Categoria:

A dengue aumentou mais que 50% em Tupã, em meio a preocupação com a Covid-19

Ao contrário do que divulgou o vereador Paulo Henrique Andrade, comparativo sobre o mesmo período de 2019, aponta para o dobro de casos de dengue, em 2020, apesar de um alto investimento.

PH 3

Em meio a pandemia de coronavírus, a epidemia de dengue já é uma realidade no município. O comparativo mostra que no mesmo período do ano passado, 19 de março, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou 144 casos confirmados de dengue, contra 284 neste ano. Os números do ano anterior foram repassados ao edil.

Nesta segunda-feira, dia 23, esse número pode passar de 300. Até sexta-feira, dia 20, mais 30 pessoas aguardavam resultados de exames. O registro é de em média de 4 casos positivos por dia.

Em 2019, foram registrados 754 óbitos pela doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, ante 155 no ano anterior. Já em 2017, o balanço do Ministério da Saúde foi de 185 mortes.

A série histórica do governo federal teve início em 1975. O ano passado fica atrás somente de 2015, quando houve quase 1,7 milhão de registros da doença no País, segundo o Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), do ministério.

Foi neste cenário nacional que Tupã registrou cerca de 6.100 casos e seis pessoas perderam a vida. A epidemia custou o cargo de prefeito de Ricardo Raymundo (PV), que ainda briga na Justiça para retornar ao posto.

INVESTIMENTOS

caio-aoqui5

Dois dias após sua posse como prefeito em exercício, Caio Aoqui (PSD) reuniu a imprensa e anunciou ao lado de vereadores investimentos consideráveis para impedir que neste ano, o fato voltasse a se repetir.

Marco Antônio de Barros, o “Marquinhos da Dengue” foi nomeado o novo coordenador do Setor de Combate a Endemias, as equipes de trabalho foram ampliadas, equipamentos adquiridos, inseticida e até material biológico para impedir a proliferação do mosquito. Os mutirões iniciados na administração anterior foram mantidos. Equipes exclusivas percorrem casas para alugar e locais públicos, em busca de criadouros do Aedes aegypti. Então, o que deu errado?

QUAL É A VERDADE?

Dengue fever vector, mosquito biting hand.

Hoje, os mesmos vereadores parecem enxergar outra realidade. Paulo Henrique Andrade (PPS), por exemplo, divulgou uma matéria na imprensa informando redução de 66%, no número de casos de dengue em Tupã.

De acordo com a divulgação do parlamentar, os casos positivos de dengue apresentaram queda de 66,45%, neste ano, na comparação com igual período do ano passado.

– Entre os meses de janeiro a março de 2019 foram registrados 635 casos de dengue, disse o parlamentar. O suposto levantamento é do dia 11 de março e indicava que o município havia registrado apenas, neste ano, 213 casos de dengue. Com a palavra, o secretário municipal de Saúde, César Donadelli.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos relacionados

Nome do Evento

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Nome do Evento

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor