Os primeiros dias de governo foram marcados por ações que impactam a qualidade de vida dos tupãenses
Os três meses e 10 dias da administração do prefeito Renan Pontelli (PSDB), foram marcados por lançamentos de ações e projetos que impactam diretamente na qualidade de vida da população.
Os primeiros 100 dias servem como um termômetro sobre o ritmo que o administrador pretende empreender na sua gestão.
Os 100 dias de um governo representam o estabelecimento de bases de uma gestão eficaz. Servem para definir o perfil do governo, estruturar a equipe, planejar ações e mostrar comprometimento sobre os desafios e oportunidades que surgirão.
Mas em linhas gerais, é possível que o novo conceito de administrar de Renan Pontelli permita que conduza Tupã ao seu centenário (em 2029), com a mesma disposição dos primeiros 100 dias de sua administração.
Neste artigo sobre os 100 dias do mandato de Renan Pontelli (PSDB) e Joice Berni (Novo), não estão sendo contabilizadas questões sobre articulação política, apenas resultados das ações político-administrativas.
ATUAÇÃO
A atuação inicial foi concentrada em políticas púbicas primárias: saúde, educação, desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda, segurança, trânsito, desenvolvimento social e família, obras e planejamento, turismo, agricultura familiar, inclusão, esportes, recreação e lazer, entre outras.
SAÚDE
A subvenção para manter o Pronto Socorro da Santa Casa atendendo a população será de R$ 2,6 milhões. Os repasses para outras entidades assistenciais, esportivas, de lazer e recreação também foram mantidos. Viabilizou a instalação da unidade do Conselho Regional de Enfermagem (Coren).
Uma das primeiras iniciativas foi a de intensificar o combate às arboviroses (dengue e Chikungunya). Além de melhor equipar os agentes de saúde, lançou o Cidade Limpa – promovendo uma revolução com a retirada de veículos velhos das ruas e a limpeza de terrenos baldios e fechados, através do uso de ordem judicial.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
No campo da geração do emprego e renda, nove terrenos do 3º Distrito Industrial foram colocados à disposição de empresários. Licitação para disponibilizar áreas no local, não acontecia havia anos, desde o terceiro mandato de Manoel Gaspar (2013/2016).
SEGURANÇA
A segurança pública também foi contemplada. O pró-labore de policiais militares foi dobrado no seu valor para R$ 1 mil. Dentro deste quesito, o trânsito foi lembrado pelas constantes reclamações de pedestres em relação aos famigerados tachões. Era comum assistir acidentes pessoais, nos cruzamentos da Avenida Tamoios e outras ruas centrais. Pedestres, principalmente os idosos tropeçavam nos dispositivos. Os tachões foram retirados.
AGRICULTURA
O Projeto Cesta Verde vai garantir alimento para quem precisa e renda para quem produz.
Como proposto durante a campanha, a população passou a ser ouvida antes da tomada de decisões. Por meio de pesquisas, assim foi feito sobre a reimplantação do serviço de Zona Azul, e a colocação de petit pavê no canteiro central da Avenida Tamoios, em substituição à vegetação rasteira.
ESPORTES
As parcerias com o esporte para a promoção das atividades foram ampliadas. O Estádio Alonso Carvalho Braga, voltou às cores originais. Além de competições esportivas masculino e feminino, o Programa Praça para Todos, garante recreação para moradores dos bairros.
OBRAS
As praças do “Fim da Linha” e da Marajoara estão sendo reformadas. O planejamento prevê o anúncio de novas obras.
INCLUSÃO SOCIAL
Outra marca do governo, sob o comando da vice-prefeita Joice Berni, é o Programa Abrace-me – mapeando as pessoas com deficiência no município, para implementar ações de inclusão.
TRANSPORTE
A partir de 1º de maio, o transporte coletivo será gratuito. Implantado em 1977, pela primeira vez em 48 anos terá tarifa zero para todos. Os estudantes universitários foram contemplados com a mesma política.
TURISMO
O Tupã Folia como turismo de evento foi enxuto neste ano, mas trouxe atrações condizentes para a tradicional festa carnavalesca.
O Fórum de Debates para o Desenvolvimento de Tupã chega a sua 22ª edição, com presença de Mario Sergio Cortella, que tem causado a organização de caravanas regionais para prestigiar as palestras motivacionais. Entre os palestrantes estão a atleta olímpica, Maurren Maggi e o jornalista Ivan Moré.
Leia também: 100 dias de governo Caio Aoqui sob efeitos da pandemia
Só não esquece de ver essa erosão aqui no jamil duali com o esgoto escorrendo a céu aberto a mais de dois meses