Entre os 513 deputados eleitos, 198 nunca exerceram o cargo antes. Entre eles, está o prudentino e morador de Tupã, Evandro Gussi (PV).
O atual prefeito de Tupã, Manoel Gaspar (PMDB) tentou duas vezes, mas não conseguiu a façanha. Antes, só o ex-prefeito Carlos Eduardo Abarca e Messas (PTB) representou o município na Assembleia do Estado.
O primeiro deputado federal eleito em Tupã tomou posse do cargo neste domingo (1º), às 10h em Brasília. Evandro Guss, 34 anos, recebeu nas últimas eleições um total de 109.591 votos, sendo 6.948 apenas na cidade de Tupã, sendo eleito dessa forma para representar a cidade e região na Câmara dos Deputados.
No primeiro dia de atividades da 55ª legislatura, além de assumirem oficialmente o cargo, os parlamentares formaram os blocos parlamentares e elegeram a nova Mesa Diretora.
DERROTA DO PT
Conforme o esperado, o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados. O legislador, que lançou sua candidatura em novembro, disputou o cargo com Arlindo Chinaglia (PT-SP), Julio Delgado (PSB-MG) e Chico Alencar (PSOL-RJ).
Em uma votação que se esperava acirrada, sendo esperado um segundo turno que a levaria a durar longas horas noite adentro, o resultado foi de uma enorme tranquilidade para o peemedebista. Cunha venceu em primeiro turno, com 267 votos. Chinaglia obteve 136; Delgado, 100; e Alencar, oito.