Categoria:

Alta rejeição não impediu reeleição de Ribeirão para o 8º mandato

Depois de viabilizar seu sétimo mandato por meio de um acordo político envolvendo seu colega de partido Rudynei Monteiro, Antônio Alves de Sousa, o “Ribeirão” (PP) deu a volta por cima e provou que mesmo com alta rejeição é possível se manter no poder: em janeiro vai iniciar seu 8º mandato na Câmara de Tupã.

Ribeirão campanhaSe em 2016 ficou como suplente com 568 votos, apenas 35 votos a menos que o titular da cadeira – o pastor Rudynei, em 2020, mesmo sem grupo político, ao contrário da eleição passada, o parlamentar conseguiu emplacar 716 votos – 2,26% dos votos válidos.

O enredo de campanha é o mesmo – Esse Resolve. Neste ano, Ribeirão lançou mão de um material de campanha capaz de causar inveja em qualquer um dos candidatos a prefeito de Tupã. Nem mesmo a campanha vencedora de Caio Aoqui possuía um FOLDER SANFONADO – várias dobras – capaz de ilustrar todos os seus supostos feitos como vereador.

Na parte frontal um reforço de posicionamento – Vereador que busca reeleição não precisa prometer nada, apenas mostra o que faz. Acompanhando o enorme folheto de 62 centímetros por 45, duas colinhas com apenas o seu número. Para prefeito os quadradinhos apareciam em branco.

Com uma tiragem de 8 mil exemplares, Ribeirão viabilizou quase 10% dos votos de seu público alvo. Ao abrir o folheto, o eleitor tinha um panorama de suas eventuais realizações, ainda que muitas delas sejam ações de Executivo, mas que o edil reivindica paternidade e ou participação na conquista.

No verso do folder o eleitor tinha um resumo em texto sobre cada obra ou realização e, na maioria há referência ao ex-prefeito Manoel Gaspar – autor dos legados como: Unesp, Instituto Federal, Paula Souza, cursos do Senai, Poupatempo, Incubadora de Empresas e Frigorífico Estrela.

Na mesma página Ribeirão também enaltecia seu prestigio político ao lado de deputados, ministro, do ex-governador Geraldo Alckmin e do presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Investiu ainda nos programas de rádio. Contratou locutores para dar publicidade aos seus feitos. Assim, foi o 8º mais votado.

Ao final da próxima legislatura terá sido o parlamentar que mais tempo atuou no Legislativo – 32 anos. Sua longevidade na Câmara e, ao longo dos anos, como conselheiro do Prodet – Programa de Desenvolvimento de Tupã lhe proporcionou um reduto confortável de votos, basta apenas estimulá-los um pouco mais para continuar sendo reeleito.

Em 1º de janeiro de 1993 Ribeirão chegou ao Parlamento e foi presidente da casa por três mandatos. Não o subestime, mesmo em minoria, Ribeirão é capaz de articular para direcionar a eleição da mesa diretora para o próximo biênio 2021/2022.

Apesar de o prefeito Caio Aoqui ter viabilizado a maioria – só o seu partido – PSD elegeu 6 vereadores, a disputa de bastidor é grande entre Eduardo Akira Edamitsu, o “Shiguero” e Marcos Rogério Gasparetto. Uma divisão de interesses que favorece uma articulação diferenciada.

Além de Ribeirão, o PP – Progressistas elegeu Cláudia Aparecida da Silva, “Claudinha do Povo”, com 1,53% dos votos válidos – 484.

127819879_663834954498030_157700244399816216_n128258186_457882955610440_7962547796606490513_n

 

 

 

 

 

 

 

Leia também: Exclusivo: Ribeirão pode retornar à Câmara em outubro, após renúncia de Pastor Rudynei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos relacionados

Nome do Evento

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Nome do Evento

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor