Durante três décadas atuou na Folha do Povo em Tupã e a Tribuna em Bastos.
Valter Zômpero morreu na noite deste sexta-feira (7) no hospital São Francisco onde estava internado havia uma semana. Há anos Zômpero lutava contra um câncer de garganta que o acometeu. O corpo está sendo velado no Memorial Tamoios e o sepultamento ocorrerá neste sábado (8) às 10 horas, no Cemitério da Saudade. O jornalista deixa esposa, Gisele, três filhos, Valter Zômpero Junior, Abdré Luiz Zômpero e Ana Maria Zômpero, além de cinco netas.
HOMENAGENS
Em 2004 ao completar 40 anos de carreira Valter Zômpero foi homenageado pela Câmara de Tupã. O Legislativo bastense também o homenageou pelos relevantes serviços prestados à sociedade.
Jornalista Valter Zômpero é homenageado pelos vereadores
Ele recebeu diploma honroso das mãos do vereador Gilberto de Oliveira, autor da moção que parabenizou o jornalista pelos 40 anos de profissão.
Acompanhado pelos familiares, o jornalista Valter Zômpero, pioneiro da imprensa no município, foi homenageado pela Câmara Municipal na noite da última segunda. Ele recebeu diploma honroso das mãos do vereador Gilberto de Oliveira, autor da moção que parabenizou o jornalista pelos 40 anos de profissão.
“Seu Valter”, como é chamado respeitosamente pelos jornalistas mais novos que aprenderam com ele, estava acompanhado pela esposa Gisele, o filho Valter, a nora Márcia e a mãe dela, Ivone. Ele agradeceu a homenagem, mas não quis usar a tribuna para se pronunciar.
O vereador Gil disse que a homenagem é mais do que justa, pois Valter Zômpero é o jornalista mais antigo em Tupã. “Quando falamos de imprensa, de jornalista em nossa cidade, sem dúvida a primeira pessoa que nos vêm a mente é o Valter, carinhosamente chamado pelos amigos de “Vartão”, grande homem, honesto e um excelente profissional”, disse.
Todos os vereadores cumprimentaram “Seu Valter”, que segundo o vereador Ary Neves, é um dos grandes jornalistas de Tupã. “Homenagem muito justa”, disse. Nascido em Perderneiras, região de Bauru, em 1941, Valter Zômpero iniciou sua carreira no jornalismo em Tupã, em 1957, ao 16 anos de idade, no então Jornal de Tupã. A partir daí, fez escola, atuando em vários órgãos da cidade e região, ensinando a fascinante profissão de jornalista a muitos jovens recém-formados nas redações do Jornal de Tupã, depois Jornal da Região e hoje Folha do Povo, na Tribuna Bastense, e ainda nas emissoras Rádio Piratininga (hoje Rádio Tupã) e Rádio Clube.
Seu Valter ensinou a esses profissionais que a formação de jornalista só é possível no dia-a-dia das redações, no trabalho de apuração dos fatos, na correria diária para o fechamento das edições, enfim, na neurose gostosa do jornalismo. “Seu Valter” também foi e ainda é um dos mais atentos à gramática dos jornais, sempre reconhecendo ser impossível publicar uma edição sem nenhum erro.
Para o vereador Gil, a homenagem “faz justiça a um dos homens que contribuíram para a história de Tupã, através de suas reportagens e do extremo cuidado em preservar a cultura da nossa cidade. “Mais do que um bom jornalista, Valter Zômpero é um autêntico cidadão tupãense, que ama sua cidade e contribui para o seu progresso”, afirmou.
Fonte: Unisite
Por: Andréia Simões – Assessora Parlamentar