Ele não gostou de ser chamado a atenção em público por duas vezes. Um dos “pitos” foi durante a apresentação da nova secretária de Relações Institucionais à equipe de trabalho.
Antonio Carlos Ribeiro deixou a Secretaria da Administração de Manoel Gaspar (PMDB) após levar uma bronca em público. Numa reunião com o secretariado, Gaspar queria saber como andava a licitação para a compra de emulsão asfáltica (faz o papel de ligante asfáltico) usado em tapa buracos. Ribeiro teria respondido que estava em andamento. Não era verdade.
Coincidentemente, no dia anterior o prefeito esteve no Departamento de Compras e teria ficado sabendo que a licitação ainda não havia sido providenciada pelo titular da pasta. Gaspar esbravejou em público com Ribeiro, dizendo que ele não falava a verdade e que isso não podia acontecer. A confusão toda teria ocorrido entre os dias 20 e 21.
Ribeiro não gostou da bronca que levou e ficou magoado. O pior estava para acontecer em nova reunião com parte do secretariado no dia seguinte. Outra vez Ribeiro foi questionado e cobrado em público. Foi a gota d’água. Teria se levantado da reunião dizendo “fica com sua Secretaria, não preciso disso”, e se ausentou definitivamente.
Os fatos narrados acima se confirmam. Na noite do dia 23, menos de quatro meses no cargo, a prefeitura informava sobre novas alterações no secretariado do Prefeito Manoel Gaspar. Uma no dia 21 de janeiro de 2015, com o Decreto nº 7.498, a nomeação de Talitha Fiorini Dalacosta para o cargo político de secretária Municipal de Relações Institucionais, que estava sendo ocupado, interinamente, por Valentim Cesar Bigeschi, secretário Municipal de Planejamento e a outra ocorrida na sexta-feira (23).
A nota dizia que foi acolhido o pedido formalizado por Antônio Carlos Ribeiro e, pelo Decreto nº 7.501, ele foi exonerado do cargo político de secretário Municipal de Administração, a partir desta data, para o qual fora nomeado pelo Decreto nº 7.433, de 01.09.2014. O prefeito Manoel Gaspar designou o atual Secretário Municipal de Economia e Finanças, Dorival Jerônimo Coquemala, para responder interina e cumulativamente às suas funções pelo cargo de secretário Municipal de Administração, sem acúmulo de subsídio remuneratório.