MP de dois estados flagra fraude em licitação de Tupã

Funcionária pública vence licitação, mas secretários também se beneficiam da fraude

O Ministério Público de Tupã (SP) e do estado do Paraná flagraram uma situação que pode ser tipificada como fraude praticada pela prefeitura de Tupã. Foi através de licitação “pública” que beneficia uma empresária tupãense que também já foi contemplada em concurso “público” fraudulento, comandado por Adriano Rogério Rigoldi.

Tanto nessa licitação que beneficiou a empresa de Glaucia Mara Ferrara Balbino como na contratação da Empresa Equipe Consultoria e Assessoria, responsável pelos concursos, a área de atuação administrativa deve envolver dois nomes conhecidos: Adriano Rogério Rigoldi (Governo) e a mulher dele, Aracelis Gois Morales (Turismo).

Também é do estado do Paraná, a empresa responsável pelo marketing da prefeitura, porém, não o faz; mas, é possível que a empresa do “marketing” do prefeito Waldemir Gonçalves Lopes, tenha sugerido a pedido de Adriano, a eventual indicação de nomes de empresas para usá-los como participantes de uma licitação que nunca existiu.

Através de carta convite, duas empresas do Paraná, teriam concorrido com a empresa da funcionária pública Glaucia Balbino. Na verdade, isso nunca aconteceu. Um dos empresários do Paraná, ouvido pelo MP desmentiu veementemente qualquer participação na suposta concorrência pública e foi além: sequer trabalha no ramo de toldos.

Outro empreendedor pertencente a empresa “Frut Pro” nunca participou de licitação para locar toldos ou tendas. As tendas são aquelas barracas de circo que a prefeitura aluga sempre para eventos do tipo: Feira do Verde e tantos outros que necessitam desse tipo de estrutura.

Neste caso, o contrato firmado entre a prefeitura e a funcionária municipal venceu originalmente no final de 2010 e foi prorrogado por mais um ano, até o final de 2011. Um espetáculo circense a armada feita na tentativa de favorecer e se auto favorecer com possível comissão fornecida por esta empresa.

As irregularidades são muitas. Empresa de funcionária pública, aprovada em concurso público e se beneficiando de licitação pública. Tudo parece público, mas não passa de coisa de cunho pessoal e fechada, por onde sangra-se as artérias dos cofres públicos.

Diante dessa situação, o Ministério Público, através de liminar suspendeu o contrato administrativo para que não sejam efetuados mais pagamentos a co-ré, determinou a 1a Vara Cívil.

No processo são réus também, o prefeito Waldemir Gonçalves Lopes e os funcionários públicos “vítimas” da imposição do secretário de Governo, Adriano Rogério Rigoldi. O contrato anual com a empresa é superior a R$ 110 mil.

17 thoughts on “MP de dois estados flagra fraude em licitação de Tupã

  1. Quanta sujeira hein!!!
    E isso é o que se sabe, mas com certeza tem muito mais em baixo desse “TAPETE PERSA” e o Ministério Público de Tupã, irá passar a limpo tudo issso é só aguardar pra ver.
    Acho que deveriam trocar o nome de “Paço Municipal” para “FOÇA MUNICIPAL”.
    Alguém ai se lembra do jingle do prefeito Waldemir “Estância Turística de Tupã, RESPEITO POR VOCÊ”, eu pergunto que respeito é esse em prefeito.
    Se fosse a Dilma comandando nossa querida cidade de Tupã, esse secretário Adriano Rogério Rigoldi, com certeza já teria perdido a famosa “boquinha”.
    Mas quem se atreve a isso.
    Existe aquela famosa e conhecida frase; “SE EU CAIR EU LEVO ALGUÉM JUNTO COMIGO” e assim vão se passando os dias.
    Toma uma atitude seu prefeito haja como um trator, não foi assim que você se intitulou, seja um trator nem que de plástico, aquele que as crianças brincam nas ruas.
    Mas eu entendo é difícil tomar alguma atitude contra alguém, quando se está metido até o pescoço.
    Nós cidadãos tupaênses vamos te dar a resposta que você merece. Espero que quando sair leve a sujeira com você.

  2. Grande Jota !!! Mais uma do governo de Tupã ?? Salve-se quem puder. Já que tocou no assunto do circo, e os brinquedos “alugados” pela prefeitura nos eventos ? De quem é a empresa? quem são seus sócios? É um pacote fechado: as lonas de circo, brinquedos, o DJ (q também é funcionário público, mas cumpre expediente na sua residência .. massss .. que diariamente é visto com a perua kombi q pertence ao município fazendo seus bicos) A casa caiu, gente!! Pegue seu banquinho e saiu de mansinho.

  3. Paraéns ao MP pela liminar, é mais uma sujeira que estava em baixo do tapete que o vento favorável deste blog tornou publico, parabens Jota pela seriedade com que trata estes acontecimentos.(Nota 10)

  4. Relembrando alguns bordões:
    Arnô Rodrigues: JESUISSSS
    Mussum: Num Criditis
    Chico Anisio: Impissionanti
    Chaves: Foi sem querer querendo
    Diante dos fatos, é melhor relembrá-los e rir prá não chorar.

  5. Sinceramente Jota, isso aí já vem dando na cara faz tempo. E se o MP fizer uma pequena varredura ( não precisa muito à fundo não) principalmente da Secretaria da Cultura irão se deslumbrar pois não fica só na locação de toldos não. Isso fica visível na locação de palcos, equipamentos de som, iluminação e banheiro químico para shows. Sem contar os famosos shows que em Tupã com os mesmos artistas tem preço bem maior do que cobrado para os outros municípios vizinhos ( acham que Tupã é terra onde dinheiro dá em árvores ou sai da torneira. (KKKsss para não chorar)
    Tem também a locação dos famosos brinquedos que fazem a festa da criançada em todos os locais, praças, escolas, ruas, chácaras, etc.. principalmente dos adultos que os contratam. Sempre as mesmas empresas. Até na compra de mudas em herculândia, onde tenho mudeiro conhecido que relatou que é obrigado a superfaturar as notas fiscais para poder vender mudas para prefeitura.. E pasmém senhores, um grande conhecido meu, conceituado consultor público, foi convidado a dar consultoria aqui em Tupã. Após alguns meses de preparação o mesmo veio até Tupã para participar da abertura dos envelopes. Antes da abertura ele foi chamado em uma sala sozinho onde um fulano de tal conhecido lhe disse monstrando 03 envelopes: “Estou com os tres envelopes em mãos, é só voce me dar 10% que eu rasgo os outros dois e voce ganha a licitação…..” Quase deu polícia federal. Afy Painho.

    Na hora certa tudo vai ser esclarecido. Aguardem.

    Aos poucos a quadrilha está sendo desmascarada.

    E não vai demorar muito não víu.

    Abraços a todos.

  6. Quando uma máquina descarrilha, os vagões que ela puxava a empurra de vez para a ribanceira,é assim também na politica, tudo que começa errado tende a terminar errado,campanha totalmente duvidosa administração frustrante, quando uma grande árvore cai tudo ao seu redor é danificado, e os ventos não estão pra brincadeira,previsão de ventos suaves somente para 2013.

  7. Pois é, quero ver neguim pedindo voto ano que vem.
    Só quem vai votar nesses ladrões é quem está no esquema, levando dinheiro por baixo dos panos.

    Acredito que quase tudo o que foi feito, foi superfaturado.
    Por isso tantas obras, sempre tem segundas intenções nisso, nada é pelo povo realmente.
    Com certeza tem muito mais podre que a gente ainda não sabe.

    FORA WALDEMIR E SUA CORJA.

  8. Antigamente eu achava que corruptos eram alguns! Hoje eu estou tão desacreditado em politicos que já estou até achando que todos são corruptos!

  9. Será que ninguém vê que o prefeito e seus acessores estão comprando coisas além do que ganham? Será que ninguém vê que os contratos são todos forjados? Será que ninguém vê que tem gente na prefeitura que ganha sem trabalhar? Onde está a lisura do MP, da PF e do GAECO? Será que também foram comprados? Todos estão sob a mira do Adriano Rigoldi, este sim, o PC Farias de Tupã. Cadeia neles.

  10. Vou montar uma Empresa de coleta de lixo e vai se chamar “meu pé-de-meia”, visto que segundo quem trabalha no ramo, dá um lucro de 40% por mês livre de Impostos. Preciso fazer um curso no Sebrae ou conversar com alguem que entende do ramo.

  11. Jota prestei a um ano quase o comcurso do samu e até agora nada,cada hora é uma desculpa Até ouvi que vão cancelar esse concurso.Acho uma falta de respeito coma gente que estamos aguardando e nem sequer uma reunião com os aprovados,dizem que estão comprando e mobiliando os ambientes.Sera que também estão comprando a toque de tendas ou beneficiando outros ou outras funcionarios e funcionarias publicas com as licitações…isso tem que ter um basta,upa e samu tem que sair do lero lero,do bla bla bla,muita gente desempregada esperando,prédio pronto,abandonado,ambulancia toamndo chuva e eles comprando materiais..quem são as empresas que ganharam,de quem são,pq não entragam logo…tem angu nesse mingau.

    1. A maior responsabilidade por toda essa demora nem é do município, é do governo Federal. às vésperas das eleições para presidente da República, Lula distribuiu centenas e centenas dessas unidades Brasil à fora. Para compra dessas ambulâncias do Samu gastou-se milhões. Quem venceu a licitação para vendê-las lucrou, a Dilma ganhou a eleição e o povo continua sem ser socorrido por essas unidades. A responsabilidade é do governo Federal e não dos municípios. O concurso foi feito pela prefeitura, numa tentativa de agilizar, mas toda implantação e estruturação devem ser autorizadas e avalizadas pelo Ministério da Saúde. Enquanto isso, sem perspectiva de implantação, as ambulâncias vão se sucateando em todo o Brasil, e é possível mesmo que até concursos que foram feitos, sejam cancelados. O grande problema nem são as pessoas desempregadas que aguardam ser convocadas pelas prefeituras; mas sim, as milhares de vítimas do povo que poderiam se utilizar desse serviço. Obra pública parada é prejuízo em dobro. O povo paga a conta duas vezes…

  12. Se o Ministério Público e Polícia Federal agirem rápido, pegará muita gente ainda cobrando dízimo. Mas, caso a PF e MP demorarem mais um pouco, também não fará diferença, porque, na coleta de provas, tão fartas, no mínimo vai sobrar prisão preventiva pra muita gente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *