Categoria:

Incêndio em carro reacende polêmica sobre central de emergência em Bauru

Informar ocorrências através do 190 da PM e 193 do Corpo de Bombeiros é desgastante durante comunicação de fato.

Um incêndio que destruiu um veículo no centro de Tupã nesta semana reacendeu uma antiga polêmica: a transferência das centrais de emergência do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar para Bauru.

De acordo com testemunhas que presenciaram o sinistro em um Ford Fiesta, ocupado por uma condutora e duas crianças, o socorro demorou mais de 15 minutos.

O incidente ocorreu na Avenida Tapuias, esquina com a Rua Potiguaras. A sede do Corpo de Bombeiros de Tupã está localizada na Rua Tapajós distante apenas pouco mais de 1.200 metros da ocorrência.

Enquanto testemunhas tentavam inutilmente apagar o fogo com extintores, outras pessoas ligavam no número de emergência da corporação – 193, mas a ligação caia em Bauru – distante 220 km de Tupã. O diálogo é desgastante.

A ineficiência do sistema implantado pelo governo de São Paulo impede que os bombeiros sejam eficazes no pronto atendimento à população.

Da mesma forma na comunicação de ocorrência para a PM, sediada ao lado dos Bombeiros.

Numa ocorrência como essa registrada na manhã de segunda-feira (18), a viatura demoraria apenas três minutos para chegar ao local, mas de acordo com populares, o atendimento demorou longos 15 minutos.

Por sorte ninguém se feriu, mas já há registro de morte, em caso de mal súbito e de atendimento demorado de acidente com vítima grave.

– Dois anos atrás, na virada de ano, um rapaz teve o braço arrancado em um acidente de moto na esquina da Bororós, liguei varias vezes para o resgate – sem respostas, tive que parar motoqueiros na Avenida Tamoios para irem até a base dos bombeiros pedir socorro. Estávamos há um quarteirão da base e ficamos quase meia hora até o socorro chegar, lamentou pelas redes sociais, Claudia Eugenia.

Considerando que são poucas as unidades do Corpo de Bombeiros pelas cidades da região de Marília, centralizar o telefone de emergência em Bauru é um atentado político contra a população.

Às vésperas de mais uma eleição para governo do estado é importante que o assunto retorne à pauta de prioridades da região para obrigar ao próximo governador a rever essa decisão tomada ainda no governo de Geraldo Alckmin.

DE MARÍLIA PARA BAURU  

Em 2013, quando o governo do estado centralizou o atendimento em Marília, as reclamações já eram muitas, mas naquela época, o blog já apontava que os serviços seriam encaminhados para mais distante de Tupã – Bauru, como de fato aconteceu.

A princípio apenas o 190 da PM deixou de ser local e foi para a vizinha cidade e, em seguida, a central 193 do Corpo de Bombeiros também deixou a cidade. A mesma situação se repete por outras regiões administrativas do estado paulista.

Leia também:

Enganação:190

Telma Tulim não fez abaixo assinado e o 190 foi para Bauru

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos relacionados

Nome do Evento

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Nome do Evento

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor