Categoria:

COZINHEIRAS DE ESCOLAS DE TUPÃ ENTRAM EM GREVE CONTRA EMPRESA TERCEIRIZADA.

Os estudantes podem ficar sem se alimentar nesta quinta-feira. A empresa Torres e Viana Food determinou o rompimento de contrato com as funcionárias.

Trinta e três cozinheiras de Escolas Estaduais em Tupã (SP), funcionárias da empresa terceirizada Torres e Viana Food, com sede em Guarulhos podem paralisar os trabalhos nesta manhã de quinta-feira (8) em protesto por constantes atrasos de pagamentos, cestas básicas, da primeira parcela dos 13º salários e o não recolhimento do FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

Parte delas, já cruzou os braços e garante que só retornará ao trabalho quando a empresa efetuar o pagamento. Em represália, a empresa teria divulgado o seguinte comunicado num grupo de WhatsApp:

?Atenção meninas
Estamos abrindo 20 vagas para merenda escola na região de Tupã, mandem os currículos.
Obrigada

A manifestação das trabalhadoras é na porta da Diretoria Regional de Ensino, que efetua os repasses mensais à empresa. Milhares de alunos podem ficar sem a merenda, por conta da greve.

De acordo com as informações, as trabalhadoras são responsáveis pelas cozinhas das escolas: Irene Resina Migliorucci, Luiz de Souza Leão, Índia Vanuíre, Sebastião Teixeira Pinto e Joaquim Abarca. se reuniram nesta manhã de quinta-feira (8), na porta da prefeitura de Tupã (SP) e “bateram panela”, exigindo o que elas chamaram de “direitos”.

Antes dessa terceirização, iniciada em 31 de janeiro de 2022, toda a alimentação da merenda era feita pela Cozinha Piloto da prefeitura de Tupã.

A Diretoria de Ensino ainda não se manifestou oficialmente sobre a reivindicação das trabalhadoras, porém, teria informado que o repasse à empresa tem sido mantido normalmente, inclusive, o último teria sido feito nesta quarta-feira (7).

Abaixo comprovantes de recebimentos de salários e de extrato da Caixa Econômica Federal comprovariam, segundo as denunciantes o desconto do FGTS em folha de pagamento e o saldo zerado do benefício.

Como nota-se, a reportagem excluiu nomes das funcionárias e alguns códigos que eventualmente poderiam identificá-las.

Na folha de pagamento aparece o desconto do FGTS
…porém, no comprovante da Caixa Econômica Federal, o recolhimento não teria sido contabilizado

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos relacionados

Nome do Evento

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Nome do Evento

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor