A movimentação política caminha também para o prefeito Manoel Gaspar (PMDB) voltar ao ninho tucano e Waldemir pode ser colocado à margem do PSDB.
O assunto ainda é tratado a sete chaves e, exatamente por isso, Manoel Gaspar ainda não teria decidido quem assumirá a Secretaria de Esportes, após a exoneração de Sanderson Ribeiro (PRP). Enquanto isso, na cúpula do PSDB em SP estaria sendo tratada uma cartada para levar ao partido o prefeito Manoel Gaspar. Alckmin sabe que precisa dos votos de Tupã para sua reeleição e, em contrapartida, as verbas seriam intensificadas.
O cálculo que se faz é que verbas federais iriam apenas pingar enquanto que Alckmin poderia intensificar seu apoio governamental para o município. Além disso, pesa o fato de que o governador é amigo pessoal de Manoel Gaspar. Se de fato isso acontecer, Waldemir Gonçalves Lopes (PSDB) seria descartado do ninho tucano. A costura da ninhada é feita por Luis Antonio Feliciano que hoje é assessor da Casa Civil, comandada pelo deputado federal, Edson Aparecido.
É por conta dessa articulação política futurística que o diretor da Cooperativa de Leite da Alta Paulista (COPLAP) poderia ser o mandatário da Secretaria de Esportes, como forma de garantir espaço dentro da administração Gaspar, como um representante do PSDB. Para isso acontecer e Gaspar não correr o risco de sofrer processo por infidelidade partidária o presidente do PMDB, Antonio Gustavo Gaspar, apresentaria uma carta do partido autorizando o desligamento do pai.
Mas essas articulações estão longe de terminar e mesmo que aconteçam, não significará tranquilidade política para o Paço municipal. Por exemplo, colocaria ainda mais fogo no boné “guarda” . Como apaziguar o ciúme do PT e as disputas internas? Magela também não terá sucesso duradouro à frente da Secretaria de Esportes e também poderá cair em desgraça. A “maldição” do Esporte derrubou quatro secretários na administração Waldemir e até nisso a de Gaspar pode trilhar o mesmo caminho.