Prefeitura pode voltar a fazer a coletar de lixo em Tupã-SP

Nenhuma empresa se interessou pela Licitação.

animais reviram e rasgam os sacos foto: Adilson Loureiro
Foto: Adilson Loureiro

Ninguém na Prefeitura de Tupã comenta sobre essa possibilidade, mas informações extraoficiais dão conta que estaria sendo feito um levantamento para verificar a possibilidade do serviço de coleta de lixo voltar a ser executado pela municipalidade.

Os custos estão sendo levantados. A Prefeitura possui uma referência distante da época em que o município fazia a coleta e os dias atuais, mas esses números precisam ser atualizados. Atualmente a empreiteira de Ribeirão Preto, Leão & Leão tem um contrato temporário de dois meses, com vencimento possivelmente no final de novembro.

A Prefeitura sabe que a empreiteira já chegou a embolsar até R$ 300 mil por mês para fazer o serviço, bastante questionado pela população. Apesar de não realizar o trabalho a contento o ex-prefeito Waldemir Gonçalves Lopes (PSDB) estendeu o contrato com a empresa no final do mandato dele em dezembro.

A renovação de contrato foi um presente de Natal em 2012 para uma empreiteira que teria bancado parte da eleição de Waldemir, a reeleição e foi generosa para supostamente bancar um eventual mensalão cuidadosamente agasalhado pelo então secretário de Governo, Adriano Rogério Rigoldi (PSDB).

Mas nem tudo foi glória para a Leão & Leão que também quebrou ao final do mandato de Waldemir. A empresa tentou algumas vezes vencer a licitação em Tupã, mas não obteve sucesso, até a chegada em Tupã, do ex-secretário de Administração, Walter Bonaldo Filho (PMDB).

DESINTERESSE

Para fazer um novo contrato de terceirização de coleta de lixo orgânico, a Prefeitura pretendia reduzir os custos pela metade e fazê-la por algo em torno de R$ 1,5 milhão ao ano, mas nenhuma empresa se demonstrou interessada na licitação. A crença é que com esse valor a Administração consiga bancar o serviço com mais qualidade e ainda sobraria dinheiro em caixa.

A expectativa é que esse levantamento que estaria sendo feito pela Secretaria de Meio Ambiente seja concluído nos próximos dias, para se for o caso, colocá-lo em pratica até novembro quando venceria a prorrogação de contrato com a Leão & Leão que hoje seria administrada por outro grupo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *