Categoria:

Violência contra jornalista aumenta 172%

Escrito por: Redação Comunique-se

O Relatório para a Liberdade de Imprensa 2012-2013, produzido pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), aponta aumento de 172% no múmero de casos contra a atuação de jornalistas no Brasil. Ao todo, de outubro de 2012 a setembro deste ano, foram registrados 136 casos de ameaças, censura e agressões a profissionais.

Aumento da violência se deve a casos de agressão durante cobertura de protestos (Imagem: Fábio Braga/Folhapress)
Aumento da violência se deve a casos de agressão durante cobertura de protestos (Imagem: Fábio Braga/Folhapress)

O estudo atual contabiliza ainda cinco mortes. No levantamento anterior, encerrado em setembro de 2012, foram verificados 50 casos e seis assassinatos. Os episódios de intimidação e agressão relacionados às manifestações que tomaram as cidades brasileiras em junho ganharam registro à parte no relatório

“Infelizmente, 2013 ficará marcado como um ponto negro pelo aumento explosivo das ocorrências. Quando um profissional é impedido de fazer seu trabalho, a maior prejudicada é a sociedade”, afirma o presidente da entidade, Daniel Slaviero.

Ao Estadão, Slavieiro declarou que, em sua maioria, a violência contra profissionais de imprensa partiu de grupos minoritários de manifestantes, de vândalos e de policiais. “Apesar de ser um valor enraizado na sociedade, as liberdades de expressão e de imprensa são um processo que precisa de consolidação e vigilância permanente para não haver retrocessos”, completou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos relacionados

Nome do Evento

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Nome do Evento

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor