O prefeito de Tupã, Manoel Gaspar tem “duas opções”: escolher ou voltar ao passado.
Entre a esquerda dos países ibero-americanos, Brasil incluso, até hoje existe a alternativa entre duas formas Companheiro/a e Camarada para designar o que em muitos outros lugares só conhece uma única tradução fiel: Tovarich em russo, Camarade em francês, Compagno em italiano etc.
Portanto, a saúde em Tupã está assim designada. Presa ao passado seja entre o companheiro e ou compagno. E é de lá do velho continente que o “Mais Médico” lançado pela presidente Dilma Rousseff (PT), pode enfim, influenciar a política tupãense para a saúde.
Por ironia do destino, o destino quis que assim fosse. Se já não bastasse o fato que o companheiro Antonio Brito (PT) havia sido secretário de Saúde de Waldemir Gonçalves Lopes (PSDB), agora o recém-filiado ao PC do B, o camarada Cesar Donadelli, também ex-secretário de Waldemir, pode ser convidado a assumir a Secretaria da Saúde de Tupã.
Vai começar tudo de novo. Donadelli deve retornar da Itália nos próximos dias para onde viajou com a esposa Lucília Donadelli (PV) para tratar de assuntos particulares/familiares e se tudo transcorrer como espera a situação, ele pode ser convidado para assumir a pasta. Vai “humanizar” a saúde, assim como o fez na administração Waldemir. Essa será a proposta tão combatida nas eleições 2012, pela campanha de Manoel Gaspar (PMDB).
A outra alternativa para Gaspar será se render ao lobby da classe médica e voltar atrás da decisão que tomou e renomear o ex-secretário e companheiro Antonio Brito de novo secretário da Saúde. Você escolhe: o companheiro ou o recém-filiado ao Partido Comunista do Brasil (PC do B) já chamado intimamente de camarada, ainda que mantenha a cara de nojo de nós.
Só nos resta desejar boa sorte no seu possível novo cargo. In bocca al lupo per il nuovo lavoro! A frase em italiano é usada quando antigos colegas desejam sucesso a alguém em um novo cargo. La salute Tupã.