Cupins devoram atrativos turísticos e Plano “Tupã tem Pressa” é abandonado

Agora, Caio vai relançar Ações de desenvolvimento econômico e turístico para o município.

Enquanto isso, dois atrativos turísticos de Tupã estão sendo devorados pelo descaso da administração e os cupins que atacaram o madeiramento dos Museus dos Tropeiros e da Fotografia.

Além de cupins que infestam as paredes, o telhado apresenta infiltração, o piso estufou para cima e o risco de sinistro é grande. O acervo constituído de material que pode favorecer a ação dos insetos também pode se perder com o tempo.

Fotos enviadas ao blog nesta semana comprovam a falta de compromisso da prefeitura com a os atrativos construídos para manter viva a história dos tropeiros e fazer jus ao título que Tupã ostenta de Capital Nacional da Fotografia.

O Museu dos Tropeiros foi inaugurado no começo de 2019, na administração de Ricardo Raymundo (PV). As obras, iniciadas no governo de Waldemir Gonçalves Lopes (PSDB) se arrastaram até 2018.

Mais de R$ 1,2 milhão foi investido na reforma, ampliação e melhorias no prédio da antiga Estação Ferroviária para abrigar os acervos.

O Museu dos Tropeiros conta com mais de 2 mil peças relacionadas ao tropeirismo do município, que foram reunidas ao longo dos anos pelo idealizador do acervo tropeiro e da Comitiva Tropeira, Luiz Gonzaga Tovo, o Nanguinho (in memorian).

Já o Museu da Fotografia conta com acervo de equipamentos, máquinas fotográficas, fotografias e obras, doados por empresas da cidade especializadas em fotografias, artistas, antigos moradores do município, fotógrafos profissionais, instituições museológicas entre outros.

PROVIDÊNCIAS:

O subsecretário de Cultura, Luis Carlos dos Passos Sanches foi procurado pela reportagem. Coincidentemente nesta manhã de quinta-feira (19), estava com uma equipe de limpeza nas instalações dos museus.

Ele confirmou os problemas, mas garantiu que todas as providências estão sendo tomadas para restaurar o imóvel e impedir a ação de cupins. “Foi contratada uma empresa para dedetizar o prédio e a empresa que fez as obras dos museus foi notificada para consertar o telhado e impedir a infiltração”, explicou.

SEM PRESSA  

O prefeito Caio Aoqui (PSD) também abandonou o chamado Plano “Tupã tem Pressa” – de Desenvolvimento Econômico e Turístico.

Depois de cinco meses de cobrança feita pelo blog, agora o plano chama-se Ações de Desenvolvimento Econômico e Turístico.

O evento será na noite desta quinta-feira (19), às 19 horas, no Kaikan. É importante aguardar. A chuva cancelou um plano, o frio também poderá ser empecilho, assim como os cupins que se alimentam do prato principal da Estância Turística de Tupã.

Leia também: 500 DIAS DE GOVERNO CAIO AOQUI – “TOCANDO PORCOS”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *