denúncia de também ser funcionário fantasma; advogado fantasma, entre outras situações.

A essência da administração pública pressupõe exatamente o oposto das atitudes do governo de Tupã. São fundamentos básicos do Poder público a transparência, a impessoalidade e a probidade administrativa. Quando um funcionário público, seja ele qual for, um secretário ou o próprio prefeito, usa da estrutura da administração para tentar ofender, denegrir, agredir quem quer que seja, comete uma grave falta.

O e-mail agressivo enviado ao Blog era referente ao questionamento sobre um fato que de fato existiu. O presidente da Sociedade São Vicente de Paula, Valter Moreno Panhossi, se recusou assinar um documento com valor supostamente superfaturado, apontando consumo superior a R$ 2.900,00, quando a entidade teria efetivamente sido contemplada com pouco mais de R$ 800,00 em mercadoria do Programa de Aquisição de Alimento (PPA).

2 thoughts on “IP 189: Sindicância Administrativa seria a providência de um governo sério

  1. Muito estranho a Webicone a administradora dos emails da prefeitura, administrar o seu site tambem…impressionante…muito impressionante…

  2. Muito estranho são estes políticos tupaenses enriquecendo, e pior de tudo, nas custas do povo…heeeeeeeeee IPTU dos infernos…….ladrõesssssssssssss

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *