Márcio Oliveira morador em Tupã disse que recebeu o carnê do IPTU dia 20, quinta-feira, e para a surpresa dele o valor do Imposto veio o dobro do que havia pagado o ano passado. O ano passado pagava R$ 23,50 e esse ano veio R$ 42,58 ou seja quase o dobro.
Ele diz que ligou na Central de Atendimento e foi informado que a Prefeitura estava sabendo do problema. A eventual falha teria havido na leitura feita pelo satélite através do geoprocessamento.
A prefeitura teria solicitado que Marcio Oliveira comparecesse na Central de Atendimento para ser feita a correção. Ele informou também que a casa dele tem 50m² de área construída e ao verificar no carnê constava um imóvel com 116m² de área construída.
O secretário de Governo, Dorival Jerônimo Coquemala, admitiu a possibilidade de erro e explicou que o aumento do IPTU correspondeu apenas à inflação medida no ano de 2013. Apesar da correção de valores na Taxa de Incêndio e Coleta de Lixo, o valor de nenhum imposto pode atingir o dobro, numa comparação entre 2013 e 2014.
Também acredita que no caso do Marcio Oliveira tenha sido um fato isolado, mas se outros contribuintes estiverem na mesma situação que procurem a prefeitura para corrigir o problema.