Após 49 anos, PH poderá ser o segundo vereador cassado

Nelson Teixeira Lacerda foi o primeiro em 1974. Ouça texto

Saudoso Nelson Lacerda

Depois de 49 anos, o vereador Paulo Henrique Andrade, o “PH” (PSDB), deverá ser o segundo vereador cassado da história política de Tupã (SP). O advogado Nelson Teixeira Lacerda foi o primeiro, em 9 de dezembro de 1974.

À época, “a Câmara acolheu denúncia formalizada pelo também vereador Gorges Oliveira de Brito, no dia 18 de setembro”, publicou o colunista David de Castro, em “Fragmentos” da história de Tupã, pelo Jornal Diário, edição desta quinta-feira (21).

Nelson Lacerda era presidente do Legislativo, então recordista de votos e de mandatos, mas foi acusado de irregularidades. Após a cassação, o também advogado Pedro Mudrey Bassan respondeu pela presidência da Casa. Lacerda foi substituído pelo suplente Augusto Lopes Torres Filho.

Já em caso de cassação no dia de hoje, PH deverá ser substituído pelo suplente do PSDB, Charles dos Passos, que obteve 574 votos, nas eleições de 2020, contra 867 de PH.

ACUSAÇÃO

A acusação sobre falta de decoro parlamentar que pesa contra o vereador foi motivada por uma suposta agressão contra a cidadã Tereza Anastacio, 63 anos, ocorrida em sessão ordinária de 22 de maio.

Ela e um homem se desentenderam no plenário do Legislativo e o edil saiu para eventualmente apartar os brigões. Enquadrado no Código de Ética que ajudou aprovar, PH que já havia escapado de uma outra cassação sob acusação de fomentar atos antidemocráticos, se viu agora, envolvido em “patrocinar” situações que depõem contra as regras legislativas.

Leia também: Ex-vereador Lacerda será sepultado nesta sexta-feira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *