Categoria:

Covid dispara 220% em Tupã após reabertura do comércio

O coronavírus “ganhou” um reforço em Tupã exatamente no momento em que a doença avançou para as cidades do interior paulista. Os números demonstram que a única medida eficaz no combate ao vírus é mesmo o distanciamento social.

No dia da reabertura do comércio - 9 casos confirmados
No dia da reabertura do comércio – 9 casos confirmados

Tupã registrava apenas 9 casos de Covid-19, em 11 de maio, dia da reabertura da economia e, hoje, conta 29 casos confirmados e 2 mortes registradas.

Em apenas 1 mês, o coronavírus disparou 220% no município, verificando os números divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, no período de 11 de maio a 10 de junho.

É importante lembrar que neste período, a fiscalização tem sido intensa para controlar o fluxo e o distanciamento de pessoas nos estabelecimentos comerciais.

Os proprietários têm disponibilizado álcool em gel e desinfetado o ambiente, enquanto o município monta periodicamente barreiras sanitárias na entrada da cidade e monitora pessoas com sintomas de Covid-19.

1 mês depois, de 9 para 29 casos da doença - um salto de 220%
1 mês depois, de 9 para 29 casos da doença – um salto de 220%

Exemplo dessas providências foi a mais recente decisão do prefeito Caio Aoqui, de impedir que o comércio funcionasse no feriado de Corpus Christi, dia 11, e estendeu uma quarentena até domingo (14).

Somente na sexta-feira (12) e no sábado (13) é que os serviços essenciais voltaram a desenvolver suas atividades.

A verdade é que a flexibilização depois de iniciada praticamente não tem volta, apenas algumas medidas paliativas vão sendo adotadas de acordo com o índice de ocupação de leitos nos hospitais da cidade, que recebem também pacientes da microrregião.

Por outro lado, centros maiores, no Sul e na região Centro-Oeste do país, onde a pandemia começa ganhar velocidade e, até mesmo, municípios do Sudeste (Minas Gerais e São Paulo) têm regredido na flexibilização das atividades econômicas, após a constatação de um número elevado de infectados após a reabertura econômica.

Leia também: E DAÍ? Quem abrir, vai fechar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos relacionados

Nome do Evento

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Nome do Evento

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor