Categoria:

Veadores vão aproveitar “janela” para mudar de partidos para as eleições municipais

Apesar da Covid-19, as eleições estão previstas para 4 de outubro, mas já há PEC no Congresso para estender os mandatos de prefeitos e vereadores até 1º de janeiro de 2023. 84911388_482047502685903_7857180533845917696_n

Ainda com a indefinição sobre a realização das eleições municipais previstas para este ano, o calendário eleitoral está sendo cumprido. E vence na próxima sexta-feira, dia 3, o prazo final para que vereadores aproveitem a “janela” para mudar de partido por justa causa sem perder o mandato.

A decisão de alguns vereadores deve sair nas próximas horas. Já outros aproveitaram o isolamento social e o fim de semana para definir. Dos 16 parlamentares que recebem salários no Legislativo, incluindo Valter Moreno Panhosi, nove devem mudar de legenda.

O presidente da Câmara de Tupã, pastor Eliézer de Carvalho aguardava até sexta-feira (27), uma posição partidária para tomar uma direção, se permanece ou não no PSDB.

Os tucanos podem receber Renan Pontelli para fazer dobradinha com Caio Aoqui (PSD). O PSB, além de perder o vereador Renan, mais votado em 2016, Charles dos Passos Sanches pode “bater asas” para o PSD e o pastor Osmídio Fonseca Castilho  vai para o PL. Na mesma sigla se filiou Valter Moreno Panhossi, afastado do cargo de vereador por decisão da Justiça. Foi substituído por Luís Alves de Souza (PC do B).

O partido do prefeito em exercício ainda pode ser reforçado por Telma Tulim (PSDB) e pelo capitão Gilberto Neves Cruz (PV).

Já o vereador Paulo Henrique Andrade (PPS) estuda deixar o partido e se agasalhar no ninho tucano.

Outro que deixou seu partido de origem é Tiago Munhoz Matias (PRP) e definitivamente se filiou no PP, sob o comando de Antônio Alves de Sousa, o “Ribeirão”.

Por enquanto, estas são as principais e possíveis mudanças partidárias previstas para esta semana.

Alexandre Scombatti, Amaurio Sérgio Mortágua, Ribeirão, Antonio Carlos Meireles, Augusto Fresneda Torres, o “Ninha”, Luís Alves de Souza e Israel Velloso da Silva Neto, o “Tutu”, que substituiu Eduardo Akira Edamitsu, o “Shiguero” devem permanecer nos seus respectivos partidos. A propósito, Shiguero deve se desincompatibilizar.

PRORROGAÇÃO

Eliézer cobra definição do PSDB
Eliézer cobra definição do PSDB
Renan é a aposta tucana para apoiar Caio
Renan é a aposta tucana para apoiar Caio
Charles também pode deixar o PSB
Charles também pode deixar o PSB

Por conta do coronavírus há teses defendendo a prorrogação do mandato dos atuais prefeitos para 2022. De acordo com matéria do Valor, a Câmara e o Senado estão recebendo três diferentes propostas de emenda à Constituição (PEC) para adiar as eleições municipais deste ano para 2022 e estender os mandatos de prefeitos e vereadores até 1º de janeiro de 2023.

Osmídio ajudou esvaziar o PSB
Osmídio ajudou esvaziar o PSB
Tiago no PP?
Tiago no PP
Valter foi para o PL
Valter foi para o PL

Pelas propostas, o pleito municipal seria realizado junto com os demais (deputados estaduais, federais, governadores, senadores e presidente). A partir daí, haveria só uma eleição geral a cada quatro anos.

O ministro Luis Roberto Barroso, do STF, assumirá a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em maio, diz que ainda é cedo para a tomada dessa decisão, admitindo que, se a pandemia não tiver cessado até julho, o TSE poderá adiar o pleito, “mas apenas por alguns meses”, disse em entrevista exclusiva à IstoÉ.

Telma...
Telma…
...e Capitão Neves para o PSD
…e Capitão Neves para o PSD
Já Paulo Henrique deve tucanar
Já PH deve tucanar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos relacionados

Nome do Evento

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Nome do Evento

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor