Este ano, em virtude das obras do Clube dos Comerciários, o evento foi realizado na sede da Ágape Produções Artísticas, numa parceria entre as duas entidades que vem dando certo desde o ano passado.
Como todos os anos, a Mostra Cultural, além da homenagem ao professor Altino Martinez, também homenageia alguém em vida, que tem se dedicado ao trabalho cultural e artístico. Nesse ano, a Ágora Cultural homenageou a professora Adriana Gonzaga Lima Corral, pioneira da arte de contar histórias em nossa cidade. Foi uma escolha a dedo, pois além de professora, ela é uma verdadeira artista.
Na quinta-feira, dia 02, após a cerimônia de abertura se apresentaram na V Mostra Cultural a EMEF Professor Odinir Magnani, com a música “Vagalumes”, a EMEIEF Governador Mário Covas, com o teatro “A galinha ruiva”, as escolas estaduais: EE Dona Maria Barbiéri de Freitas, da cidade de Herculândia, com a exposição “Guache Sobre Canson”; EE Índia Vanuíre, com as poesias “Tarde” e “Engraçada a mente” e a exposição de maquetes “Casa Sustentável”; EE Luiz de Souza Leão, com as poesias “Vamos dar tempo ao tempo”, “Acabou” e “Escuro que ilumina”, a música “Onde está você?”, a dança “Um dia na praia” e a exposição “Desenho sobre papel”. Além das apresentações das escolas, foi apresentado também o vídeo “A Fábula da Corrupção”; da Oficina de Audiovisual do Grupo Ágape.
Já na sexta-feira, dia 03, foi a vez do Grupo de Teatro Garalhufa, da cidade de Queiróz, apresentar o espetáculo teatral “Deus me livre”. No mesmo dia foi apresentado o vídeo “A vida de um chiclete”; do Grupo Ágape e a contação de várias histórias, pela professora Adriana Corral.
No dia 04, sábado, no encerramento da Mostra Cultural, foi apresentado o vídeo “O super mandruvá contra o celular”, do Ponto de Cultura e Grupo Ágape e em seguida uma emocionante apresentação dos alunos da APAE de Tupã, que tocaram e cantaram diversas músicas, animando e emocionando todos os presentes.
Todos os participantes da Ágora Cultural se sentem muito felizes e realizados com mais uma edição da Mostra Cultural Estudantil, que já se tornou tradicional em nossa cidade.
Todos da Ágora Cultural agradecem imensamente a família do professor Altino Martinez, através da professora Suelly Veraldi Martinez, filha do professor; a professora Adriana Gonzaga Lima Corral, por aceitar à homenagem feita pela Ágora; a professora Marisa Cintra, da Diretoria de Ensino de Tupã; a Secretaria Municipal de Educação, na pessoa da professora Luciana Leal, pelo apoio e incentivo aos diretores e professores das escolas municipais; à todos os professores e diretores das escolas participantes, ao Grupo Ágape, pela parceria cada vez mais sólida e aos patrocinadores Cameratec Reportagens e Eventos Fotográficos e CNP Tecnologia.
Fábio Andrade Dias
Presidente da Ágora Organização Artística e Cultural de Tupã