Um dia o ex-presidente da Câmara, Luis Carlos Sanches (PTB) perguntou se eu era favorável à aquisição de uma viatura para a TV Câmara. Disse que sim. Afinal, a TV depois de instalada precisava funcionar e, não era possível carregar os equipamentos nas costas dos funcionários. Hoje ela possui uma viatura, equipamentos de última geração, transmissão digital para TV aberta e uma equipe de profissionais capacitados.
Ligada ao Legislativo, a TV Câmara – “TV do Povo” deve ter por objetivo a abertura de um espaço para o exercício da cidadania e da participação popular. De acordo com Rodrigo Barreto de Lucena, diretor de rádio e TV da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) o objetivo é a democratização do acesso à informação, fazendo com que “a sociedade acompanhe o que, de fato, acontece na Casa”.
Nesse sentido, a iniciativa acaba “criando expectativas tanto em relação à sociedade, quanto em relação aos próprios parlamentares, que esperam poder divulgar seus trabalhos de forma independente dos grandes meios”, responsáveis por conduzir a opinião pública como bem entendem.
“A ideia é que a TV seja uma janela aberta ao Parlamento e uma espécie de alforria à cobertura tradicional da mídia”, ponderou Rodrigo, durante as atividades do terceiro e último dia do I Colóquio Internacional de Mídias Digitais, evento promovido para debater o tema “TV e interação: cenário estadual”, realizado em 2013.
Também com este mesmo objetivo foi instalada em Tupã a TV Câmara, discursou seu principal defensor à época como presidente da Câmara, Antônio Alves de Sousa, “Ribeirão” (PP). Coincidentemente, atualmente Ribeirão preside o Legislativo e ao contrário do passado, Luiz Carlos é o coordenador da TV Câmara.
Quando Luis Carlos presidia a Câmara, Ribeirão era coordenador da TV e concordou com uma denúncia feita pelo blog, em 27 de março de 2012, de que a “TV do Povo” era uma extensão das ações do Executivo. A administração era de Waldemir Gonçalves Lopes (PSDB).
Às vésperas das eleições de 2012, Waldemir e seus aliados, muitos deles vereadores, usavam e abusavam do espaço que deveria informar as ações do Legislativo e ser um canal aberto à população. Como aliados do ex-prefeito estavam: Telma Tulim (PSDB), Augusto Fresneda Torres, “Ninha” (PSDB), Danilo Aguillar Filho (PSB), Valdir Mendes de Oliveira, “Bagaço” (PSD) e a aquela que seria sua candidata à sucessão – a médica Lucilia Donadelli (PV).
Ribeirão e Luis Carlos Sanches haviam deixado à situação, mas o “esquadrão” do Executivo no Legislativo era responsável para propagar as ações da ex-administração na TV Câmara. Passados dois anos, a situação só mudou de direção, mas o rumo é o mesmo. A TV Câmara que deveria ser a TV do Povo, continua sendo a TV do Executivo.
Coordenada por Luis Carlos Sanches, a TV tem como diretor Robson Moreno e secretária legislativo de comunicação Talitha Dalacosta. Atualmente a TV Câmara é uma extensão do Executivo e tem se transformado numa espécie de produtora de vídeos sem qualquer controle. Um funcionário da TV confidenciou ao blog que os vídeos do Tupã Folia 2013, 2014, Tupã – Junina, entre outros foram produzidos nos estúdios da emissora.
Ainda que haja contenção de gastos para o poder público, essas ações fogem ao verdadeiro propósito para qual foi criada a um custo significativo aos cofres públicos com a função de ser mais uma ferramenta de acesso à população tupãense e não apenas mais um meio de publicidade política de um grupo de privilegiados. Portanto, após dois anos, as cenas são as mesmas. Mudou apenas o foco, mas o cenário é velho e a produção ganhou ares de Hollywood protagonizada por atriz global.
TV CÂMARA
Criada em julho de 2010, a TV Câmara de Tupã disponibiliza na internet seu site, onde as pessoas podem acessar de qualquer lugar do mundo as matérias, reportagens e entrevistas feitas pela TV, além de acompanharem em tempo real e depois na integra, as sessões que acontecem todas as segundas feiras. A TV Câmara foi criada, com objetivo de levar a casa de todas as pessoas as informações mais importantes de Tupã sobre o trabalho dos seus vereadores, além de contar com uma vasta programação produzida pela equipe e também através de convênios técnicos de cooperação firmados com instituições que tem o objetivo de mostrar o trabalho da utilidade publica. E com o site em funcionamento amplia este trabalho e cria seu espaço na rede mundial, oferecendo várias opções para que a população conheça o que é feito por seus vereadores e o que e passa em sua cidade e região. As pessoas também podem através da página deixar seus recados e acessar o Facebook e o Twitter da TV Câmara todas essas são ferramentas modernas e essenciais para os novos tempos, quem não tiver este canal de informação estará desatualizado com tudo que acontece no mundo.
Fonte: TV Câmara
Leia também: